6. Organização do trabalho educativo das ciências da natureza para os anos finais do ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas fundamentais do conhecimento da Natureza

Organização do trabalho educativo das ciências da natureza para os anos finais do ensino fundamental: conceitos e categorias teó

Mediador/a:

Expositor 1: Hélio da Silva Messeder Neto (UFBA)

Expositor 2: Júlia Manzini Rosa

Leituras Sugeridas:

Messeder Neto, H. da S., Tavares, I. O., & Santos , L. de S. (2023). Uma passagem secretano beco sem saída: o ensino de ciências da natureza e o debate sobre o desenvolvimento dopensamento para alunos da Educação de Jovens e Adultos. Obutchénie. Revista De DidáticaE Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–27.https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/64601

Messeder Neto H. da S., Rosa, J. M.. Artigo-Parecer: A Dialética Consciente /Não-Consciente na concepção de mundo: Implicações teóricas, metodológicas e práticaspara o ensino de Ciências da Natureza na perspectiva Histórico-Crítica. Ensaio: Pesquisa emEducação e Ciências, Belo Horizonte, 2022, Volume 24,https://www.scielo.br/j/epec/a/R7v3s8ZJNBvPMpjMv9bXWwv/?format=pdf&lang=pt