2. Organização do trabalho educativo na escola de Ensino Fundamental - Anos Finais: contribuições na perspectiva Histórico-Crítica

Organização do trabalho educativo na escola de Ensino Fundamental - Anos Finais

Mediadora:

Luciana Coutinho (UFSCar/Sorocaba)

Expositor:

Dermeval Saviani (Unicamp)

 

Leituras Sugeridas:

Texto sintético elaborado pelo Prof. Dermeval Saviani para a aula (https://drive.google.com/file/d/1HPA2y9CqWOl_w_87dvuCAfDxFEOxp8SL/view?usp=sharing)

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 12ª ed. Campinas,Autores Associados, 2021,https://www.researchgate.net/publication/330487482_PEDAGOGIA_HISTORICO-CRITICA_PRIMEIRAS_APROXIMACOES○ Introdução: “Escola e saber objetivo na perspectiva histórico-crítica”, p. 5-9;○ Cap. 1: “Sobre a natureza e especificidade da educação”, p. 11-20;○ Cap. 4: “A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar”, p. 75-88.

Leitura complementar:

DUARTE, Newton: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, AutoresAssociados, 2016, Cap. 4: “O ensino escolar como ressureição dos mortos”, p.48-65.https://www.academia.edu/30221033/OS_CONTE%C3%9ADOS_ESCOLARES_E_A_RESSURREI%C3%87%C3%83O_DOS_MORTOS?auto=download