1. INTRODUÇÃO: A Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista da escola de Ensino Fundamental - Anos Finais
Mediador/a:
Régis Silva (Unicamp)
Expositores:
José Claudinei Lombardi (Unicamp)
Anselmo Colares (UFOPA)
Leituras Sugeridas:
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classesna educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. 184p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo) - Leitura do Capítulo 3 (uma resposta às críticas a Saviani, ler o capítulo 4). Link:
COLARES, A. A.; LOMBARDI, J.C. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. IN:LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica eprática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_aaa0dff23db34cb38b3253b94026925f.pdf (Capítulo 2)