AULA 09 Conteúdo e prática da educação física para os anos iniciais do ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas fundamentais da educação física


SLIDES DA AULA

Mediador:

Tiago Nicola Lavoura (Uesc - Ilhéus)

 

Palestrantes:

Melina Alves (UFPB)

David Romão Teixeira (UFRB)

Vicente Cabrera Calheiros (UFT)

 

Leitura sugerida:

LAVOURA, Tiago Nicola; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira; MELO, Flávio Dantas de Albuquerque. Ensino da cultura corporal na abordagem crítico-superadora: natureza e especificidade. In: MARCASSA, Luciana Pedrosa; ALMEIDA JÚNIOR, Admir Soares; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Ensino da educação física e formação humana. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. https://drive.google.com/drive/folders/1PhaVDE_SBjUbZSfZPn997HrW22CFJa8K?usp=sharing

 

Leitura complementar:

GAMA, Carolina Nozella; PRATES, Ailton Cotrim. Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. GESTO-Debate, Campo Grande, v. 19, n. 05, p. 57-83, jun. 2020. Disponível em: https://static.s123-cdn-static-c.com/uploads/1154357/normal_5ee77f237467c.pdf .

MELO, Flávio Dantas Albuquerque; LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 117-134, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2338 .

LAVOURA, Tiago Nicola; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira; MELO, Flávio Dantas de Albuquerque. Ensino da cultura corporal na abordagem crítico-superadora: natureza e especificidade. In: MARCASSA, Luciana Pedrosa; ALMEIDA JÚNIOR, Admir Soares; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Ensino da educação física e formação humana. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.

 

Bibliografia complementar:

ALBUQUERQUE, J. de O.; TAFFAREL, C. N. Z. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico- superadora do ensino da Educação Física. POIÉSIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 14, n. 25, p. 52-70, jan./jul. 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/8965.

CALHEIROS, Vicente; FERREIRA, Liliana Soares. A educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021028, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659287. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659287.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Relatório de Pesquisa. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Transcrição: Ana Rita Lorenzini. Auditório do CESEFE-ESEF-UPE, Recife, p. 160-175, 7 de maio 2001.

GAMA, Carolina Nozella; PRATES, Ailton Cotrim. Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. GESTO-Debate, Campo Grande, v. 19, n. 05, p. 57-83, jun. 2020. Disponível em: https://static.s123-cdn-static-c.com/uploads/1154357/normal_5ee77f237467c.pdf .

MACIEIRA, Jeimison de Araújo; CUNHA, Fernando José de Paula Cunha, XAVIER NETO, Lauro Pires (Org). Livro Didático Público Educação Física. Prefeitura Municipal de João Pessoa. 2012.

MELO, Flávio Dantas Albuquerque; LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 117-134, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2338

TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, C. N. Z. . Os objetos de ensino e a seleção dos conteúdos escolares: reflexões a partir dos estudos sobre a Educação Física. In: MARSIGLIA, Ana Carolina G.; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira; COSTA, Larissa Quanchio; LAVOURA, Tiago Nicola. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. 1ed.Campinas-SP: Autores Associados, 2021, v. 1, p. 61-82.

Teixeira, D. R; Beltrão, J. A; Oliveira, M. M. Futebol na Educação Escolar: o que se ensina? O que se aprende? IN: Oliveira, A. F.S; Haiachi, M. C.. Futebol & seus contextos. 1ª ed. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023, p. 149-171.