AULA 08 Educação Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

08 Educação Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Tema
Educação Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Docente
Régis Henrique Silva, Thiago Xavier de Abreu

SLIDES

Régis
Thiago

 

REFERÊNCIAS

1. PADILHA, A. M. L.; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. NUANCES. v.31, p.103 - 125, 2020.

2. SILVA, Régis Henrique dos Reis. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 78-89, jan. 2015. ISSN 1676-2584.

3. ABREU, T. X. de; DUARTE, N. Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. ​Revista Linhas​. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12-35, jan./abr. 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. ABREU, T. X. Cenas da formação de um professor de música: desafios docentes e caminhos teórico-práticos a partir da pedagogia histórico-crítica. In: Anais... IX Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação - MusE, v. 1, n. 1,
2019.

2. ABREU, Thiago Xavier de; DUARTE, Newton. A notação musical e a relação consciente com a música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar. ​Revista da Abem​, v. 28, p. 65-80, 2020.

3. ASSUMPÇÃO, M. de C.; DUARTE, N. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. ​Revista Educação em Questão​, v. 55, n. 44, p. 169-190, 2017.

4. ASSUMPÇÃO, M. de C. Catarse e individualidade na estética de György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. ​Revista HISTEDBR On-line​, Campinas, SP, v. 20, p. e020048, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8654562.