AULA 02 Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia histórico-crítica para a idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais
SLIDES DA AULA 02
Mediadora:
Juliana Pasqualini (Unesp - Araraquara)
Palestrantes:
Célia Regina Silva (Unesp - Bauru);
Raquel Elisabete de Oliveira (Diretora de escola municipal em Jundiaí)
Leituras sugeridas:
MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Cad. Pess. São Luís, v.23, n.2, mai/ago 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5346
OLIVEIRA, Raquel Elisabete. Princípios histórico-críticos para a formação da Atividade de Estudo na idade escolar. In: O estudo na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à prática pedagógica histórico-crítica. 2023 (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2023. p. 190-193. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/250983
Bibliografia complementar:
ELKONIN, D. B. Capacidades intelectuais dos alunos dos anos iniciais do nível fundamental e o conteúdo da aprendizagem. In: PUENTES, R. V. L.S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João, 2023.