AULA 07 Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o desenvolvimento da prática educativa: educação infantil

AULA 07
Tema
Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o desenvolvimento da prática educativa: educação infantil
Docente
Jorge Fernando Hermida e Soraya Conde
Instituição
UNICAMP

LISTA DE PRESENÇA https://cutt.ly/lista12nov

 

Slides:

Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

 

Leituras:

SAVIANI, D. Capítulo 1 - Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. revisada. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da Pedagogia Histórico-crítica hoje. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano. Novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano. Novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

HERMIDA, J. F. História social da criança proletária: Contribuições da obra de Friedrich Engels para a compreensão do tema (no prelo).

CONDE, S. F. A. Escola e a Exploração do Trabalho Infantil na Fumicultura Catarinense.  Florianópolis, SC. Editora Em Debate. Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. (cap.1).

FACCI, M. G. D. (orgs.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas : Autores Associados, 2016.

MARSIGLIA, A. C. G.; SACCOMANI, M. C. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, L. M., ABRANTES, A. A., MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. 1. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

NOSELLA, P. A Linha vermelha do planeta infância: o socialismo e a educação da Criança. In: FREITAS, M. C.; KUHLMANN JUNIOR, M. (Orgs.) Os Intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.