AULA 04 A Pedagogia Histórico-Crítica e a questão do Currículo: é possível a superação dialética das dimensões teóricas e práticas?

AULA 04
Tema
A Pedagogia Histórico-Crítica e a questão do Currículo: é possível a superação dialética das dimensões teóricas e práticas?
Docente
Julia Malanchen e Luciana Coutinho
Instituição
UNICAMP

LISTA DE PRESENÇA https://cutt.ly/lista22out

Slides utilizados na aula:

 

Leituras:

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, 2016. (nova indicação)

MALANCHEN, J. A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. Araraquara, Tese de Doutoramento em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, 2014.

(leitura do Capítulo 4)

JACOMELI, M. R. M.; COUTINHO, L. C. S. O Trabalho Didático na História da Educação Brasileira: uma abordagem histórico-pedagógica. In SOUZA, A. A. A de; CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S. P. (Orgs.). O Trabalho Didático em Exame. Campo Grande, MS: Life Editora/Editora UEMS, 2015.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico, 6ª ed. Campinas, Autores Associados, 2010.

MALANCHEN, J. Cultura, Conhecimento e Currículo: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2019.

COUTINHO, L. C. S. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. Campinas, Tese de Doutoramento em Educação, UNICAMP, 2013.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica na Educação do Campo. In: BASO, Jaqueline; SANTOS NETO, José Leite; BEZERRA, Maria Cristina. Pedagogia Histórico-Critica e Educação no Campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. 

SAVIANI, D. Escola e democracia. 43ª ed. Campinas, Autores Associados, 2018.

DUARTE, Newton. A teoria da atividade como fundamento para a educação escolar. Conferência proferida no I Congresso Internacional sobre a teoria histórico-cultural e XI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, em 9 de agosto de 2012 (disponível no Youtube). 

PASQUALINI, Juliana C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. 2010. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação Escolar)-Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara.

D’AGOSTINI, A.; TRITTON, M. Formação de professores e prática pedagógica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. In: SANTOS, C. F. dos. Crítica ao esvaziamento da educação escolar (Org.). Salvador: EDUNEB, 2013, p. 159-180.

VIANA, M. L. D. A relação teoria e prática. Afinal, qual o lugar da prática na formação de professores?. In: SANTOS, C. F. dos. Crítica ao esvaziamento da educação escolar (Org.). Salvador: EDUNEB, 2013, p. 181-205.