AULA 01 Introdução: a Pedagogia Histórico-Crítica como uma teoria pedagógica marxista

01 Introdução: a Pedagogia Histórico-Crítica como uma teoria pedagógica marxista
Tema
Introdução: a Pedagogia Histórico-Crítica como uma teoria pedagógica marxista
Docente
Dermeval Saviani
Instituição
UNICAMP

SLIDES - Prof. Saviani

 

REFERÊNCIAS

1. SAVIANI, Dermeval. "Marxismo, educação e pedagogia". In: SAVIANI, D. ; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar​. Campinas, Autores Associados, 2012, Cap. 3, p. 59-85.​

Obs.- quem não tiver acesso ao livro pode ler os artigos abaixo indicados, acessíveis na internet, a partir dos quais o referido capítulo foi elaborado:

1a. SAVIANI, D. "Marxismo e educação". ​Princípios​, Revista teórica, política e de informação, n. 82, dez./2005-jan./2006, p. 37-45.

1b. SAVIANI, D. Marxismo e pedagogia. ​Revista Histedbr On line​, v. 11 n. 41e: abr. 2011 (n. esp.), p. 16-27.

2. ​SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In: SAVIANI, D. ​Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano​: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019, Cap. 14, p. 227-243.​

Obs.- quem não tiver acesso ao livro pode ler o mesmo texto publicado na forma de entrevista, conforme a seguinte indicação:

2a. SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In: Interface (Botucatu) vol.21 no.62 Botucatu jul./set. 2017.
 

 

Informações sobre desconto de até 30% e disponibilidade de livros da Editora Autores Associados podem ser obtidas via WhatsApp no número +55 19 99601-3234