AULA 04 O desenvolvimento da escrita: conteúdo, forma e destinatário na perspectiva da PHC

04 O desenvolvimento da escrita: conteúdo, forma e destinatário na perspectiva da PHC
Tema
O desenvolvimento da escrita: conteúdo, forma e destinatário na perspectiva da PHC
Docente
Maria Claudia Saccomani, Bruna Carvalho, Adriana Franco

SLIDES DA AULA

 

REFERÊNCIAS

1. FRANCO. A. de F., MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). [recurso digital] / Adriana de Fátima Franco, Lígia Márcia Martins. –Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2021. (leitura do capítulo 3)

2. MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIO, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, 2018.

3. SACCOMANI, M. C. S. (2019). A periodização histórico-cultural e o desenvolvimento da linguagem: contribuições ao trabalho pedagógico na educação infantil. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 1-24.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

2. MARSIGLIA, A. C. G.; SAVIANI, D. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 1,
2017.

3. MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

4. VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. tomo III. p. 183-206.
 

 

 

Informações sobre desconto de até 30% e disponibilidade de livros da Editora Autores Associados podem ser obtidas via WhatsApp no número +55 19 99601-3234