AULA 12 Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

12 Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Tema
Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Docente
Celi Taffarel, Joelma Albuquerque, Márcia Morschbacher

SLIDES

 

REFERÊNCIA

1. ALBUQUERQUE, J. de O.; TAFFAREL, C. N. Z. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico- superadora do ensino da Educação Física. ​POIÉSIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 14, n. 25, p. 52-70, jan./jul. 2020.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. ALVES, Melina Silva. ​Formação de professores e crise estrutural do capital: a necessidade histórica de uma formação para a transição de modo de produção e reprodução da vida. 2015. 350f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

2. COLAVOLPE, Carlos Roberto. ​Sociedade, Educação e Esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores. 2010. 235f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

3. COLETIVO DE AUTORES. ​Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

4. ORTEGA ESCOBAR, Micheli; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Cultura corporal e os dualismos necessários à ordem do capital. ​Boletim Germinal, ​n. 9, nov. 2009.

5. GAMA, Carolina Nozella; PRATES, Ailton Cotrim. Currículo e trato com o Conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. ​Revista Gesto e Debate, ​Campo Grande, ​v. 19, n. 5, p. 57-83, jun. 2020.

6. GAMA, Carolina Nozella. ​Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. 2015. 232f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

7. HACK, Cássia. ​Formação de professores e professoras de Educação Física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. 2017. 235f. ​Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

8. LAVOURA, Tiago Nicola. Natureza e especificidade da Educação Física na escola. POIÉSIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 14, n. 25, p. 99-119, jan./jul. 2020.

9. MELO, Flávio Dantas Albuquerque, LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da Educação Física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades e Inovação​, Revista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Palmas, ​v. 7, n. 10, p. 117-134, 2020.

10. MELO, Flávio Dantas Albuquerque. ​O trato com o conhecimento da educação física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

11. MORSCHBACHER, Márcia. ​Formação de Professores: proposições para a formação para o trabalho científico na Licenciatura em Educação Física. 2016. 363f. ​Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

12. MORSCHBACHER, Márcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projetos. ​Revista Trabalho Necessário​, Niterói, a. 13, n. 21, p. 48-78, 2015.

13. OLIVEIRA, Clara Lima de. ​Cultura corporal e desenvolvimento do pensamento teórico no quarto ciclo de escolarização (1º ao 3º anos do ensino médio) da abordagem crítico-superadora. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

14. ORTEGA ESCOBAR, Micheli. ​Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da pratica pedagógica: experiencia na disciplina escolar educação física. 1997. 195f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

15. TAFFAREL, ​Celi Nelza Zulke​. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da Educação Física: nexos e determinações. ​Nuances: ​estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016.

16. TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira. Conhecimento e capitalismo: os motivos pelos quais queremos fazer ciência. In: CHAVES-GAMBOA, Márcia; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio (Org.). ​Produção do conhecimento na Educação Física: ​balanços, debates e perspectivas. Maceió: Edufal, 2015. p. 153-175.