Aula 13 A educação infantil e a formação omnilateral de um ser humano educado para relações igualitárias, solidárias e colaborativas
TEMA
A educação infantil e a formação omnilateral de um ser humano educado para relações igualitárias, solidárias e colaborativas
DOCENTES
Profa. Soraya Conde (UFSC);
Ângela Druzian (SME Limeira);
Janaína de Souza Silva (Unicamp / SME Limeira);
Juliana Bueno da Silva Garcia (SME Limeira);
Mediadora: Carolina Pichetti
Slides da aula 13
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REFERÊNCIAS
Bibliografia Complementar
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. da; VAROTTO, M.;. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
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CONDE, S. F.. As condições de trabalho dos professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil. NUANCES , v. 29, p. 165-177, 2018.
CONDE, S. F.; SILVA, M. R. Persistência do trabalho infantil ou da exploração do trabalho infantil. ROTEIRO, v. 45(2020), p. 1-20, 2020.
CONDE, SORAYA FRANZONI; COSTA, M. Contribuições da pedagogia socialista para a educação da infância no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 47, p. 887-906, 2019.
DUARTE, N. Capítulo 5: Educação Escolar e Formação Humana Omnilateral na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica. In: Crise capitalista e educação brasileira. José Claudinei Lombardi - Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradutor Rubens Eduardo Frias. 2a Ed. - São Paulo: Centauro, 2004.
LIMEIRA. Currículo da Educação Infantil: Indivíduo e Sociedade. In: Currículo da Rede Municipal de Educação de Limeira-SP: Secretaria Municipal de Educação. JOM: 29/12/2016. Revisado em 2019.
PISTRAKE, Moysés. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo . Brasiliense, 1971.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Traduzido do original russo, publicado no Boletim da Universidade de Moscou, Série 14, Psicologia, 1986, No. 1, por A. A. Puzirei e gentilmente cedido pela filha de Vigotski, G. L. Vigotskaia. Tradução: Alexandra Marenitch; assistente de tradução: Luís Carlos de Freitas; revisão técnica: Angel Pino.radutora: Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Julho/00.