AULA 06 Conteúdo e prática das ciências da sociedade (História e Geografia) para os anos iniciais do ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas fundamentais para o entendimento histórico, social e territorial da humanidade


SLIDES DA AULA

Mediadora:

Vanessa Campos Mariano Ruckstadler (Uenp)

 

Palestrantes:

Rodrigo Sarruge Molina (UFES)

Vera Alves Crispim Capucho (SME - Araçoiaba da Serra / SP; PPGEd UFSCAR)

Lígia Aparecida Ramos (SEDUC - Ipaussu / SP)

Marcos Antonio Campos Couto (UERJ)

 

Leituras sugeridas:

ASSIS, G. A. de; RUCKSTADTER, V. C. M.; NODA, M. Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666523. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666523

COUTO, M. A. C. O ensino de Geografia na perspectiva histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023050, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8661936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661936

 

Bibliografia complementar:

MOLINA, R. S.; BORDIGNON, T. F. A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 89–109, 2022. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/13951

COUTO, Marcos Antonio Campos. PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Revista Tamoios, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 285–298, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.77653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/77653

COUTO, M. A. C.; LIMA, M. Pedagogia Histórico-Crítica: Ciência, Currículo e Didática. AULA 07 Ciências Humanas/Geografia e História. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LYdvQT-wpe0