AULA 08 Conteúdo e prática do ensino de artes para os anos iniciais do ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas fundamentais do conhecimento artístico


SLIDES DA AULA

Mediador:

Patric Oberdan

 

Palestrantes:

Thiago Xavier de Abreu (UFG)

Janedalva Pontes Gondim (Univasf)

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Udesc)

 

Leituras sugeridas:

ABREU, Thiago Xavier de. Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o desenvolvimento da prática educativa: educação estética. (Link do PDF)

FONSECA da SILVA, M. C. R.; OLIVEIRA, V. L. A teoria estética de Lukács e a formação de professores de Artes Visuais. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 23, p. 71-88, 2021. Disponível em A TEORIA ESTÉTICA DE LUKÁCS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS | Cadernos de Pesquisa em Educação (ufes.br)

 

Bibliografia Complementar:

LEITÃO, Juliana Oliveira. A especificidade do ensino de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2019 93 f. Disponível em: A especificidade do ensino de arte na perspectiva da pedagogia histórico-crítica (unesp.br)

CASTRO, U.; COSTA, A. de C.; PAES, P. C. D. A arte como disciplina epistêmica no ensino básico. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 29, n. 61, p. 287–304, 2019. DOI: 10.18675/1981-8106.vol29.n61.p287-304. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13165

PAES, Paulo Cesar Duarte; OZORIO, Jusimara Clara. Arte na escola: objetivação e liberdade. Educação, Artes e Inclusão. vol 17. Número único, 2021. ISSN 1984.3178. DOI http://dx.doi.org/10.5965/19843178172021e0020. Disponível em: Vista do Arte na escola: objetivação e liberdade (udesc.br)

SCHLICHTA, Consuelo. Os Conteúdos Escolares de Arte à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: por que os clássicos na escola? Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 18, v.23, n. 54, p. 54 - 70, 2021. Disponível em Vista do OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE ARTE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POR QUE OS CLÁSSICOS NA ESCOLA? (ufes.br). Acesso em: 15 de abr. de 2023