AUTOR(A)
|
TRABALHO
|
ARQUIVO
|
ACÁCIO NASCIMENTO FIGUERÊDO
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM SERGIPE
|
|
ADALBERTO BOTARELLI
|
UM OLHAR SOCIOEDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
|
|
ADELAIDE ALVES DIAS
|
A EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
|
|
ADENILDO DE LIMA
|
UM OLHAR SOCIOEDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
|
|
ADRIANA DO CARMO DE JESUS
|
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE MATÃO
|
|
ADRIANA MARCINEIRO VILAR
|
RETALHOS DA HISTÓRIA DE UMA EDUCADORA: MARIA JACY PINTO COSTA (1930-1982)
|
|
VOCAÇÃO, MISSÃO, PROFISSÃO: A DOCÊNCIA NA VISÃO DE EDUCADORAS PARAIBANAS (1935)
|
|
UMA DOCÊNCIA ORIENTADA PELA DEDICAÇÃO E A SOLIDARIEDADE: FRAGMENTOS BIOGRÁFICOS DE JÚLIA RAMOS (1895-1984)
|
|
ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
|
SINAIS DO "DESCONFORTO" NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA PÚBLICA EM RECIFE E OLINDA (1860-1870)
|
|
ADRIANA PASQUINI
|
AS BASES TEÓRICAS E LEGAIS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL PÓS-1990
|
|
ADRIANA VALENTIM BEAKLINI
|
A ESCOLA MIXTA DA FAZENDA IMPERIAL DE SANTA CRUZ (1885-1889): UMA PROPOSTA DE ENSINO PROFISSIONAL DO IMPERADOR D. PEDRO II
|
|
ADRIANO SOARES DA SILVA
|
A INSTRUÇÃO BRASILEIRA NO IMPÉRIO: PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE (1834-1849)
|
|
ADRIELLY REGINA SALVADOR
|
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
|
|
ADRIENE SANTANNA
|
O CARÁTER EDUCATIVO DO JORNAL O CARAPUCEIRO: A EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX
|
|
ADRIENE SUELLEN FERREIRA PIMENTA
|
A EDUCAÇÃO DE MULHERES NA CONCEPÇÃO DO INTENDENTE ANTÔNIO LEMOS EM BELÉM DO PARÁ (1900-1910)
|
|
AILTON BUENO SCORSOLINE
|
POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A AVALIAÇÃO NA DÉCADA DE 1990
|
|
AÍSHA KADERRAH DANTAS MELO
|
UMA BREVE REFLEXÃO RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1960-2000): IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
|
|
ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE SCHUELER
|
INTELECTUAIS NEGROS E REFORMAS SOCIAIS: PENSAMENTO E PROJETOS EDUCACIONAIS DO PROFESSOR ANDRÉ PINTO
|
|
ALESSANDRO ARAÚJO MENDES
|
A CIDADE DE MENORES GETÚLIO VARGAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS MODOS DE EDUCAR A INFÂNCIA
|
|
ALEXANDRE DO NASCIMENTO
|
AS POLÍTICAS DE COTAS PARA O ACESSO DE NEGROS AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS NA SUA CONSOLIDAÇÃO
|
|
ALINE BARBOSA
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O USO DA BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO ENCANTO PELO ATO DE LER
|
|
ALINE CHOUCAIR VAZ
|
AS FESTIVIDADES CÍVICAS NAS ESCOLAS MINEIRAS E O 1° DE MAIO (1930-1954)
|
|
ALINE CORAIM
|
O PROJETO INDUSTRIAL BRASILEIRO ARTICULADO COM O CAPITAL INTERNACIONAL
|
|
ALINE CRISTINA SCHRAM
|
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DOS CAMPOS GERAIS: VICENTE MACHADO (1904)
|
|
ALINE MARIA BATISTA MACHADO
|
O PERCURSO HISTÓRICO DAS ONGs NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR
|
|
ALINE NUNES FERREIRINHA DE SOUZA
|
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DA DITADURA MILITAR (1968-1985) E DO GOVERNO LULA DA SILVA (2003-2010) E SEUS REFLEXOS NA REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO E REGIMENTO GERAL DA UFRRJ (1970-2011)
|
|
ALLENE CARVALHO LAGE
|
(IN)VISIBILIDADE DA IDENTIDADE DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO DE PERNAMBUCO
|
|
A REFORMA PSIQUIÁTRICA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS
|
|
PARA ALÉM DE QUADROS E SALAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM MOVIMENTOS DE MULHERES DO CAMPO POTENCIALIZANDO A LUTA POLÍTICA CONTRA A SUBALTERNIZAÇÃO DA MULHER
|
|
TERRITORIALIDADE E LINGUAGENS: REFLETINDO A (RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO DE PERNAMBUCO
|
|
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO COLETIVOS: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA CATENDE HARMONIA
|
|
ALZIRA BATALHA ALCÂNTARA
|
A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL, O PAPEL DO ESTADO E O CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL
|
|
AMANDA SOUSA GALVÍNCIO
|
HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS E A TIPOLOGIA DE ANTONIO GRAMSCI: UMA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE CARLOS DIAS FERNANDES
|
|
INTELECTUAIS E IMPRESSOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TEXTOS EDUCACIONAIS DO PARAIBANO CARLOS D. FERNANDES (1913-1925)
|
|
AMÉLIA KIMIKO NOMA
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS: PRINCIPAIS ELEMENTOS
|
|
AMONE INÁCIA ALVES
|
O CAMPO DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: O DILEMA DO ENSINO PÚBLICO
|
|
AMURIELLE ANDRADE DE SOUSA
|
SUBSÍDIOS BIOGRÁFICOS DE RITA DE MIRANDA HENRIQUES NA EDUCAÇÃO E POLÍTICA NA PARAÍBA (1882-1965)
|
|
ANA ARGUELHO DE SOUZA
|
ENSINO DE LITERATURA NO COLÉGIO PEDRO II, NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA, DE SÍLVIO ROMERO E JOÃO RIBEIRO
|
|
ANA CAROLINA S. VELOSO
|
DONA BENTA E TIA NASTÁCIA: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NOS ANOS DE 1920-1930
|
|
ANA DANIELLY L. BATISTA
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
ANA ELIZABETH SANTOS ALVES
|
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM COMUNIDADES RURAIS
|
|
MEMÓRIA DO TRABALHO INFANTIL NO BAIRRO SIMÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
|
|
A MEMÓRIA DO TRABALHO NAS ROMARIAS DE BOM JESUS DA LAPA: RETRATOS DE HOMENS E MULHERES QUE VIVEM DA VENDA DE ARTIGOS RELIGIOSOS
|
|
ANA EMÍLIA CORDEIRO SOUTO FERREIRA
|
A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL REPUBLICANO: AS NUANCES NOS ESTADOS DO PARANÁ, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO (1890-1930)
|
|
ANA FLÁVIA FLORES
|
DE GRUPO ESCOLAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO BELA VISTA, EM ARARAQUARA/ SP
|
|
ANA GABRIELA SABA DE ALVARENGA
|
OS INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO DA DÉCADA DE 1930 VINCULADOS À COMISSÃO DE CENSURA CINEMATOGRÁFICA
|
|
ANA PALMIRA BITTENCOURT SANTOS CASIMIRO
|
EDUCAÇÃO TRADICIONAL E EDUCAÇÃO MODERNA NA REGIÃO CENTRO-SUL DA BAHIA, NAS DÉCADAS DE 40 A 60
|
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E NA CONSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO
|
|
ANA PAULA STRUJAK
|
DESFILES ESCOLARES E A LEGITIMAÇÃO DO CIVISMO EM IRATI
|
|
ANA RITA TARGINO
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
|
ANALETE REGINA SCHELBAUER
|
ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA PARANAENSE À LUZ DO DISCURSO OFICIAL: EM QUESTÃO A PROPOSTA DO PROGRAMA REFORMISTA DE CÉSAR PIETRO MARTINEZ (1920-1921)
|
|
ANÁLIA AVIZ DO ROSÁRIO LEÃO
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
ANAMARIA GONÇALVES BUENO DE FREITAS
|
O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO EM 1930 NO CONTEXTO DA CULTURA ESCOLAR E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
|
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
|
|
PRÁTICAS DE CASTIGOS ESCOLARES NOS 1800: O COTIDIANO NO PLURAL
|
|
ANDRÉA CARLA AGNES E SILVA PINTO
|
O LEGADO DE RUY DE AYRES BELLO COMO FONTE DE PESQUISA DA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA
|
|
ANDRÉIA DE LIMA SILVA
|
TERRITORIALIDADE E LINGUAGENS: REFLETINDO A (RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO DE PERNAMBUCO
|
|
ANDRÉIA RIBEIRO
|
MULHER E TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE PORTO UNIÃO NA DÉCADA DE 60
|
|
ANDRESSA MENDES DA SILVA DIAS
|
REGULAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
|
|
ANE LUÍSE SILVA MECENAS SANTOS
|
PALAVRAS PARA CONHECER E CONVERTER: OS ESCRITOS DO PADRE MAMIANI UTILIZADOS NA CATEQUESE DOS ÍNDIOS
|
|
ÂNGELA GALIZZI VIEIRA GOMIDE
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO: CONCEPÇÕES DA UNESCO PARA A DÉCADA DE 1960
|
|
ÂNGELA MARA DE BARROS LARA
|
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA O ENSINO DE ARTES E DE MÚSICA: 1920 A 1996
|
|
ANIELLE ANDRADE DE SOUSA
|
SUBSÍDIOS BIOGRÁFICOS DE RITA DE MIRANDA HENRIQUES NA EDUCAÇÃO E POLÍTICA NA PARAÍBA (1882-1965)
|
|
ANSELMO ALENCAR COLARES
|
FONTES PARA ESTUDOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
|
|
ANTONIO BOSCO DE LIMA
|
MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO (1932): LEITURA DE SEUS 80 ANOS
|
|
ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TEATRO INFANTIL NA PARAÍBA: CORPO E A MENTE PARA A PÁTRIA CÍVICA (1937-1945)
|
|
ESCOLAS RURAIS E PROFISSIONAIS PARA A JUVENTUDE CAMPESINA NA INTERVENTORIA DE RUY CARNEIRO: PARAÍBA (1940-1945)
|
|
EDUCAÇÃO, PODER E SOCIEDADE: O SABER MÉDICO NA PARAHYBA IMPERIAL
|
|
ARIA ELIZETE G. CARVALHO
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
ARIADNY PICOLO DA ROCHA
|
ESCOLA-COMUNA P. N. LEPESHINSKIY E COLÔNIA GORKI: CONSTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO SOVIÉTICA
|
|
ARILDA INÊS MIRANDA RIBEIRO
|
A ATUAÇÃO FEMININA NA IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE (1925-1938)
|
|
EDUCADORAS NORTE-AMERICANAS SOLTEIRAS: DISPONIBILIDADE PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO PRESBITERIANO NO BRASIL
|
|
ASSISLENE BARROS DA MOTA
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
AURISTELA R. DOS SANTOS
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
AZEMAR DOS SANTOS SOARES JR.
|
HÁBITOS SADIOS: MODELAÇÃO DE CORPOS E MENTES NAS ESCOLAS DA PARAÍBA (1937-1945)
|
|
BÁRBARA CANEDO
|
ENTENDENDO A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS NOTURNOS: APONTAMENTOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE E. P. THOMPSON (RIO DE JANEIRO – 1878-1930)
|
|
BÁRBARA PAULA BEZERRA LEITE
|
ATUAÇÃO DAS MULHERES NO UNIVERSO DA MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
|
|
BEATRIZ NOGUEIRA MARQUES DE VASCONCELOS
|
AS CONSTRUÇÕES DA INFÂNCIA E SUAS RAÍZES SÓCIO-HISTÓRICAS: DA INVISIBILIDADE AOS HOLOFOTES
|
|
BENVINDA BARROS DOURADO
|
A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO TOCANTINS: DAS ESCOLAS ISOLADAS AOS GRUPOS ESCOLARES
|
|
BETÂNIA MAGELA P. SILVONI
|
REVISITANDO A MEMÓRIA HISTÓRICO-EDUCACIONAL DE COROMANDEL-MG (1932 A 1960)
|
|
BRUNA BUHLER GOMES
|
ATA DE EXAME DA VILA IRATY (1902): A LEGITIMIDADE DA HOMOGENEIZAÇÃO
|
|
BRUNA CAROLINE CAMARGO
|
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
|
|
BRUNA CAROLINE CAMARGO
|
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
|
|
CAIO NOGUEIRA HOSANNAH CORDEIRO
|
A REFORMA LÚCIO COSTA E O ENSINO DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DA ENBA À FNA (1931-1946)
|
|
CAMYLLA DE OLIVEIRA DORNELAS
|
CONTOS E LENDAS: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CULTURAIS DE TIA BETA (1924-2003)
|
|
CARLA ROBERTA LARISSA MOREIRA
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
CARLA VILLAMAINA CENTENO
|
OS PRIMEIROS TEXTOS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL UTILIZADOS NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO IMPERIAL
|
|
CARLOS ALBERTO LUCENA
|
O MITO DE CARONTE: A GREVE DOS PETROLEIROS DE 1983, O GOVERNO FIGUEIREDO E O FMI
|
|
CARLOS BAUER DE SOUZA
|
FORMAÇÃO POLÍTICA E PROFISSIONAL: UM DESAFIO DO NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONAL LIVRE NOVA PIRATININGA (1979-1996)
|
|
TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDICALISMO DOCENTE E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE EM MINAS GERAIS (1979-1983)
|
|
CARLOS EDUARDO DE SOUZA
|
A FORMAÇÃO DO ESTADO CAPITALISTA NO BRASIL E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESPORTE NA APARELHAGEM ESTATAL
|
|
CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO
|
EDUCAÇÃO E PROTESTANTISMO NO BRASIL: A AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DOS IMPRESSOS NO SEMINÁRIO DE EDUCADORAS CRISTÃS (1953-1979)
|
|
A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL REPUBLICANO: AS NUANCES NOS ESTADOS DO PARANÁ, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO (1890-1930)
|
|
CARMEN REGINA DE CARVALHO PIMENTEL
|
O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO EM 1930 NO CONTEXTO DA CULTURA ESCOLAR E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
|
CAROLINE HARDOIN SIMÕES
|
A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO DO SUL (1979- 1988)
|
|
CAROLINE MARI DE OLIVEIRA
|
A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO IMPULSIONADAS PELO MST NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA ANÁLISE DIALÉTICA
|
|
CÁSSIO DINIZ HIRO
|
TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDICALISMO DOCENTE E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE EM MINAS GERAIS (1979-1983)
|
|
CELI CORRÊA NERES
|
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
|
|
CÉLIA REGINA OTRANTO
|
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DA DITADURA MILITAR (1968-1985) E DO GOVERNO LULA DA SILVA (2003-2010) E SEUS REFLEXOS NA REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO E REGIMENTO GERAL DA UFRRJ (1970-2011)
|
|
CELINA MIDORI MURASSE MIZUTA
|
IMPRENSA E EDUCAÇÃO NO PARANÁ DURANTE O GOVERNO DE ZACARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS, 1853-1855
|
|
CELITA MARIA PAES DE SOUSA
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS MACHADO
|
CONTOS E LENDAS: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CULTURAIS DE TIA BETA (1924-2003)
|
|
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E FEMINISMOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
|
|
CILSON CÉSAR FAGIANI
|
TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO?
|
|
CÍNTIA BORGES DE ALMEIDA
|
"UMA QUEIXA" BRASILEIRA E "UNA DEFENSA" ARGENTINA: A CONFLITUOSA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E INSPETORES ESCOLARES (1901-1915)
|
|
A COMPULSORIEDADE DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NOS OITOCENTISTAS E INÍCIO REPUBLICANO: EXPERIÊNCIAS E ESTUDOS DE CASO
|
|
CLARA MARIA MIRANDA DE SOUSA
|
A BIBLIOTECA DE UMA "NOVA LEITORA", COMO REFERÊNCIA PESSOAL (PARAÍBA E PERNAMBUCO, 1950-1980)
|
|
CLARICE MONTEIRO ESCOTT
|
A CIÊNCIA DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO RIO GRANDE DO SUL
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O NOVO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
|
|
CLARICE NASCIMENTO DE MELO
|
MULHER E EDUCAÇÃO NO PARÁ DO SÉCULO XIX
|
|
CLÁUDIA ENGLER CURY
|
A INSTRUÇÃO NA PARAÍBA OITOCENTISTA: PERSPECTIVAS ACERCA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
|
|
CLÁUDIA MARIA PETCHAK ZALORENZI
|
DESFILES ESCOLARES E A LEGITIMAÇÃO DO CIVISMO EM IRATI
|
|
UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: A REVISTA "A ESCOLA"
|
|
ATA DE EXAME DA VILA IRATY (1902): A LEGITIMIDADE DA HOMOGENEIZAÇÃO
|
|
CLÁUDIA VIRGÍNIA ALBUQUERQUE PRAZIM DA SILVA
|
CONTRIBUIÇÃO DE MANOEL BOMFIM À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
CLEÓFAS LIMA ALVES DE FREITAS JR.
|
METODOLOGIAS DE ENSINO NA ATUALIDADE: NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR A HISTÓRIA
|
|
CRISTIANE SILVA DE ALMEIDA
|
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
|
|
CRISTIANE SILVA MELO
|
FLORESTAN FERNANDES E AS DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL (1957-1961)
|
|
CRISTIANE SOUZA DE MENEZES
|
FRAGMENTOS DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DE SÃO GONÇALO: VISITANDO O COTIDIANO DA ESCOLA PRIMÁRIA PARAIBANA DOS ANOS 1950
|
|
CRISTIANO DE JESUS FERRONATO
|
A BIBLIOTECA DO LYCEU PROVINCIAL E SEUS COMPÊNDIOS: AS PRIMEIRAS CONFIGURAÇÕES DA FORMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA NA PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE
|
|
CRISTOVÃO DE SOUZA PESSOA
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL: ANÁLISE DAS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS COMUNIDADES RURAIS CAIAMBÉ E AGROVILA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM
|
|
DAIANE DE LIMA SOARES SILVEIRA
|
HISTÓRIA DAS MULHERES NORDESTINAS EM ITUIUTABA-MG (1950-1960): ESCOLARIZAÇÃO, ETNIA E GÊNERO
|
|
DAINE LETÍCIA BOIAGO
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS: PRINCIPAIS ELEMENTOS
|
|
DALVA REGINA ARAÚJO DA SILVA
|
ESCRAVIDÃO, EDUCAÇÃO E REFORMAS SOCIAIS NO PROJETO DE MODERNIDADE DE JOAQUIM NABUCO
|
|
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E MODERNIDADE EM JOAQUIM NABUCO: UM DIÁLOGO A PARTIR DA CRÍTICA AO DECRETO LEÔNCIO DE CARVALHO DE 1879
|
|
DANIELA FERNANDES RODRIGUES
|
TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
|
|
DANIELA MOURA ROCHA DE SOUZA
|
EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: ANÍSIO TEIXEIRA E OS ESTUDOS DE COMUNIDADES NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950
|
|
ESTADO E EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO: 1945-1964
|
|
DANIELLA MIRANDA SANTOS
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E NA CONSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO
|
|
DANILLO VITAL DA SILVA GOUVEIA
|
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO COLETIVOS: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA CATENDE HARMONIA
|
|
DANILO FERREIRA DA SILVA
|
TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
|
DARLENE NOVACOV BOGATSCHOV
|
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
|
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
|
DAYANA RAQUEL PEREIRA DE LIMA
|
SINAIS DO "DESCONFORTO" NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA PÚBLICA EM RECIFE E OLINDA (1860-1870)
|
|
DAYANA VELASCO
|
GOVERNO CELSO PEÇANHA: REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO?
|
|
DAYANE FEITOSA LIMA
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL: ANÁLISE DAS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS COMUNIDADES RURAIS CAIAMBÉ E AGROVILA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM
|
|
DAYANE NASCIMENTO SOBREIRA
|
A EDUCAÇÃO EM JOGO: UM CONFRONTO ENTRE FOUCAULT, BOURDIEU E PAULO FREIRE
|
|
DAYVID DE FARIAS SANTOS
|
MULHERES E EDUCAÇÃO EM ALAGOAS: FLORES FRIAS
|
|
DÉBORA DA SILVA SOUSA
|
PALMATÓRIA DA SAÚDE, ESTETOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: LEITURA, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DOS DISCURSOS MÉDICO-PEDAGÓGICOS NA PARAÍBA (1919-1945)
|
|
DÉBORA QUETTI MARQUES DE SOUZA
|
O DISCURSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
|
|
DÉCIO GATTI JR.
|
LUZURIAGA, LARROYO, MANACORDA E CAMBI: ANÁLISE DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CIRCULAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1955-2008)
|
|
DENILSON SANTOS DE AZEVEDO
|
GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM: RELAÇÕES ENTRE MATRÍCULA, FREQUÊNCIA E FLUXO DE PROMOÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO (1912-1930)
|
|
DENISE CAMARGO GOMIDE
|
RUBEM ALVES E O PENSAMENTO EDUCACIONAL-LIBERAL: APROXIMAÇÕES
|
|
ESTADO E EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO: 1945-1964
|
|
DENISE MOTA PEREIRA DA SILVA
|
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A EXPERIÊNCIA DO CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO PRODOCÊNCIA
|
|
DESIRÊ LUCIANE DOMINSCHEK LIMA
|
TRABALHO MANUAL E A ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA INDUSTRIAL BRASILEIRA
|
|
DJANIRA RIBEIRO SANTANA
|
A FUNÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MÃE OU PROFESSORA?
|
|
EDILÉIA R. LIMA
|
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM COMUNIDADES RURAIS
|
|
EDILEUSA SANTOS OLIVEIRA
|
EDUCAÇÃO TRADICIONAL E EDUCAÇÃO MODERNA NA REGIÃO CENTRO-SUL DA BAHIA, NAS DÉCADAS DE 40 A 60
|
|
EDIVALDO GOMES PINTO JR.
|
METODOLOGIAS DE ENSINO NA ATUALIDADE: NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR A HISTÓRIA
|
|
EDWILSON ANDRADE
|
EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS ESCOLARES: FONTES HISTÓRICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
|
|
ELANE CÂNDIDO DA SILVA
|
RETALHOS DA HISTÓRIA DE UMA EDUCADORA: MARIA JACY PINTO COSTA (1930-1982)
|
|
VOCAÇÃO, MISSÃO, PROFISSÃO: A DOCÊNCIA NA VISÃO DE EDUCADORAS PARAIBANAS (1935)
|
|
UMA DOCÊNCIA ORIENTADA PELA DEDICAÇÃO E A SOLIDARIEDADE: FRAGMENTOS BIOGRÁFICOS DE JÚLIA RAMOS (1895-1984)
|
|
ELENICE SILVA FERREIRA
|
CONTRIBUIÇÕES DOS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS DE QUERINO RIBEIRO PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: ALGUMAS REFLEXÕES
|
|
HISTÓRIA, MEMÓRIA E SILENCIAMENTOS: RELAÇÕES DE PODER EM UMA ESCOLA PÚBLICA DURANTE O PERÍODO DE DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES
|
|
ELENITA FERREIRA MEIRA CAMARGO
|
AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SOROCABA
|
|
ELIANE DA SILVA CHAVES
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
ELIANE NILSEN KONKEL
|
MULHERES RURAIS EM ASSOCIAÇÕES PRODUTIVAS: HISTÓRIA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO
|
|
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
|
ATUALIZAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CEARÁ
|
|
MULHERES E EDUCAÇÃO EM ALAGOAS: FLORES FRIAS
|
|
ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO
|
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NA DÉCADA DE 1970: QUE PROFISSIONAIS SE QUERIA FORMAR?
|
|
ELIZABETH REGINA S. FERREIRA
|
CONCURSOS PÚBLICOS PARA O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO NA PARAHYBA OITOCENTISTA: EM BUSCA DE SUA HISTORICIDADE
|
|
ELIZANDRA DE SIQUEIRA
|
AS REPRESENTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE PRELIMINAR
|
|
ELOMAR TAMBARA
|
DEUTSCHE SCHULEN URBANAS DE RIO GRANDE E PELOTAS: ENTRE A MEMÓRIA E A CIDADANIA (1933-1938)
|
|
ELVIS HAHN RODRIGUES
|
O TEMPO HISTÓRICO DAS TESES RACIALISTAS EM MANUAIS ESCOLARES DE HISTÓRIA DO BRASIL (1863-1933)
|
|
EMILIANE MARIA HOLANDA SILVA
|
FIOS DE MÉMORIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONSTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (1900-1974)
|
|
EDUCAÇÃO E PESQUISA: A MÚSICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO PINHEIRO DE VIVEIROS
|
|
ENOQUE BERNARDO SANTOS
|
MARIA CELESTE, UMA PROFESSORA ITABAIANENSE
|
|
ERALDO LEME BATISTA
|
O PROJETO INDUSTRIAL BRASILEIRO ARTICULADO COM O CAPITAL INTERNACIONAL
|
|
ÉRICA PELLUCCI BARRETO MAROTTA
|
REFLEXÕES ACERCA DA ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DE PISTRAK E GRAMSCI
|
|
ERILANE DE SOUZA GUIMARÃES
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
ESTEPHANE PRISCILLA DOS SANTOS MENDES
|
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO COLETIVOS: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA CATENDE HARMONIA
|
|
EVELYANNE NATHALY CAVALCANTI DE ARAÚJO SILVA
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TEATRO INFANTIL NA PARAÍBA: CORPO E A MENTE PARA A PÁTRIA CÍVICA (1937-1945)
|
|
EVEN MARILA BILINSKI ZWIERZYKOWSKI
|
O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ E A COLABORAÇÃO DO INTELECTUAL ROCHA POMBO NA IDEALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PARANÁ (1853-1913)
|
|
FABIANA CRISTINA DA SILVA
|
A BIBLIOTECA DE UMA "NOVA LEITORA", COMO REFERÊNCIA PESSOAL (PARAÍBA E PERNAMBUCO, 1950-1980)
|
|
FABIANA MEDEIROS SANTOS
|
MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA APOSENTADA DO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA/PB (1958-1985)
|
|
FABIANA SENA
|
CARTAS NO JORNAL O GOVERNISTA PARAIBANO (1850): CRIAÇÃO DA CADEIRA DE DESENHO NO LICEU PARAIBANO
|
|
FABIANE SANTANA PREVITALI
|
TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO?
|
|
FÁBIO FALCÃO OLIVEIRA
|
NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO COLONIAL
|
|
FABÍOLA PEREIRA DE ARAÚJO
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
FERNANDA DE FÁTIMA BATISTA ALMEIDA
|
A FOTOGRAFIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UNIFORMES E OS MODOS DE APARECER (1940-1960)
|
|
FERNANDA DI PAULA DO ROSÁRIO LUZ
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
FERNANDA HELENA PETRINI MARÇOLA
|
ECOS DA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SÃO PAULO: O PIONEIRO GRUPO ESCOLAR QUEIROZ TELLES EM ITU
|
|
FERNANDO MEURER SCHEMBERG
|
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
|
|
FLÁVIA ARAÚJO
|
GOVERNO CELSO PEÇANHA: REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO?
|
|
FLÁVIA T. GOMES
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
FRANCIELLE CAMARGO
|
A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE AS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DA CAPES
|
|
FRANCINE VELOSO FERREIRA
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O USO DA BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO ENCANTO PELO ATO DE LER
|
|
FRANCISCO GILDEVAN HOLANDA DO CARMO
|
REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO CAMPO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ACERCA DAS SUAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE MOSSORÓ
|
|
FREDERICO BRASILEIRO DOS SANTOS
|
AS INTERFACES DA FORMAÇÃO NORMAL - DAS SACRAMENTINAS AO INSTITUTO SENHOR DO BONFIM DE JACOBINA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE DOCENTE
|
|
GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XX PELA ÓTICA DE UM FILHO DA ÉPOCA
|
|
GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
|
EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO PARÁ REPUBLICANO: O PAPEL DESEMPENHADO PELO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ NA CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DISCIPLINAR DE HISTÓRIA (1900-1930)
|
|
A PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ E A CIÊNCIA DO DIALOGISMO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS IDEAIS DE INSTRUÇÃO
|
|
A ESCOLARIZAÇÃO DE HANSENIANOS NO ESTADO DO PARÁ DO SÉCULO XX: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
|
|
GESILAINE MÚCIO FERREIRA
|
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
|
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
|
GHISLAINE DIAS DA COSTA
|
A ESCOLARIZAÇÃO DE HANSENIANOS NO ESTADO DO PARÁ DO SÉCULO XX: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
|
|
GILBERTO LUIZ ALVES
|
EDUCAÇÃO NOS CAMPOS DE PECUÁRIA DO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA
|
|
GILCILENE DE OLIVEIRA DAMASCENO BARÃO
|
FLORESTAN FERNANDES: DUAS INTRODUÇÕES A K. MARX E F. ENGELS
|
|
GILTON FRANCISCO SOUSA DE ANDRADE
|
RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS DA CLASSE MENOS FAVORECIDAS PARA O ENSINO SUPERIOR
|
|
GISELMA CECILIA SERCONEK
|
O PROCESSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA
|
|
O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO PAPEL DO PEDAGOGO ESCOLAR
|
|
GISELMA CECILIA SERCONEK
|
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
|
|
A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E O "NOVO" PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
|
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
|
GLACIANE CRISTINA X. MASHIBA
|
O PROCESSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA
|
|
O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO PAPEL DO PEDAGOGO ESCOLAR
|
|
GUSTAVO ARAÚJO BATISTA
|
ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU: FRAGMENTOS HISTÓRICOS
|
|
GUSTAVO CESAR LOPES GERALDINO
|
A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E O "NOVO" PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
|
|
HAJNALKA HALASZ GATI
|
A MULHER NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENTRAVES E AVANÇOS DE UMA ÉPOCA
|
|
HEIKE SCHMITZ
|
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
|
|
HÉLIO CLEMENTE FERNANDES
|
O TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE MEDIEVAL
|
|
HERGON HENRIQUE R. LEITE
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
HERMESON ALVES DE MENEZES
|
O IMPRESSO ESCOLAR À PRIMEIRA VISTA: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS GRÁFICOS EXTERNOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE SERGIPE (1973-2007)
|
|
HERRMANN VINÍCIUS DE OLIVEIRA MULLER
|
A HEGEMONIA DAS PEDAGOGIAS DO APRENDER A APRENDER NAS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS
|
|
HUIARA THAINAN DOS SANTOS
|
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
|
|
IANE CAMPOS MARTINS
|
A INTERVENÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DOS PAÍSES PERIFÉRICOS E A CATEGORIA DA EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO
|
|
IASMIM DE ARAÚJO VIEIRA
|
PARA ALÉM DE QUADROS E SALAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM MOVIMENTOS DE MULHERES DO CAMPO POTENCIALIZANDO A LUTA POLÍTICA CONTRA A SUBALTERNIZAÇÃO DA MULHER
|
|
ILDA MARIA SANTOS TAVARES
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM SERGIPE
|
|
ILZANI VALEIRA DOS SANTOS
|
EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS ESCOLARES: FONTES HISTÓRICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
|
|
INÁCIA MARIA RODRIGUES DO NASCIMENTO
|
AÇÕES AFIRMATIVAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO MERITOCRÁTICA OU DEMOCRÁTICA?
|
|
PARA SER MARIA: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA
|
|
INGRID KARLA CRUZ BISERRA
|
ESCRAVIDÃO, EDUCAÇÃO E REFORMAS SOCIAIS NO PROJETO DE MODERNIDADE DE JOAQUIM NABUCO
|
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
IOLANDA BARBOSA DA SILVA
|
A EDUCAÇÃO EM JOGO: UM CONFRONTO ENTRE FOUCAULT, BOURDIEU E PAULO FREIRE
|
|
IRACEMA ARCANJO CASTRO
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
IRANETE DE ARAÚJO MEIRA
|
O CAMPO E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO PERÍODO HERÓICO: PERÍODO ENTRE OS ANOS 1549 A 1570
|
|
INGRID KARLA CRUZ BISERRA
|
PALMATÓRIA DA SAÚDE, ESTETOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: LEITURA, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DOS DISCURSOS MÉDICO-PEDAGÓGICOS NA PARAÍBA (1919-1945)
|
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS E SENSIBILIDADES MÉDICO-PEDAGÓGICAS: A EDUCAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E DAS EXPRESSÕES FACIAIS (PARAHYBA, 1919-1945)
|
|
REPRESENTAÇÕES DOCENTES NAS TRAMAS DE "MNEMÓSINE": DOS CAMINHOS E ATALHOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR
|
|
IRANIR DE OLIVEIRA
|
A EDUCAÇÃO ENQUANTO ESFERA DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
|
|
ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO
|
MÉTODOS PARA A INSTRUÇÃO DA CRIANÇA NA PROVÍNCIA DA BAHIA DURANTE O IMPÉRIO
|
|
ISABELLA PAULA GAZE
|
ENSINO PROFISSIONAL NO DISTRITO FEDERAL: A ADMINISTRAÇÃO LEGAL DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA DÉCADA DE 1910
|
|
ISABELLE DE LUNA ALENCAR NORONHA
|
UM CADERNO POR TESTEMUNHA
|
|
ISAURA MELO FRANCO
|
MOVIMENTO ESTUDANTIL: MEMÓRIAS SOBRE A JUVENTUDE TIJUCANA (ITUIUTABA-MG, DÉCADAS DE 1950 E 1960)
|
|
ITACYARA VIANA MIRANDA
|
REGULAMENTO GERAL DA INSTRUÇÃO DE 1849: APONTAMENTOS DISCIPLINARES NA PARAHYBA DO NORTE
|
|
ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
|
O VALOR DOS ESTUDOS HISTÓRICOS NO TRATADO DE ENSINO (1530) DE JOAN LUIS VIVES
|
|
IVANA T. SILVEIRA
|
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM COMUNIDADES RURAIS
|
|
IVANA T. SILVEIRA
|
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM COMUNIDADES RURAIS
|
|
IVANILDE ALVES MONTEIRO
|
A MULHER NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENTRAVES E AVANÇOS DE UMA ÉPOCA
|
|
IVETE RIBEIRO RUBIM FERNANDES
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
|
|
JADSON PEREIRA VIEIRA
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
|
JAILTON ALVES DE OLIVEIRA
|
EDUCAÇÃO, VADIAGEM E DISCURSOS JURÍDICOS: A CASA DE DETENÇÃO DA CORTE COMO ESPAÇO EDUCACIONAL (1880-1889)
|
|
JAMILLY DA CUNHA NICÁCIO
|
EDUCADORAS NORTE-AMERICANAS SOLTEIRAS: DISPONIBILIDADE PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO PRESBITERIANO NO BRASIL
|
|
JANDER FERNANDES MARTINS
|
O TRABALHO DIDÁTICO E SUA FORMA HISTÓRICA NAS COMUNIDADES PRIMITIVAS
|
|
JANE ALVES DA SILVA MOREIRA
|
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
|
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
|
JAQUELINE DA CONCEIÇÃO MARTINS
|
UM ESTUDO PRELIMINAR ACERCA DAS EXPRESSÕES DA CULTURA ESCOLAR NA CASA DE SÃO JOSÉ/ INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1911-1931) SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS
|
|
JAQUELINE DANIELA BASSO
|
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, MOVIMENTO DOS TRABALAHDORES RURAIS SEM TERRA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRADIÇÕES NA LUTA PELA ESCOLA ÚNICA
|
|
JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
|
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E MODERNIDADE EM JOAQUIM NABUCO: UM DIÁLOGO A PARTIR DA CRÍTICA AO DECRETO LEÔNCIO DE CARVALHO DE 1879
|
|
A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA: A EDUCAÇÃO COMO REGENERAÇÃO DA NAÇÃO
|
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS E A TIPOLOGIA DE ANTONIO GRAMSCI: UMA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE CARLOS DIAS FERNANDES
|
|
JEFFERSON CARRIELLO DO CARMO
|
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/ MS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
|
|
JOÃO BATISTA DE LIMA
|
LEITURA E ESCRITA EM FOCO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR
|
|
JOÃO DIÓGENES FERREIRA DOS SANTOS
|
INFÂNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA: DESVELANDO O MEDO QUE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSUEM DO APARATO POLICIAL
|
|
JORDANIA GUEDES
|
PRETOS E PARDOS EM ESCOLAS IGUASSUANAS NO SÉCULO XIX: OS CAMINHOS POSSÍVEIS
|
|
JORGE FERNANDO HERMIDA
|
A REFORMA EDUCACIONAL NA ERA FHC (1995/1998 E 1999/2002): DUAS PROPOSTAS, DUAS CONCEPÇÕES
|
|
JORGE LUÍS MAZZEO MARIANO
|
A ATUAÇÃO FEMININA NA IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE (1925-1938)
|
|
JORISMARY LESCANO SEVERINO
|
A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO DO SUL (1979- 1988)
|
|
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO SOUZA
|
O LEGADO DE RUY DE AYRES BELLO COMO FONTE DE PESQUISA DA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA
|
|
JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI
|
ESCOLA-COMUNA P. N. LEPESHINSKIY E COLÔNIA GORKI: CONSTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO SOVIÉTICA
|
|
JOSÉ DOUGLAS ALVES DOS SANTOS
|
UMA BREVE REFLEXÃO RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1960-2000): IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
|
|
JOSÉ FERREIRA DE MELO
|
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA REGIÃO DE TOMAZINA (PARANÁ), NAS DÉCADAS DE 60 A 90, NUMA PERSPECTIVA DA MICRO-HISTÓRIA
|
|
JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
|
MARCOS REGULATÓRIOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL (1939-2006): TRAMAS HISTÓRICAS DA (DES)CONFIGURAÇÃO DA PEDAGOGIA
|
|
JOSÉ LUIS DERISSO
|
O MARXISMO E A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
|
|
JOSÉ PAULO DE ANDRADE
|
ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE ITABAIANA – SE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTABILISTAS (1967-1978)
|
|
JOSÉ RICARDO DE SOUZA REBOUÇAS BULHÕES
|
INFÂNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA: DESVELANDO O MEDO QUE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSUEM DO APARATO POLICIAL
|
|
JOSÉ RICARDO FREITAS NUNES
|
FÉ, EDUCAÇÃO E IMPRENSA: A TRAJETÓRIA DE MONSENHOR JOSÉ CURVELO SOARES NA CIDADE DE PROPRIÁ – SERGIPE
|
|
JOSENILDO MARQUES DA SILVA
|
LEITURA E ESCRITA EM FOCO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR
|
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
|
JOSIANE APARECIDA MARÇAL
|
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA GÊNESE DA ESCOLA ROTARY NO INTERIOR DAS GERAES (1950-1960)
|
|
JOSIANE CAROLINA RAMOS DO AMARAL
|
A CIÊNCIA DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO RIO GRANDE DO SUL
|
|
JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
|
AÇÕES AFIRMATIVAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO MERITOCRÁTICA OU DEMOCRÁTICA?
|
|
CASA DO PEQUENINO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO ESPÍRITA EM SERGIPE
|
|
PARA SER MARIA: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA
|
|
JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
|
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA E UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM A LEI 10.639/2003: DIZERES E PRÁTICAS
|
|
JÚLIA MALANCHEN
|
A HEGEMONIA DAS PEDAGOGIAS DO APRENDER A APRENDER NAS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS
|
|
JULIANA P. BARBOSA
|
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM COMUNIDADES RURAIS
|
|
JUSCELÂNDIA MACHADO VASCONCELOS
|
ATUAÇÃO DAS MULHERES NO UNIVERSO DA MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
|
|
JUSSARA NATÁLIA MOREIRA BÉLENS
|
NOVAS TRAMAS DE GÊNERO: A ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA EM CAMPINA GRANDE-PB (1975-1985)
|
|
KALINE FERREIRA COSTA
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
|
KALINE GONZAGA BARBOZA
|
CARTAS NO JORNAL O GOVERNISTA PARAIBANO (1850): CRIAÇÃO DA CADEIRA DE DESENHO NO LICEU PARAIBANO
|
|
KALINE GONZAGA BARBOZA
|
CARTAS NO JORNAL O GOVERNISTA PARAIBANO (1850): CRIAÇÃO DA CADEIRA DE DESENHO NO LICEU PARAIBANO
|
|
KALYNE BARBOSA ARRUDA
|
LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (1911-1978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA
|
|
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E FEMINISMOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
|
|
FONTES OFICIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PARAIBANA
|
|
KAMYLLA RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
|
UM ABISMO NA EDUCAÇÃO: UMA PONTE ENTRE NIETZSCHE E O PÓS-ESTRUTURALISMO
|
|
O CREPÚSCULO E O RELICÁRIO: UMA RELAÇÃO DE DENTRO E DE FORA NAS SALAS DE AULA
|
|
KAROLINE LOUISE SILVA DA COSTA
|
A EDUCAÇÃO DO INTELECTUAL E EDUCADOR POTIGUAR LUIZ ANTONIO DOS SANTOS LIMA (1910-1927)
|
|
KAROLYNY DE OLIVEIRA ALMEIDA
|
A MEMÓRIA DO TRABALHO NAS ROMARIAS DE BOM JESUS DA LAPA: RETRATOS DE HOMENS E MULHERES QUE VIVEM DA VENDA DE ARTIGOS RELIGIOSOS
|
|
KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
|
DISCIPLINA, ORDEM E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE/ MS
|
|
KÁTIA REGINA LOPES COSTA
|
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, MORAL E CRIMINALIDADE EM SERGIPE (1889-1930): UM DIÁLOGO COM ÉMILE DURKHEIM
|
|
KEDNA KARLA F. DA SILVA
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE ELZE ALVES LIMA VERDE MONTENEGRO PARA A EDUCAÇÃO DE IGUATU – CE
|
|
KIARA TATIANNY S. DA COSTA
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE ELZE ALVES LIMA VERDE MONTENEGRO PARA A EDUCAÇÃO DE IGUATU – CE
|
|
"CASAS-ESCOLA": REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS POLÍTICOS E ESCOLARIZAÇÃO NO INTERIOR DA PARAÍBA
|
|
LAHIS SOUZA DE ASSIS
|
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
|
|
LAÍSE SOARES LIMA
|
EDUCOM, EUREKA E GÊNESE: PROJETOS PIONEIROS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
|
|
O PAPEL DA BRINCADEIRA E DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
|
|
LALO WATANABE MINTO
|
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARTICULARIDADE DO CAPITALISMO BRASILEIRO: SENTIDO HISTÓRICO E QUESTÕES PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS
|
|
LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS
|
FIOS DE MÉMORIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONSTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (1900-1974)
|
|
LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (1911-1978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA
|
|
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E FEMINISMOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
|
|
FONTES OFICIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PARAIBANA
|
|
LAURA MARIA DA SILVA ARAÚJO ALVES
|
A HISTÓRIA DA LEITURA CONTADA A PARTIR DA ÓTICA DOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA DESVALIDA DO PARÁ (1912-1934)
|
|
LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS DOS SANTOS
|
"ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO": O NEGRO COMO SUJEITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
LEANDRO SANTOS COSTA
|
UM ABISMO NA EDUCAÇÃO: UMA PONTE ENTRE NIETZSCHE E O PÓS-ESTRUTURALISMO
|
|
LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO
|
A EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
|
|
LÉO ANTONIO PERRUCHO MITTARAQUIS
|
RECUAR PARA MELHOR ABORDAR – LINGUAGEM E EUROPA MODERNA SOB O OLHAR CULTURAL DE PETER BURKE
|
|
LETÍCIA BORGES DE OLIVEIRA
|
HISTÓRIA DAS CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: INICIATIVAS PARA OS MORADORES DO CAMPO
|
|
LETÍCIA CARNEIRO AGUIAR
|
A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A IDEIA DE UNIVERSIDADE COMO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO
|
|
LÍCIA CRISTINA ARAÚJO DA HORA
|
PRINCÍPIOS DE TRABALHO E CULTURA NA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA: DESVENDANDO AS CONTRADIÇÕES DO DISCURSO OFICIAL
|
|
LIDIANA APARECIDA LOPES
|
A REFORMA PSIQUIÁTRICA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS
|
|
LIETE OLIVEIRA ACCACIO
|
A ESCOLA DE PROFESSORES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: O CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
|
|
LÍGIA REGINA KLEIN
|
CADÊ A CRIANÇA DO ARIÈS QUE ESTAVA AQUI? A FÁBRICA COMEU...
|
|
LÍLIAN BARBARA CAVALCANTI CARDOSO
|
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NA DÉCADA DE 1970: QUE PROFISSIONAIS SE QUERIA FORMAR?
|
|
LÍVIA DIANA ROCHA MAGALHÃES
|
EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: ANÍSIO TEIXEIRA E OS ESTUDOS DE COMUNIDADES NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950
|
|
LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
|
O TEATRO COMO EDUCAÇÃO ÉTICA E POLÍTICA
|
|
LUANA BARBOSA DE AGUIAR
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
|
LÚCIA MARA DE LIMA PADILHA
|
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
|
|
HISTÓRIA, TRABALHO, E EDUCAÇÃO: O PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS NEGRAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ (1880-1900)
|
|
LUCIANA BEATRIZ DE OLIVEIRA B. DE CARVALHO
|
ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU: FRAGMENTOS HISTÓRICOS
|
|
REVISITANDO A MEMÓRIA HISTÓRICO-EDUCACIONAL DE COROMANDEL-MG (1932 A 1960)
|
|
LUCIANA KUBASKI
|
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ÉTNICAS NO PARANÁ
|
|
LUCIANA MARIA DE SOUZA MACEDO
|
ATUAÇÃO DAS MULHERES NO UNIVERSO DA MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
|
|
LUCIANA MARTINS TEIXEIRA DOS SANTOS
|
PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: A PROFISSÃO DOCENTE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (1915-1954)
|
|
PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: UMA VIDA, UMA PROFISSÃO (1931-1954)
|
|
LUCIANA MOREIRA DOS ANJOS
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O USO DA BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO ENCANTO PELO ATO DE LER
|
|
LUCIANE PALARO DAS CHAGAS
|
AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS E O ENSINO FEMININO NA CIDADE (1854-1880)
|
|
LUÍSA MARQUES DE PAULA
|
AURÉLIO PIRES, SEUS ESCRITOS E SUAS MEMÓRIAS: UMA ANÁLISE DE PROJETOS POLÍTICOS-EDUCACIONAIS EM MINAS GERAIS ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DE UM INTELECTUAL (1878-1937)
|
|
LUIZ BEZERRA NETO
|
A DIFÍCIL, MAS NECESSÁRIA RELAÇÃO ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E A UNIVERSIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS E NOVOS RUMOS
|
|
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, MOVIMENTO DOS TRABALAHDORES RURAIS SEM TERRA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRADIÇÕES NA LUTA PELA ESCOLA ÚNICA
|
|
LUIZ MÁRIO DANTAS BURITY
|
ESCOLAS RURAIS E PROFISSIONAIS PARA A JUVENTUDE CAMPESINA NA INTERVENTORIA DE RUY CARNEIRO: Paraíba (1940-1945)
|
|
LUIZ RAIMUNDO SOUZA ARAÚJO
|
REFORMAS E AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
|
|
MADAY DE SOUZA MORAIS
|
A INSTRUÇÃO NA PARAÍBA OITOCENTISTA: PERSPECTIVAS ACERCA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
|
|
MAÍRA LEWTCHUK ESPÍNDOLA
|
A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA: A EDUCAÇÃO COMO REGENERAÇÃO DA NAÇÃO
|
|
MANOEL NELITO M. NASCIMENTO
|
O NEGRO, DA SENZALA PARA ESCOLA: A EDUCAÇÃO NOS CONGRESSOS AGRÍCOLAS DO RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO (1878)
|
|
MARA REGINA MARTINS JACOMELI
|
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA ERA DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS: 1827 A 1893
|
|
MARCELO BEZERRA DO NASCIMENTO ALEXANDER
|
A ESCOLA E OS DESFILES CÍVICOS NA FOTOGRAFIA (1940-1970)
|
|
MARCELO GOMES DA SILVA
|
"UMA QUEIXA" BRASILEIRA E "UNA DEFENSA" ARGENTINA: A CONFLITUOSA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E INSPETORES ESCOLARES (1901-1915)
|
|
A COMPULSORIEDADE DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NOS OITOCENTISTAS E INÍCIO REPUBLICANO: EXPERIÊNCIAS E ESTUDOS DE CASO
|
|
MARCELO MAC CORD
|
ARTES MECÂNICAS, COR, EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA: UMA ASSOCIAÇÃO DE ARTÍFICES NO RECIFE OITOCENTISTA
|
|
MÁRCIA AMARAL CORRÊA DE MORAES
|
A CIÊNCIA DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO RIO GRANDE DO SUL
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O NOVO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
|
|
MÁRCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES
|
FIOS DE MÉMORIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONSTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (1900-1974)
|
|
LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (1911-1978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA
|
|
EDUCAÇÃO E PESQUISA: A MÚSICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO PINHEIRO DE VIVEIROS
|
|
MÁRCIA DE ALBUQUERQUE ALVES
|
A ÁFRICA NA LITERATURA DIDÁTICA DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI 10.639/2003
|
|
MÁRCIA MARLENE STENTZLER
|
MULHER E TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE PORTO UNIÃO NA DÉCADA DE 60
|
|
MARCIELE AGOSTINHO DA CRUZ
|
TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
|
MARCÍLIA ROSA PERIOTTO
|
O CARÁTER EDUCATIVO DO JORNAL O CARAPUCEIRO: A EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX
|
|
O JORNAL O PATRIOTA (1813-1814) E A FORMAÇÃO DA ELITE BRASILEIRA NO SÉCULO XIX
|
|
MARCOS ANDRÉ FERREIRA ESTÁCIO
|
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS: UMA DÉCADA DE HISTÓRIA
|
|
MARCOS PAULO DE SOUSA
|
A HIGIENIZAÇÃO DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NA IMPRENSA DE UBERLÂNDIA DO ESTADO NOVO
|
|
MARCOS PEREIRA COELHO
|
A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DA HISTÓRIA E A INVESTIGAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O PROBLEMA DA TOTALIDADE
|
|
MARGARETH M. DA SILVA DEUSDADO
|
A REFORMA PSIQUIÁTRICA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS
|
|
MARGARITA VICTORIA RODRIGUEZ
|
A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO DO SUL (1979- 1988)
|
|
MARIA ANGELA PETER DA FONSECA
|
DEUTSCHE SCHULEN URBANAS DE RIO GRANDE E PELOTAS: ENTRE A MEMÓRIA E A CIDADANIA (1933-1938)
|
|
MARIA ANGÉLICA CARDOSO
|
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA ERA DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS: 1827 A 1893
|
|
MULHERES RURAIS EM ASSOCIAÇÕES PRODUTIVAS: HISTÓRIA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO
|
|
MARIA APARECIDA SEGATTO MURANAKA
|
A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO NEOLIBERAL
|
|
MARIA CHRISTINE BERDUSCO MENEZES
|
O PROCESSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA
|
|
O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO PAPEL DO PEDAGOGO ESCOLAR
|
|
MARIA CLARISSE VIEIRA
|
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A EXPERIÊNCIA DO CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO PRODOCÊNCIA
|
|
MARIA CLÁUDIA DA SILVA SACCOMANI
|
O MARXISMO E A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
|
|
MARIA CLEIDE SOARES DE SOUSA
|
COLÉGIO NORMAL FRANCISCA MENDES: CAMINHOS DA ESCOLA NORMAL EM CATOLÉ DO ROCHA/PB – 1939 a 1959
|
|
MARIA CRISTIANA NUNES CABRAL
|
EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: ANÍSIO TEIXEIRA E OS ESTUDOS DE COMUNIDADES NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950
|
|
MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
|
DE GRUPO ESCOLAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO BELA VISTA, EM ARARAQUARA/ SP
|
|
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE MATÃO
|
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS EM CONFLITO
|
|
A DIFÍCIL, MAS NECESSÁRIA RELAÇÃO ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E A UNIVERSIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS E NOVOS RUMOS
|
|
MARIA CRISTINA GOMES MACHADO
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SOCIOLOGIA (EDUCACIONAL) NO BRASIL: PERSPECTIVA DE CARNEIRO LEÃO
|
|
FLORESTAN FERNANDES E AS DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL (1957-1961)
|
|
MARIA DAS GRAÇAS DA CRUZ BARBOSA
|
PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA: HISTÓRIA DE VIDA PROFESSORAL (1960-1979)
|
|
MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS GOMES
|
MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE ESCOLA DE CRIANÇA (RIO GRANDE DO NORTE, 1908-1930)
|
|
MARIA DE FÁTIMA FÉLIX ROSAR
|
O MITO DO ESTADO DEMOCRÁTICO: ENTRE A ÁGORA E O MERCADO – COMO SE FALAR EM EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA PARA POPULAÇÕES EMPOBRECIDAS NO BRASIL?
|
|
MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
MARIA DE LOURDES PORFÍRIO RAMOS TRINDADE DOS ANJOS
|
EDUCAÇÃO E PROTESTANTISMO NO BRASIL: A AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DOS IMPRESSOS NO SEMINÁRIO DE EDUCADORAS CRISTÃS (1953-1979)
|
|
MARIA DE LURDES ALMEIDA E SILVA LUCENA
|
IMPRENSA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL NO TRIÂNGULO MINEIRO (1930-1945)
|
|
MARIA DO CARMO CARVALHO MADUREIRO
|
A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA: PRIMEIRAS REFLEXÕES
|
|
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO AVELINO FRANÇA
|
A EDUCAÇÃO DE MULHERES NA CONCEPÇÃO DO INTENDENTE ANTÔNIO LEMOS EM BELÉM DO PARÁ (1900-1910)
|
|
MARIA ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO
|
PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: A PROFISSÃO DOCENTE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (1915-1954)
|
|
PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: UMA VIDA, UMA PROFISSÃO (1931-1954)
|
|
PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA: HISTÓRIA DE VIDA PROFESSORAL (1960-1979)
|
|
MARIA EMÍLIA GONZAGA DE SOUZA
|
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A EXPERIÊNCIA DO CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO PRODOCÊNCIA
|
|
MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI
|
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
|
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
|
MARIA GESSICA ROMÃO DA SILVA
|
CARTAS NO JORNAL O GOVERNISTA PARAIBANO (1850): CRIAÇÃO DA CADEIRA DE DESENHO NO LICEU PARAIBANO
|
|
MARIA GUADALUPE DE ARAÚJO SILVA
|
(IN)VISIBILIDADE DA IDENTIDADE DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO DE PERNAMBUCO
|
|
MARIA INÊS PAULISTA
|
FORMAÇÃO POLÍTICA E PROFISSIONAL: UM DESAFIO DO NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONAL LIVRE NOVA PIRATININGA (1979-1996)
|
|
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
|
CONTEXTO E CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ REPUBLICANO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
|
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DOS CAMPOS GERAIS: VICENTE MACHADO (1904)
|
|
ESCOLA NORMAL DE CURITIBA E O INGRESSO DE MULHERES
|
|
A UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: A REVISTA "A ESCOLA"
|
|
O NEGRO, DA SENZALA PARA ESCOLA: A EDUCAÇÃO NOS CONGRESSOS AGRÍCOLAS DO RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO (1878)
|
|
HISTÓRIA, TRABALHO, E EDUCAÇÃO: O PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS NEGRAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ (1880-1900)
|
|
MARIA JOSÉ AVIZ ROSÁRIO
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE
|
CONTEXTO E CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ REPUBLICANO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
|
A ESCOLA NORMAL DE CURITIBA E O INGRESSO DE MULHERES
|
|
MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
|
FONTES PARA ESTUDOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
|
|
MARIA LÚCIA DA SILVA NUNES
|
RETALHOS DA HISTÓRIA DE UMA EDUCADORA: MARIA JACY PINTO COSTA (1930-1982)
|
|
VOCAÇÃO, MISSÃO, PROFISSÃO: A DOCÊNCIA NA VISÃO DE EDUCADORAS PARAIBANAS (1935)
|
|
UMA DOCÊNCIA ORIENTADA PELA DEDICAÇÃO E A SOLIDARIEDADE: FRAGMENTOS BIOGRÁFICOS DE JÚLIA RAMOS (1895-1984)
|
|
MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE ELZE ALVES LIMA VERDE MONTENEGRO PARA A EDUCAÇÃO DE IGUATU – CE
|
|
MARIA LUÉDNA FERREIRA DE MELO
|
CRAVEIRA COSTA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO ALAGOANA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
|
|
MARIA REGINA ALVES DOS REIS
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
|
MARIANA DE CÁSSIA ASSUMPÇÃO
|
O MARXISMO E A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
|
|
MARIANA MARQUES TEIXEIRA
|
ESCOLA PIOLLIN: UMA EXPERIMENTAÇÃO EDUCATIVA (1977-1984)
|
|
MARICÉLIA DE AQUINO SANTANA
|
O ACÚMULO DA DOCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DE ENSINO
|
|
MARILENE MARIA BARROS DA SILVA
|
VOZES DE DUAS EDUCADORAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE CAAPORÃ/ PB: ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO (1949-1970)
|
|
MARILSA APARECIDA ALBERTO ASSIS SOUZA
|
DA VISIBILIDADE DOS GRUPOS ESCOLARES À SIMPLICIDADE DAS ESCOLAS ISOLADAS OU REUNIDAS: O ENSINO PRIMÁRIO EM UBERABA/MG NOS ANOS 1920 A 1940
|
|
MARILZA PAVEZI
|
O PAPEL DA BRINCADEIRA E DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
|
|
MARIZA DA GAMA LEITE DE OLIVEIRA
|
CONTANDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1931-1933): O DIRETOR JOSÉ PIRAGIBE E A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA CIDADE
|
|
MARIZETE LUCIMI
|
UMA BREVE REFLEXÃO RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1960-2000): IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
|
|
MARTA COUTINHO CAETANO
|
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
|
|
MARTA MARIA DE ARAÚJO
|
MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE ESCOLA DE CRIANÇA (RIO GRANDE DO NORTE, 1908-1930)
|
|
MAURICÉIA ANANIAS
|
A INSTRUÇÃO BRASILEIRA NO IMPÉRIO: PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE (1834-1849)
|
|
MELÂNIA MENDONÇA RODRIGUES
|
ANUÁRIOS E ALMANAQUES: FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E ORGANISMOS FORMATIVOS
|
|
MICHELLE LIMA DA SILVA
|
A INSTRUÇÃO NA PARAÍBA OITOCENTISTA: PERSPECTIVAS ACERCA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
|
|
MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
|
PRÁTICAS DE CASTIGOS ESCOLARES NOS 1800: O COTIDIANO NO PLURAL
|
|
MÔNICA CALDEIRA MEDEIROS FREITAS
|
ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU: FRAGMENTOS HISTÓRICOS
|
|
MÔNICA LUÍSE SANTOS
|
CRAVEIRA COSTA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO ALAGOANA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
|
|
MURILO TOFFANELLI
|
O JORNAL O PATRIOTA (1813-1814) E A FORMAÇÃO DA ELITE BRASILEIRA NO SÉCULO XIX
|
|
NAILDA MARINHO DA COSTA BONATO
|
A ESCOLA MIXTA DA FAZENDA IMPERIAL DE SANTA CRUZ (1885-1889): UMA PROPOSTA DE ENSINO PROFISSIONAL DO IMPERADOR D. PEDRO II
|
|
RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS DA CLASSE MENOS FAVORECIDAS PARA O ENSINO SUPERIOR
|
|
NATHÁLIA B. DE PAULA FERREIRA
|
O MARXISMO E A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
|
|
NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
|
EDUCAÇÃO, PODER E SOCIEDADE: O SABER MÉDICO NA PARAHYBA IMPERIAL
|
|
NAYARA TATIANNA S. DA COSTA
|
"CASAS-ESCOLA": REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS POLÍTICOS E ESCOLARIZAÇÃO NO INTERIOR DA PARAÍBA
|
|
NEILA DA SILVA REIS
|
SOBRE PRÁTICAS DE PROFESSORES – ALDEIA SEDE – RIO GUAMÁ
|
|
NEWTON DUARTE
|
O MARXISMO E A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
|
|
NILVAN LAURINDO SOUSA
|
CONTEXTO E CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ REPUBLICANO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
|
A ESCOLA NORMAL DE CURITIBA E O INGRESSO DE MULHERES
|
|
NOEMIA KINAK
|
MANUAIS DIDÁTICOS USOS E ATRIBUIÇÕES
|
|
OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
|
SOCIABILIDADES RELIGIOSAS NO PRÍNCIPE, RIO GRANDE DO NORTE – SÉCULO XIX
|
|
PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
|
LEITURA E ESCRITA EM FOCO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR
|
|
PATRÍCIA DE OLIVEIRA MAGALHÃES
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
PATRÍCIA FREITAS DE OLIVEIRA
|
TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
|
|
PATRÍCIA VIANNA LACERDA DE ALMEIDA
|
GERANDO UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL, PENSANDO O BRASIL: REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ANOS 1920
|
|
PAULA ROBERTA MIRANDA
|
AS BASES TEÓRICAS E LEGAIS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL PÓS-1990
|
|
PAULA SABRINA BARBOSA DE ALBUQUERQUE
|
GÊNERO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UM DEBATE SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DAS MULHERES-MÃES NAS SALAS DA AULA DA EJA
|
|
PAULINO JOSÉ ORSO
|
AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DE CLASSES
|
|
O TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE MEDIEVAL
|
|
PAULO AFONSO DOS SANTOS
|
CONTRIBUIÇÕES DOS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS DE QUERINO RIBEIRO PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: ALGUMAS REFLEXÕES
|
|
PAULO CÉSAR DE SOUZA IGNÁCIO
|
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
|
|
PAULO ERNESTO ARRAIS DO NASCIMENTO
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
|
|
POLLYANA ANDRADE SOUSA VIANA
|
MEMÓRIA DO TRABALHO INFANTIL NO BAIRRO SIMÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
|
|
PRISCILA MIKAELLE C. DE ARAÚJO
|
CONCURSOS PÚBLICOS PARA O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO NA PARAHYBA OITOCENTISTA: EM BUSCA DE SUA HISTORICIDADE
|
|
PRISCILLA LEANDRO PEREIRA
|
FONTES DOCUMENTAIS: O JORNAL A UNIÃO E A EDUCAÇÃO DO HOMEM RURAL PARAIBANO POR MEIO DA COLUNA "A UNIÃO AGRÍCOLA" (1946-1961)
|
|
PRISCYLLA DO NASCIMENTO SILVA
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
RACHEL SILVEIRA WREGE
|
O COLÉGIO DA COMPANHIA DE JESUS DO RIO DE JANEIRO E SUAS PECULIARIDADES
|
|
RAFAELA ROCHA DO NASCIMENTO
|
UM ESTUDO PRELIMINAR ACERCA DAS EXPRESSÕES DA CULTURA ESCOLAR NA CASA DE SÃO JOSÉ/ INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1911-1931) SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS
|
|
RAMON DE ALCÂNTARA ALEIXO
|
REPRESENTAÇÕES DOCENTES NAS TRAMAS DE "MNEMÓSINE": DOS CAMINHOS E ATALHOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR
|
|
RAMON DE OLIVEIRA
|
ASSOCIATIVISMO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: AS AÇÕES DOS TRABALHADORES NO CAMPO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM RECIFE (1889-1930)
|
|
RAMON QUEIROZ SOUZA
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
RAMSÉS NUNES E SILVA
|
AS DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ NO BRASIL DA TRANSIÇÃO SECULAR: 1897-1912
|
|
RAQUEL DE ALMEIDA MORAES
|
EDUCOM, EUREKA E GÊNESE: PROJETOS PIONEIROS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
|
|
RAQUEL SOUZA DE BARROS
|
O EMARANHADO POLÍTICO AMARALISTA E O ALASTRAMENTO DA EDUCAÇÃO RURAL FLUMINENSE (1937-1955)
|
|
RAYSSA ANIZIO COSTA VIEIRA
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
REBECA NATACHA DE OLIVEIRA PINTO
|
INTELECTUAIS NEGROS E REFORMAS SOCIAIS: PENSAMENTO E PROJETOS EDUCACIONAIS DO PROFESSOR ANDRÉ PINTO
|
|
REGINA PAULA SILVA DA SILVEIRA
|
O PAPEL DE ELPÍDIO DE ALMEIDA PARA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE
|
|
REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA
|
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO: ASPECTOS HISTÓRICOS
|
|
REGINALDO RODRIGUES DA COSTA
|
A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ – 1971-1982
|
|
RENATA HELLER DE MOURA
|
A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E O "NOVO" PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
|
|
RENATA SILVA DE PAULA
|
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
|
|
RITA DE CÁSSIA COSTA MOREIRA
|
MULHERES, EDUCAÇÃO E MATERNAGEM
|
|
RITA DE CÁSSIA DA COSTA MAMÉDIO
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
|
|
RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA
|
MÉTODO DIDÁTICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO
|
|
ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS REDES DE SABERES INTERCULTURAIS
|
|
ROBSON LUÍS DE FRANÇA
|
TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: FORMAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO?
|
|
ROGÉRIO GUIMARÃES MALHEIROS
|
A PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ E A CIÊNCIA DO DIALOGISMO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS IDEAIS DE INSTRUÇÃO
|
|
ROSANA MENDES MACIEL
|
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE PATOS DE MINAS – MG A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
|
|
ROSÂNGELA CHRYSTINA FONTES DE LIMA
|
GRUPO ESCOLAR DR. THOMAS MINDELLO: SÍMBOLO DE MODERNIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NA PARAHYBA DO NORTE
|
|
ROSANI DE LIMA DOMICIANO
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
|
|
ROSE MARY DE SOUZA ARAÚJO
|
CONCURSOS PÚBLICOS PARA O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO NA PARAHYBA OITOCENTISTA: EM BUSCA DE SUA HISTORICIDADE
|
|
ROSEANE MARIA DE AMORIM
|
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NA DÉCADA DE 1970: QUE PROFISSIONAIS SE QUERIA FORMAR?
|
|
O AFRODESCENDENTE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: OS DESAFIOS NO PASSADO E NO PRESENTE
|
|
ROSELI BILOBRAN KLEIN
|
ESCOLA CONFESSIONAL CATARINENSE DE ORIGEM ALEMÃ NO INÍCIO DO SÉCULO XX E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO
|
|
ROSEMEIRE SIQUEIRA DE SANTANA
|
AÇÕES AFIRMATIVAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO MERITOCRÁTICA OU DEMOCRÁTICA?
|
|
CASA DO PEQUENINO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO ESPÍRITA EM SERGIPE
|
|
PARA SER MARIA: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA
|
|
ROSILDA GERMANO DA SILVA MOURA
|
CRAVEIRA COSTA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO ALAGOANA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
|
|
ROSILENE DE LIMA
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SOCIOLOGIA (EDUCACIONAL) NO BRASIL: PERSPECTIVA DE CARNEIRO LEÃO
|
|
ROSIMERI DA SILVA PEREIRA
|
A FORMAÇÃO HUMANA PARA O TRABALHO: UM DESAFIO PARA O ENSINO MÉDIO NO SÉCULO XXI
|
|
ROZILENE BELO BARROS DOS SANTOS
|
A EDUCAÇÃO ENQUANTO ESFERA DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
|
|
RÚBIA MARA DE SOUSA LAPA CUNHA
|
AS INTERFACES DA FORMAÇÃO NORMAL - DAS SACRAMENTINAS AO INSTITUTO SENHOR DO BONFIM DE JACOBINA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE DOCENTE
|
|
RÚBIA MARA DE SOUSA LAPA CUNHA
|
AS INTERFACES DA FORMAÇÃO NORMAL - DAS SACRAMENTINAS AO INSTITUTO SENHOR DO BONFIM DE JACOBINA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE DOCENTE
|
|
RUY HERMANN DE ARAÚJO MEDEIROS
|
PÁTRIA E UTILIDADE DO TEXTO NOS LIVROS ESCOLARES: DURVAL VIEIRA DE AGUIAR E SUAS DESCRIÇÕES PRÁTICAS DA PROVÍNCIA DA BAHIA
|
|
MEMÓRIA, IMAGEM, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: CATEGORIAS ENTRELAÇADAS NA TEIA DA HISTÓRIA
|
|
SABRINA CARLA MATEUS FAÇANHA
|
CONTRIBUIÇÃO DE MANOEL BOMFIM À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
SAMIRA SAAD PULCHÉRIO LANCILLOTTI
|
TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: AS EXPERIÊNCIAS MODELARES DE MONTESSORI E DESCOEUDRES
|
|
SANDINO HOFF
|
MULHERES RURAIS EM ASSOCIAÇÕES PRODUTIVAS: HISTÓRIA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO
|
|
SANDRA MARIA BARROS ALVES MELO
|
PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NO MARANHÃO: IMPÉRIO E REPÚBLICA VELHA
|
|
SAULOÉBER TÁRSIO DE SOUZA
|
HISTÓRIA DAS CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: INICIATIVAS PARA OS MORADORES DO CAMPO
|
|
HISTÓRIA DAS MULHERES NORDESTINAS EM ITUIUTABA-MG (1950-1960): ESCOLARIZAÇÃO, ETNIA E GÊNERO
|
|
MOVIMENTO ESTUDANTIL: MEMÓRIAS SOBRE A JUVENTUDE TIJUCANA (ITUIUTABA-MG, DÉCADAS DE 1950 E 1960)
|
|
SEBASTIÃO DE SOUZA LIMA
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL: ANÁLISE DAS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS COMUNIDADES RURAIS CAIAMBÉ E AGROVILA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM
|
|
SELSON GARUTTI
|
MÉTODO DIDÁTICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO
|
|
SÉRGIO EDUARDO MONTES CASTANHO
|
PÁTRIA E UTILIDADE DO TEXTO NOS LIVROS ESCOLARES: DURVAL VIEIRA DE AGUIAR E SUAS DESCRIÇÕES PRÁTICAS DA PROVÍNCIA DA BAHIA
|
|
SEVERINO BEZERRA DA SILVA
|
O CAMPO E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO PERÍODO HERÓICO: PERÍODO ENTRE OS ANOS 1549 A 1570
|
|
SHEILA CRISTINA FURTADO SALES
|
HISTÓRIA DO REAJA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES E PROFESSORES: ALGUNS RELATOS...
|
|
SHEILA GRAZIELE ACOSTA DIAS
|
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA O ENSINO DE ARTES E DE MÚSICA: 1920 A 1996
|
|
SHIRLEI TEREZINHA ROMAN GUEDES
|
A PRÁTICA DE ENSINO E A CONSOLIDAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO NA DÉCADA DE 1930
|
|
SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
|
CONCEPÇÕES DE POLIVALÊNCIA E PROFESSOR POLIVALENTE: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-LEGAL
|
|
SILVANA DE LIMA ARRUDA
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
SILVANA MARIA BARBOSA DE MEDEIROS
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
|
SILVANI DA SILVA
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS EM CONFLITO
|
|
SILVANO FIDÉLIS DE LIRA
|
MEMÓRIA, PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA: PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO, UM DIÁLOGO POSSÍVEL (?)
|
|
SÍLVIA ALVES SANTOS
|
A HEGEMONIA DAS PEDAGOGIAS DO APRENDER A APRENDER NAS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS
|
|
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO
|
OS COMPÊNDIOS PRODUZIDOS POR CARLOS MIGUEL DELGADO DE CARVALHO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1931-1938)
|
|
SIMONE BENEDITA DOS SANTOS SILVA
|
IDEOLOGIA DA NATUREZA E O PAPEL DO TRABALHO EM UMA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
|
|
SIMONE CARLOS DE SOUZA
|
ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA PARANAENSE À LUZ DO DISCURSO OFICIAL: EM QUESTÃO A PROPOSTA DO PROGRAMA REFORMISTA DE CÉSAR PIETRO MARTINEZ (1920-1921)
|
|
SIMONE DE FÁTIMA FLACH
|
A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE AS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DA CAPES
|
|
DA CRIAÇÃO À CESSAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARA SURDOS: AVANÇOS E LIMITES DE UMA PROPOSTA
|
|
SIMONE RIBEIRO NOLASCO
|
O PROCESSO EDUCATIVO NOS JORNAIS ESTUDANTIS – PERIÓDICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
|
SIMONE SILVESTRE SANTOS FREITAS
|
FÉ, EDUCAÇÃO E IMPRENSA: A TRAJETÓRIA DE MONSENHOR JOSÉ CURVELO SOARES NA CIDADE DE PROPRIÁ – SERGIPE
|
|
SUENYA DO NASCIMENTO COSTA
|
HISTÓRIA INTELECTUAL, IMPRENSA E ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PENSAMENTO DE MANOEL PEDRO CARDOSO VIEIRA
|
|
SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
|
"ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO": O NEGRO COMO SUJEITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE
|
UM OLHAR HISTÓRICO SOB A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ALAGOANAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CLIENTELISTAS E OLIGÁRQUICAS DE SUA GÊNESE AOS DIAS ATUAIS
|
|
TALITA BORDIGNON
|
O PROJETO INDUSTRIAL BRASILEIRO ARTICULADO COM O CAPITAL INTERNACIONAL
|
|
TALITA ELISABETH HALBERSTADT
|
O TRABALHO DIDÁTICO E SUA FORMA HISTÓRICA NAS COMUNIDADES PRIMITIVAS
|
|
TALITHA ESTEVAM MOREIRA CABRAL
|
GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM: RELAÇÕES ENTRE MATRÍCULA, FREQUÊNCIA E FLUXO DE PROMOÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO (1912-1930)
|
|
TAMIRES FARIAS DE PAIVA
|
PELA EDUCAÇÃO HYGIENICA DO PROFESSORADO: DOCÊNCIA, PEDAGOGIA E DISCURSOS CIENTÍFICOS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
|
|
GERANDO UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL, PENSANDO O BRASIL: REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ANOS 1920
|
|
TATIANA DE MEDEIROS SANTOS
|
MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA APOSENTADA DO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA/PB (1958-1985)
|
|
VOZES DE DUAS EDUCADORAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE CAAPORÃ/ PB: ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO (1949-1970)
|
|
TATIANA SILVÉRIO KAPOR
|
DA CRIAÇÃO À PRIMEIRA GREVE DO MAGISTÉRIO: APEOESP NA SUA PRIMEIRA FASE (1945-1963)
|
|
TATIANE CRISTINA FERNANDES BASCONI
|
A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO NEOLIBERAL
|
|
TATIANNE DA CONCEIÇÃO FERREIRA
|
VOCAÇÃO, MISSÃO, PROFISSÃO: A DOCÊNCIA NA VISÃO DE EDUCADORAS PARAIBANAS (1935)
|
|
UMA DOCÊNCIA ORIENTADA PELA DEDICAÇÃO E A SOLIDARIEDADE: FRAGMENTOS BIOGRÁFICOS DE JÚLIA RAMOS (1895-1984)
|
|
TERESA JUSSARA LUPORINI
|
EDUCAÇÃO POLONESA: OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR ÉTNICA REVISITADOS
|
|
TEREZA CRISTINA ARAÚJO DE OLIVEIRA
|
REFORMAS E AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
|
|
TEREZA SIMONE SANTOS DE CARVALHO
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM SERGIPE
|
|
THAÍS GODOI DE SOUZA
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA ANÁLISE DIALÉTICA
|
|
THAIS PALMEIRA MORAES
|
NOTAS SOBRE O ACOLHIMENTO E O ATENDIMENTO À CRIANÇA POBRE, ABANDONADA E SEM-FAMÍLIA EM CORUMBÁ (MT): O COLÉGIO SALESIANO IMACULADA CONCEIÇÃO E A SANTA CASA
|
|
THAMISA SEJANNY DE ANDRADE RODRIGUES
|
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
|
|
THIAGO CHAGAS OLIVEIRA
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DE GRAMSCI NO CAMPO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
|
|
THIAGO OLIVEIRA DE SOUZA
|
INSTRUÇÃO, IMPRENSA E CULTURAS POLÍTICAS NA PARAHYBA DO OITOCENTOS (1849-1889)
|
|
THIAGO SILVEIRA DE MELO
|
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA E UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM A LEI 10.639/ 2003: DIZERES E PRÁTICAS
|
|
VAGNA BRITO LIMA
|
ATUALIZAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CEARÁ
|
|
VALÉRIA APARECIDA SCHENA
|
O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ E A COLABORAÇÃO DO INTELECTUAL ROCHA POMBO NA IDEALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PARANÁ (1853-1913)
|
|
MANUAIS DIDÁTICOS USOS E ATRIBUIÇÕES
|
|
VALMIRA LÚCIA MATAS FELIPE
|
GÊNERO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UM DEBATE SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DAS MULHERES-MÃES NAS SALAS DA AULA DA EJA
|
|
VANESSA ALVES BERTOLLETI
|
ANÍSIO TEIXEIRA E O PROJETO DE UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UDF E UnB
|
|
VANESSA FERREIRA SILVA ARANTES
|
ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU: FRAGMENTOS HISTÓRICOS
|
|
VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS
|
EDUCAÇÃO E TRABALHO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ALAGOAS
|
|
VÂNIA CLÁUDIA DA GAMA CAMACHO
|
JÚLIA NÓBREGA – HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DE PIANO
|
|
VÂNIA CRISTINA DA SILVA
|
HÁBITOS SADIOS: MODELAÇÃO DE CORPOS E MENTES NAS ESCOLAS DA PARAÍBA (1937-1945)
|
|
VANÚZIA BRITO LIMA
|
ATUALIZAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CEARÁ
|
|
VERA LÚCIA MARTINIAK
|
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ÉTNICAS NO PARANÁ
|
|
VERA LÚCIA SILVEIRA BOTTA FERRANTE
|
DE GRUPO ESCOLAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO BELA VISTA, EM ARARAQUARA/ SP
|
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS EM CONFLITO
|
|
VERA LUÍSA DE SOUSA
|
CURSO DE PEDAGOGIA DO CPTL: DIFICULDADES E DILEMAS NA CONSTRUÇÃO DO CAMINHO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
|
|
VILMA DE LURDES BARBOSA
|
A ÁFRICA NA LITERATURA DIDÁTICA DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI 10.639/ 2003
|
|
VÍVIA MELO DA SILVA
|
ANUÁRIOS E ALMANAQUES: FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E ORGANISMOS FORMATIVOS
|
|
VIVIAN GALDINO DE ANDRADE
|
A COMPREENSÃO DE UMA 'MODERNIDADE PEDAGÓGICA' ATRAVÉS DO INSTITUTO PEDAGÓGICO CAMPINENSE (1919-1950)
|
|
VIVIAN MACHADO DUTRA
|
THOMPSON E GRAMSCI: CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DE CLASSE, CULTURA E EDUCAÇÃO
|
|
VIVIANE DE OLIVEIRA AIETA
|
PRÁTICAS ESCOLARES NO INSTITUTO FERREIRA VIANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
|
VIVIANE FREITAS DA SILVA
|
FIOS DE MÉMORIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONSTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (1900-1974)
|
|
LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (1911-1978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA
|
|
FONTES OFICIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PARAIBANA
|
|
WALDECK CARNEIRO
|
GOVERNO CELSO PEÇANHA: REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO?
|
|
WANDIRA MARIA DOS SANTOS
|
GÊNERO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UM DEBATE SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DAS MULHERES-MÃES NAS SALAS DA AULA DA EJA
|
|
WANESSA CARLA RODRIGUES CARDOSO
|
EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO PARÁ REPUBLICANO: O PAPEL DESEMPENHADO PELO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ NA CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DISCIPLINAR DE HISTÓRIA (1900-1930)
|
|
WANIA LIMA PARÁ
|
A FORMAÇÃO HUMANA PARA O TRABALHO: UM DESAFIO PARA O ENSINO MÉDIO NO SÉCULO XXI
|
|
WELINGTON DA COSTA PINHEIRO
|
A HISTÓRIA DA LEITURA CONTADA A PARTIR DA ÓTICA DOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
|
WILSON DA SILVA SANTOS
|
ESTADO E EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO: 1945-1964
|
|
WILSON JOSÉ FÉLIX XAVIER
|
A EDUCAÇÃO PARA A LUTA COMO TRAJETÓRIA POSSÍVEL PARA UMA LUTA PELA EDUCAÇÃO : A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ COMO UM LUGAR DE EDUCAÇÃO (1958-1964)
|
|
YAN SOARES SANTOS
|
ASSOCIATIVISMO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: AS AÇÕES DOS TRABALHADORES NO CAMPO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM RECIFE (1889-1930)
|
|
ZÉLIA M. ARRUDA SANTIAGO
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
|
ZÉLIA MARIA LOPES MAROCHI
|
A ÉTICA FREIREANA COMO HORIZONTE PARA A GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA PRÁTICA
|
|
ZIZELDA LIMA FERNANDES
|
REGULAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
|
|