Aula 13 A educação infantil e a formação omnilateral de um ser humano educado para relações igualitárias, solidárias e colaborativas

A educação infantil e a formação omnilateral de um ser humano educado para relações igualitárias, solidárias e colaborativas

TEMA

A educação infantil e a formação omnilateral de um ser humano educado para relações igualitárias, solidárias e colaborativas

 

DOCENTES

Profa. Soraya Conde (UFSC);

Ângela Druzian (SME Limeira);

Janaína de Souza Silva (Unicamp / SME Limeira);

Juliana Bueno da Silva Garcia (SME Limeira);

Mediadora: Carolina Pichetti

 

Slides da aula 13

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LISTA DE PRESENÇA DA AULA 13

REFERÊNCIAS

1.  CONDE, S. F.; HERMIDA, J. ; BARBOSA, I. G. . Da infância abstrata à criança real na contemporaneidade: do luto à luta. REVISTA POLYPHONÍA, v. 32, p. 6-16, 2021.

2. CONDE, S. F.; HERMIDA, J. Pedagogia Histórico Crítica e posicionamento ativista transformador na Educação Infantil. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 8, p. 1-18, 2021.

 

Bibliografia Complementar

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. da; VAROTTO, M.;. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

CONDE, S. F.; BOEMER, J. A auto-organização infantil potencialidade para a formação humana. NOVA REVISTA AMAZÔNICA, v. VIII, p. 113-129, 2019.

CONDE, S. F.. As condições de trabalho dos professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil. NUANCES , v. 29, p. 165-177, 2018.

CONDE, S. F.; SILVA, M. R. Persistência do trabalho infantil ou da exploração do trabalho infantil. ROTEIRO, v. 45(2020), p. 1-20, 2020.

CONDE, SORAYA FRANZONI; COSTA, M. Contribuições da pedagogia socialista para a educação da infância no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 47, p. 887-906, 2019.

DUARTE, N. Capítulo 5: Educação Escolar e Formação Humana Omnilateral na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica. In: Crise capitalista e educação brasileira. José Claudinei Lombardi - Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradutor Rubens Eduardo Frias. 2a Ed. - São Paulo: Centauro, 2004.

LIMEIRA. Currículo da Educação Infantil: Indivíduo e Sociedade. In: Currículo da Rede Municipal de Educação de Limeira-SP: Secretaria Municipal de Educação. JOM: 29/12/2016. Revisado em 2019.

PISTRAKE, Moysés. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo . Brasiliense, 1971.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Traduzido do original russo, publicado no Boletim da Universidade de Moscou, Série 14, Psicologia, 1986, No. 1, por A. A. Puzirei e gentilmente cedido pela filha de Vigotski, G. L. Vigotskaia. Tradução: Alexandra Marenitch; assistente de tradução: Luís Carlos de Freitas; revisão técnica: Angel Pino.radutora: Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Julho/00.