1. MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019003, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653380.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. GALVÃO, A. C.; MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
2. LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 29, n. 2, p.4-18, Mai./Ago., 2018.
3. LAVOURA, T. N.; MARSIGLIA, A. C. Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, jan./abr. 2015, p. 345-376.
4. LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface: comunicação, saúde, educação. 2017; v. 21, n. 62, 2017. p. 531-541.
5. MARTINS, L.; LAVOURA, T. Fundamentos teórico-filosóficos e suas determinações nas teorias pedagógicas da educação escolar. Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 2, n. Especial, p. 1-20, out. 2019.