AULA 07 Ciências Humanas/Geografia e História: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

07 Ciências Humanas/Geografia e História: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Tema
Ciências Humanas/Geografia e História: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Docente
Marcos Antonio Campos Couto, Marcos Lima

SLIDES

Marcos Couto
Marcos Lima

 

REFERÊNCIAS

Leituras Obrigatórias

1. COUTO, Marcos A. C. (2017). Para a crítica da geografia que se ensina através dos livros didáticos. In TONINI, I. et all. O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina; p. 191-220.
2. SAVIANI, Dermeval. Conclusão: uma nova perspectiva para o curso de pedagogia. In: A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2012, [p. 127-137].
3. SAVIANI, Dermeval. História do presente e história do futuro: a crise estrutural do capitalismo, a educação e a escola do século XXI. In: História do tempo e tempo da história. Campinas-SP: Autores Associados, 2015, [p. 155-169].  

Leituras Complementares

1. DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.
2. MALANCHEN, J.; MATOS, N. da S. D. de.; PAGNOCELLI, C. (org.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas-SP: Armazém do Ipê, 2016.    
3. OLIVEIRA, Betty (org.); DUARTE, Newton. A socialização do saber escolar. 5ª edição. São Paulo: Cortez; Campinas-SP: Autores Associados, 1990.   
4. SANFELICE, J. L. Sala de aula: intervenção no real. In: MORAIS, Regis de. Sala de aula: que espaço é esse? 15ª ed. Campinas-SP: Papirus, 1988. 
5. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas-SP: Autores Associados, 2009a.
6. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41ª edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2009b. 
7. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2012a.
8. SAVIANI, Dermeval. O debate teórico e metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. In: História e história da educação: o debate teórico-metodológica atual. 4ª edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2010, [p. 7-17]. 
9. SAVIANI, Dermeval. História do tempo e tempo da história. Campinas-SP: Autores Associados, 2015, [Capítulo I: Da história do tempo ao tempo da história; Capítulo XI: Sentido e busca da excelência na história da educação brasileira].  
10. SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas-SP: Autores Associados, 2010. 
11. WACHOWICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática.  3ª ed. Campinas-SP: Papirus, 1995.

 

Informações sobre desconto de até 30% e disponibilidade de livros da Editora Autores Associados podem ser obtidas via WhatsApp no número +55 19 99601-3234