AULA 04 Conteúdo e prática da alfabetização e ensino de línguas para os anos iniciais do ensino fundamental
SLIDES DA AULA
Mediadora:
Luciana Coutinho UFSCar - Sorocaba);
Palestrantes:
Francisco Mazzeu (Unesp / Araraquara);
Janaína de Souza (SME - Limeira / PPGE Unicamp)
Leituras sugeridas:
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; e SAVIANI, Dermeval. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 3, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815>
MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, 2018. <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572018000200337&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >
Bibliografia Complementar:
BAJARD, Élie. O signo gráfico, chave da aprendizagem da escrita. Ensino em Re-Vista, [s. l.], 5 ago. 2016. ISSN 19831730. DOI 10.14393/ER-v23n1a2016-12. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/35412. Acesso em: 1 out. 2023.
BRAGA, A. C. ; MAZZEU, F. J. C. O analfabetismo no Brasil: lições da história. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 21, p. 24-46, 2017.
COELHO, I. T.; MAZZEU, F. J. C. Notas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2576–2593, 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9210 .
COSTA, B. M. P,; MAZZEU, F. J. C. ; TAMIÃO, M. C. O. ; OLIVEIRA, S. S. . Recomposição da aprendizagem na alfabetização: caminhos possíveis. In: Adilson Tadeu Basquerote. (Org.). A educação enquanto fenômeno social: Perspectivas atuais. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2023, v. 2, p. 239-250. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/a-educacao-enquanto-fenomeno-social-perspectivas-atuais-2. Acesso em: 1 out. 2023.
DANGIÓ, Meire Cristina dos Santos [UNESP]. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. [s. l.], 31 ago. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151576. Acesso em: 3 out. 2023.
DOMÍNGUEZ, L. G. ; MAZZEU, F. J. C. ; POROLONICZAK, J. . Contribuição para a análise do método cubano de alfabetização “yo, sí puedo” (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 11, p. 2517-2537, 2016.
DUARTE, Elaine Cristina Melo. A alfabetização como ingresso no mundo da cultura escrita: contribuições de Antônio Gramsci para os estudos sobre alfabetização na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Repositório Institucional UNESP, Araraquara, 2022.
FRANCO. A. de F., MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). [recurso digital] / Adriana de Fátima Franco, Lígia Márcia Martins. –Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2021. Disponível em: https://phillosacademy.com/palavra-escrita-vida-registrada-em-letras.
LAZARETTI, Lucineia Maria; SACCOMANI, Maria Claudia da Silva. DOS BALBUCIOS ÀS PALAVRAS: o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da perspectiva histórico-cultural. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 30, n. 01, 2021. DOI: 10.14295/momento.v30i01.13131. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13131 . Acesso em: 5 fev. 2024.
MAZZEU, F. J. C.; DARIUS, R. P. P. ; PRIOSTE, C. Aplicativos móveis para alfabetização e o papel dos educadores: apontamentos para uma análise crítica. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 1, p. 42-54, 2018.
MAZZEU, F. J. C.; FRANCIOLI, F. A. S. Os conteúdos da alfabetização: elementos para um debate curricular. Revista Espaço do Currículo, v. 2, p. 219-233, 2018.
SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Araraquara, 2018. 342 f.
SCHAFF, A. Introdução à semântica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. (Coleção Perspectivas do homem).
SCHAFF, A. Linguagem e conhecimento. Lisboa: Livraria Almedina, 1974. (Colecção Almedina).
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017. 373 p.