ABREU, Thiago Xavier de; DUARTE, Newton. A notação musical e a relação consciente com a música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar. Revista da Abem, v. 28, p. 65-80, 2020. (novo)
SILVA, R. H. dos R. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 78-89, jan. 2015.
ABREU, T. X. de; DUARTE, N. Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12-35, jan./abr. 2019.
SANTOS, I. R. dos; SILVA, R. H. dos R. Crítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 906-924, dez. 2017.
BARROCO, S. M. S. Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e educação especial: em defesa do desenvolvimento da pessoa com e sem deficiência. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, p. 169-196, 2011.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na educação do campo, 2013. (Conferência proferida no II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no campo – Educação do Campo: conteúdo e método. São Carlos, 16 de outubro de 2013).
BUENO, Juliane Zacharias. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
BUENO, Juliane Zacharias. Ética marxista e formação moral na escola. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. São Paulo: Autores Associados, 2011, p. 91-100.
ABREU, T. X. Cenas da formação de um professor de música: desafios docentes e caminhos teórico-práticos a partir da pedagogia histórico-crítica. In: Anais... IX Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação - MusE, v. 1, n. 1, 2019.
ASSUMPÇÃO, M. de C.; DUARTE, N. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 44, p. 169-190, 2017.