1. CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires. Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.
2. ROSA, Júlia Mazinini. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. Araraquara, Tese de Doutoramento em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, 2018. [CAPÍTULO 4].
1. DINIZ, Renato Eugênio da Silva; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Pedagogia Histórico-Crítica: princípios para a formação de professores de Ciências e Biologia. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.
2. GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados. 2014.
3. LIPORINI, Thalita Quatrocchio; PRESSATO, Daiany; COELHO, Leandro Jorge. Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.
4. LIPORINI, Thalita Quatrocchio. A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da pós-modernidade e do neoliberalismo. Bauru: Unesp, 2020 (Tese de Doutorado).