Inspectoria Geral do Ensino do Paraná - A Instrucção no Paraná  1922

Data: 1922

Autor: Dr. Caetano Munhoz da Rocha

Editora: Inspectoria Geral do Ensino do Paraná – Revista “O Ensino”

Anno II – Num. 2 – Ps. 163 - 174

 

Assunto: A Instrucção no Paraná

 

 

A Instrucção no Paraná

 

São da Mensagem de S. Ex. o Snr. Dr. Caetano

Munhoz da Rocha as informações que se seguem, rela-

tivas a Instrucção Publica do Paraná no anno de 1922.

 

 

            Se em relação ao ensino publico, no anno passado, os resultados alcançados foram de molde a corresponder aos esforços de meu governo e a satisfazer os desejos do povo paranaense, no actual os fructos colhidos não foram menos apreciáveis, pois a instrucção alargou-se a muitos municipios que até então pouco ou quasi nada usufruiam das suas vantagens e firmou-se de vez em outros onde os algarismos não correspondiam á despesa respectiva ou então representavam cifras que não traduziam a expressão da verdade.

 

            O que caracterisa e distingue o actual apparelho escolar é a presteza de seu funccionamento; desse modo tem o Governo absoluta certeza de que as escolas funccionam e ensinam. O numero dos que aprendem as primeiras letras é já consideravel e nesse caminhar alcançar-se-á dentro em breve logar saliente na escala dos demais Estados que porfiam em conquistar o primeiro posto na lucta engrandecedora da instrucção popular.

 

            A’s escola publica do Paraná está confiado, na hora presente, um logar de merito, merito que se integraliza no bem que proporciona a mais de um terço de sua população infantil de 7 a 12 annos, e a mais de mil adultos, operarios e soldados; os primeiros usufruem, na idade propicia, o necessario preparo para o primeiro apparelhamento da lucta pela vida e os segundos recuperam na mocidade o quinhão que deixarão de receber na infancia e ao qual tinham direito por força de lei e em virtude dos principios básicos do regimento. No primeiro caso o governo cumpre com  o seu dever e realiza a promessa da sua acção administrativa. No segundo, vae alem, corrigindo males que é preciso afastar em tempo para se preparar o futuro da Nação.

            A lucta contra o analphabetismo representa na hora actual a maior aspiração do povo brasileiro. Intensifical-a de um modo efficaz e pratico, eqüitativamente, de maneira a não se abandonar o sertão por um excesso de zelo e, conseqüentemente, de despesa, nas cidades, tal deve ser a directriz que se impõe aos governos.

 

            Não sendo possível dar a todos uma instrucção integral, que ao menos se ensine a ler e escrever. Impõem-se para isso, medidas radicaes tendentes a canalizar todas as economias possíveis para tão elevado alcance.

 

            O ensino publico, deve ser, pois, encarado sob este duplo aspecto: diffusão intensiva e aproveitamento maximo do orçamento para tal fim consignado. Não convem ao Estado um apparelho de luxo, conseqüentemente caro.

 

            Para garantir a formação do professorado, o meu governo resolveu levantar o edifício básico que é a Escola Normal, que funccionará sob os moldes inteiramente diversos dos que até então eram adoptados. O sacrificio exigido para tão elevada despesa já está feito. O aproveitamento que delle resultará será verdadeiramente precioso.

 

            Estabelecida a forma pela qual se garante o preparo do pessoal que deve reger as escolas, cumpre providenciar sobre o regular e efficaz funccionamento desta, cuja capacidade de trabalho garanta pleno exito. Esse regular e efficaz funccionamento tem a sua condição de viabilidade no orgão dirigente e fiscal, sobre o qual pesa a responsabilidade de fazer funccionar o apparelhamento escolar, de accordo com as necessidades dos differentes municipios e tendo em vista o seu maximo aproveitamento. Para conseguir esse ideal deve agir sem peias, guiado exclusivamente pelo desejo de corresponder á espectativa popular, visando, por tanto, o interesse maximo que é a alphabetização.

 

            Pensar desse modo e agir desse modo tal tem sido o caminho percorrido pelo meu governo.

 

            Os dados estatisticos que tenho a honra de offerecer testemunham essa affirmativa.

 

            Não dispoz o governo no anno findo de recursos maiores para custear o seu apparelho escolar. A verba consignada no orçamento foi quasi a mesma do exercicio precendente.

 

            No anno precedente, conforme expuz na minha mensagem, os resultados colhidos com a reforma do ensino tinham duplicado em relação aos annos anteriores. No actual alcançaram-se novas vantagens: um funccionamento mais regular e um augmento de matricula de 3.469 o que deu uma media de 50 alumnos por classe.

 

            Chegou-se em 1922 ao maximo do que uma escola póde produzir, porque o augmento de matricula e freqüência correspondeu um aproveitamento proporcional.

 

            O numero de creanças que se matriculam analphabetas em nossas escolas ultrapassa de 13.000 e o das que aprednderam a ler, a julgar pelo que está apurando a Inspectoria Geral, deve attingir a 7.500.

 

            Não sendo possível ao Estado cumprir escrupulosamente com o que preceitua o regimento republicano,o ensino gratuito a todas as classes sociaes,_pois isso acarretaria despesas que os seus orçamentos absolutamente não comportam, municípios há onde as populações, na falta das escolas publicas, se cotejam para custear escolas particulares e deste modo mantêm-se innumeros estabelecimentos, muitos dos quaes adoptam ou procuram adoptar os methodos, programmas e livros officializados.

 

            Já é respeitável o numero das crianças que freqüentam taes escolas, correspondendo quase a um terço das que são amparadas pelo Governo do Estado. E’ verdadeiramente auspicioso tal acontecimento, pois delle se evidencia que qualquer disposição de lei determinando a obrigatoriedade do ensino, seria uma verdadeira afronta atirada a um povo que assim comprehende a necessidade da instrucção.

 

            As estatísticas a este respeito levantadas pela Inspectoria dão ao ensino particular a matricula de 10.568 creanças , sendo possível que ainda haja escolas que não foram registradas.

 

            O ensino official é representado por 34.274 alumnos matriculados nas escolas primarias do estado, sendo 8.189 na Capital e 26.085 no interior. Resta ainda accrescentar a esse numero os alumnos que freqüentam os estabelecimentos mantidos pelo Departamento do povoamento do Solo, e que attingem a 685 e os que freqüentam a Escola de Aprendizes Artífices em numero de 221.

 

            O total, poia, geral é de 45.748 representado pelos seguintes algarismos:

 

            Alumnos mantidos pelo governo do Estado . . 34.274

           Alumnos mantidos pelo povoamento do Solo . . . 685

           Escola de Aprendizes Artífices. . . . . . . . . . . . . . . 221

           Alumnos de Escolas particulares . . . . . . . . . . .10.568

                                                                                     ______

                                                                     TOTAL . . 45.748

 

            A tabella anexa distribue pelos 52 municipios do Estado os alumnos mantidos pelo Governo e os que freqüentam escolas particulares, podendo-se comparar o movimento de 1921 com o de 1922.

 

            O município da Foz do Iguassú não teve, durante o anno de 1922, uma só escola em funcionamento. A única existente deixou de prestar serviços porque a respectiva profesora esteve ausente.

 

            Há necessidade de se cuidar do ensino nesse longínquo município paranaense. O Governo, porém, não tem encontrado professores que queiram ir para lá, talvez devido á falta de transporte e mesmo de recursos, tão cara é a vida naquellas paragens.

 

            Havendo diversos núcleos de população escolar além de sede, seriam necessários, pelo menos, 10 professores para accudir ás necessidades mais urgentes e só se os poderá conseguir mediante ordenados convidativos.

 

            Outro obstáculo a vencer, e que procurarei remover, é a falta de casas.

 

            Os municípios que mais avultam em relação a matricula, além da capital, são os de Ponta Grossa, Paranaguá, S. José dos Pinhaes, Campo Largo, Prudentopolis, Lapa, Antonina, Rio Negro, Santo Antonio do Imbituva, Tamandaré e Morretes.

 

            Os que mais necessitam de escolas são: Clevelandia, Conchas, Assunguy de Cima, Serro Azul, Jacarezinho, Carlopolis, Santo Antonio da Platina, Reserva, Tibagy, São Jerônimo, Thomazina, S. José da Boa Vista e S. Pedro de Mallet.

 

            O augmento de mais de duzentas escolas, que se poderia realizar a medida dos recursos do Thesouro, viria colocar o Estado em condições de satisfazer as necesidades mais urgentes e de resolver, em grande parte, dentro de poucos annos, o magno problema da extincção do analphabetismo.

 

            Movimento de Matricula por Municípios durante os annos de 1921 e 1922 nos estabelecimentos públicos e particulares.

ANNO DE 1921

ANNO DE 1922

 

MUNICIPIOS

Grupos

Escola

Pub.

TOTAL

Escola

Part.

TOTAL

GERAL

Grupos

Escola

Pub.

TOTAL

Escola

Part.

TOTAL

GERAL

Curityba

3.556

 3 775

7 331

4.403

11.734

  4.312

 3.887

8 189

4.566

12.755

Araucária

 

    794

   794

   179

     972

 

    762

   762

   260

  1.022

Antonina

   233

    502

   735

   169

     904

     176

    408

   590

   280

     870

Assunguy

 

    156

   156

 

     156

 

    122

   122

 

     122

Bocayuva

 

    375

   375

    

     375

 

    406

   406

 

     406

Campina Grande

 

    488

   488

     24

     512

 

    532

   532

 

     532

Campo Largo

   198

    959

1 167

 

  1.157

     198

 1.163

 1.361

 

  1 361

Castro

   216

    166

   382

   391

     778

     360

    359

   719

    278

     997

Clevelandia

 

    135

   135

     11

     146

 

      65

     65

        

       65

Colonia Mineira

 

    155

   155

 

     155

 

    122

   122

 

     122

Colombo

 

    393

   393

     59

     457

 

    513

   513

    151

     664

Conchas

 

    104

   104

 

     104

 

      49

     49

 

       49

Carlopolis

 

    149

   149

 

     149

 

      98

     98

 

       98

Deodoro

 

    449

   449

 

     449

 

    524

   524

 

     524

Entre Rios

 

    386

   386

     67

     453

 

    401

   401

      20

     421

Foz do Iguassú

 

    111

   111

     99

     210

 

 

 

 

 

Guarakessaba

 

    428

   428

     12

     410

 

    314

   314

 

     314

Guarapuava

   150

    362

   512

    300

     821

    145

    377

   522

    350

     872

Guaratuba

 

    330

   330

 

    330

 

    252

   252

 

     252

Iraty

 

    472

   472

     43

    515

 

    511

   511

    175

     686

Jacarézinho

   221

 

   221

 

    221

    228

    112

   340

      58

     398

Jaguariahyva

   289

    319

   608

     97

    705

    283

    315

   598

 

     598

Lapa

   198

    626

   824

    159

    983

    290

    763

1.053

    110

  1.163

Morretes

   214

    622

   836

      21

    857

    156

    583

   739

      39

     778

Marumby

 

      92

     92

 

      92

 

    179

   179

 

     179

Palmas

  

    296

   296

 

    296

 

    498

   498

    153

     651

Palmeira

   125

    666

   791

    171

    962

    126

    554

   680

    338

     892

Palmyra

 

    216

   216

 

    216

 

    119

   119

    

     119

Paranaguá

   467

    882

1.349

    635

 1.934

    474

 1.206

 1.680

    543

  2.223

Prudentopolis

 

    711

    711

    703

 1.414

 

    829

 

 

 

Pirahy

 

    355

    355

      16

    371

 

    458

   458

    332

     490

Ponta Grossa

   595

    842

 1.437

    971

 2.408

    617

    722

1.339

    991

  2.330

Porto de Cima

 

    125

    125

 

    125

 

    141

    141

 

     141

Reserva

 

 

 

 

 

 

    225

    225

 

     225

Ribeirão Claro

 

    137

    137

     12

    149

 

    282

    282

      43

     325

Rio Branco

 

    438

    438

 

    438

 

    424

    424

 

     424

Rio Negro

   289

    351

    640

    362

 1.008

    360

    522

    812

    426

  1.268

S. Antonio do Imbituva

   110

    704

    814

 

    614

    284

    633

    917

      16

     933

S. Jeronymo

 

 

 

 

 

 

    214

    214

 

     214

S. João do Triumpho

 

    295

    295

 

    295

 

    407

    407

 

     407

S. José da Boa Vista

 

    184

    184

 

    184

 

    166

    166

        8

     174

S. José dos Pinhaes

   162

 1.494

 1.656

    132

 1.781

    136

 1.336

 1.494

    260

  1.759

S. Pedro de Mallet

 

    163

    163

    163

    326

 

    192

    192

    321

     513

Serro Azul

 

      91

      91

 

      91

 

    285

    285

      22

     307

S. Matheus

 

    273

    273

    433

    706

    170

    200

    379

    121

     593

S. Antonio da Platina

 

      26

      26

 

      26

 

    273

    273

 

     273

Tamandaré

 

    718

    718

      23

    741

 

    800

    800

      42

     842

Teixeira Soares

 

    203

    203

 

    203

 

    366

    366

      15

     381

Thomazina

 

    363

    363

 

    263

 

    614

    614

 

     614

Tibagy

  142

    502

    644

 

    644

    169

    361

    530

 

     530

União da Victoria

  178

    252

    430

 

    430

    177

    271

    448

        8

     456

Ypiranga

 

    822

    822

 

    822

 

    711 

    711

    280

     991

 

7 838

22 975

30.805

 9.664

49.469

8.594

25.690

34.274

10.568

44.812

 

                                                Escolas mantidas pelo Povoamento do Solo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 685

                                                Escola de Aprendizes Artífices . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 221

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mobiliário Escolar

 

                O Estado continua a fornecer moveis, utensílios e material didactico para todos os grupos e escolas isoladas.

 

            Em muitos municípios todos os alumnos recebem o material indispensável para o ensino, ficando, portanto, os Paes exonerados dessa despesa.

 

            O fornecimento é feito com toda a regularidade e tende a melhorar de dia para dia.

 

Caixas Escolares

 

            Funcionaram durante o anno 27 grupos escolares, sendo seis na capital,as dos grupo 19 de Dezembro, Presidente Pedrosa, Cruz Machado, Tiradentes, Xavier da Silva, Rio Branmco, e oito no interior, as dos grupos de Paranaguá, São Matheus, Antinina, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, Lapa e Campo Largo.

 

O seu movimento accusa o saldo de 6:004$200, pertencendo 2:821$500 as caixas da Capital e 3:182$700 as do interior.

 

Grupos Escolares

 

            Funccionaram durante o anno 27 grupos escolares, 2 cursos intermediários e 4 jardins de infância, num total de 170 classes com a matricula de 8.594 alumnos.

 

            Os grupos da capital alcançaram a matricula de 4 312 e os do interior a de 4 282.

 

            Foi installado o grupo escolar de S. Matheus e augmentaram ao todo 19 classes.

 

            Nos grupos da Capital matricularam-se 1.587 alumnos analphabetos e aprenderam a ler, passando para a 2o. serie 985 alumnos, o que dá uma porcentagem de promoção de 62%.

 

            Nos grupos do interior essa matricula foi de 2. 194 e a promoção de 1. 153. A porcentagem de promoção de 1. 153. A porcentagem de promoção foi de 52%.

Escolas isoladas

 

            As 507 escolas isoladas que funcionaram em 1922 accusam a matricula de 21.803, pertencendo 66 ao município da Capital com a matricula de 3.877. Dessas escolas 8 eram para operários, que matricularam-se em numero de 431 e 8 regimentaes, cuja matricula attingiu a 829 alumnos.

 

                A média geral de matricula foi, de 43 alumnos.

 

Educação Physica

 

            Para poder dar ao programma de educação physica as escolas primarias uma execução compatível com o fim que visa, poz o Governo á disposi;cão da Inspectoria Geral do Ensino o Tenente Aristóteles Xavier, Da Força Militar do Estado, incumbindo-o de realizar esse serviço nos grupos escolares desta Capital.

 

            Os resultados colhidos com tal medida foram satisfactorios, sendo de esperar que da acção combinada do instructor e do inspector medico, resultem benficios para o desenvolvimento physico da nossa infância escolar.

 

Inspecção do Ensino

 

            O serviço de inspecção escolar foi consideravelmente ampliando e é a esse trabalho que se deve, sem duvida, o êxito que o nosso apparelho escolar vem alcançando.

 

            Excepção dos municípios de Clevelandia, Reserva e S. Jeronymo, os demais foram visitados demoradamente, mais de uma vez, durante o anno.

 

            Por occasião dos exames finaes os srs. Sub-Inspectores estiveram em Ponta grossa, Pirahy, Deodoro, Campina Grande, Guaratura de Tamndaré.

 

            Tendo em vista que os Srs. Directores de grupos podem desempenhar papel saliente nesse trabalho, resolveu o Governo confiar-lhes o cargo de inspectores locaes. Desempenharam-se muito bem dessa missão os de Psranguá, lapa, Rio Negro, Jaguariayva, Castro e S. José dos Pinhaes.

 

Inspecção Medica

 

            Continua a prestar relevantes serviços a inspecção meddica escolar iniciada em 1921. Foram visitados todos os grupos da Capital e os de Paranaguá, Antonina, Morretes, Ponta Grossa e Castro, ao todo 16, e 18 escolas isoladas.

 

            Sobe a 5.308 o numero de alumnos inspeccionados tendo sido expedidas 552 receitas e 185 boletins, bem como  organizadas 60 fixas.

 

            Para que se possa dar a este importante serviço o devido desenvolvimento torna-se necessário que seja nomeado um medico ajudante.

 

            Data de 1921 a assistência dentaria escolar, cujo gabinete foi installado em uma das sals do grupo Tiradentes a 13 de Agosto daquelle anno.

 

Assistencia dentaria

 

            Executaram-se até 30 de Novembro ultimo trabalhos dentários no valor de 21:765$000, em 1.037 alumnos, dos quaes 586 concluiriam, o tratamento, 218 abandonaram-n’o e 233 continuam freqüentar o gabinete.

 

            E’ mantida a assistência dentaria as dexpensas das caixas escolares, que contribuem mensalmente com 20$000.

 

Professores Premiados

 

            Em 1921 foram instituídos prêmios para os professores que, de um modo especial, dedicam-se ao ensino. Mereceram este anno essa recompensa os professores, Antonio Delphino Fragoso, com exercício no slto do Itararé, Dª. Maria dos Anjos Bittencourt, com exercício em Vera Guarany e Dª. Hercilia França do Nascimento, regente da escola de Mangueirinha.

            A entrega dos prêmios teve logar no dia 19 de Dezembro no salão de honra do Palacio Presidencial, por occasião da recepção official em homenagem a grande data Paranaense.

 

Escola Normal

 

            Funccionará este anno no edifício próprio a Escola Normal, segundo nova orientação que se lhe dará de accordo com a lei n. 214 de 25 de Março de 1922.

 

            Curso Normal_Matricularam-se 79 alumnos,em 1922, sendo 22 no primeiro anno, 28 no segundo anno, 12 no terceiro e 17 no quarto anno, tendo estes concluído o curso.

 

            Curso intermediário_As aulas deste curso funccionaram ainda no edifício municipal do alto S. Francisco, apresentando o seguinte movimento de matricula : primeiro anno 58 alumnas, segundo anno 20, tendo 24 daquellas passado para o anno immediato e 12 destas concluído o curso.

 

            Merecem os maiores encômios as professoras deste curso pelo seu devotamento ao trabalho, pelo carinho dispensado ás suas alumnas e pelo exacto cumprimento de seus deveres.

 

            Escola de applicação_Funccionou o grupo  annexo com a mais perfeita regularidade no edifício da escola Normal, cujos alumnos fizeram a pratica pedagógica nesse grupo.

 

            A matricula attingiu a 307 alumnos, sendo 225 da sessão masculina e 82 da sesssão feminina. Terminaram o curso 20 alumnos e 8 alumnas. O Director desta escola e as suas professoras distinguiram-se pela sua grande dedicação á causa do ensiono.

 

Instituto Commercial

 

            Funccionou regularmente o Instituto Comercial,cujas aulas iniciaram-se a 22 de Março, encerrando-se a 30 de Novembro. Matricularam-se 68 alumnos, sendo 34 no primeiro anno, 12 no segundo e 22 no terceiro.

 

            O estabelecimento reclama, para que delle se possam colher resultados mais areciaveis, uma completa reorganização, que pretendo realizar este anno, de accordo com a autorização legislativa.

 

            O producto das taxas montou a 4:050$000, isto é 600$000 menos que no anno precedente.

           

Escola Profissional

 

            Torna-se necessaria a installação desta escola em um prédio mais amplo, como tenciono fazer logo que fique vaga uma das casas escolares da rua Aquidaban, para que este estabelecimento possa preencher melhor os seus fins.

 

            Abriram-se a 1o. de Abril, as aulas deste estabelecimento de ensino que funccionou com toda a regularidade, tendo havido apenas vinte dias de férias no mez de Setembro, por motivo das festas commemorativas do primeiro  Centenário da nossa Independência Política. As aulas forma  encerradas a 14 de Novembro , tendo terminado a 23 de Dezembro os exames do anno lectivo.

 

O Gymnasio Paranaense

           

            Externato do Gymnasio_Matricularam-se 250 alumnos, assim distribuídos, 133 no primeiro anno, 49 no segundo, 42 no terceiro, 7 no quarto, 19 no quinto, havendo concluído o curso 13 alumnos.

 

            Eleva-se a 660 o numero de inscripção para exames avulsos das diversas matérias, tendo havido 312 approvações, 222 reprovações e 126 faltas a chamada.

 

            Internato do Gymnasio-Foram matriculados 46 alumnos, sendo 27 no curso gymnasial, 15 no de matérias avulsas e 7 no curso preliminar.

 

            É de justiça salientar o esforço do sub-diretor desta secção do Gymnasio, Snr. Olympio de Almeida, em prol do Internato que já se recommenda pelo approveitamento dos alumnos, pelo tratamento que lhes é dispensado, pela hygiene do estabelecimento.

 

            Exame de reservistas Perante uma commissão de três officiaes do exercito fizeram exame de reservistas 12 alumnos do internato e do externato, tendo sido approvda todoa a turma. A 26 daquelle mesmo mez prestaram esses alumnos juramento a bandeira nacional e receberam as espectivas cadernetas de reservistas.

 

            Concurso de Tiro No concurso que se realizou nesta Capital, como prova eliminatória para collegiaes, obtiveram os primeiro e segundo logares, respectivamente os alumnos do internato, Tobias Lacerda Gomes e Arthur Juvêncio Mendes, tendo aquelle seguido para o Rio de janeiro, por ordem do Commendo desta Circumscripção Militar, afim de tomar p[arte no campeonato nacional de tiro para collegiaes, no qual obteve optima classificação. Nesssa mesma occasião participou da prova latino-americana, com fusil a 300m. fogo vivo, no tempo Maximo de 1 minuto, no qual tomaram parte diversas nações da América, obtendo o promeiro logar e conquisyando duas medalhas deouro.

 

            Ainda no concurso de tiro realizado nesta Capital a 15 de Novembro, ma Provs fé Honra, conquistou esse alumno o primeiro logar e uma medalaha de ouro.

 

            Inspecção Federal_Continua o Gymnasio paranaense, um dos mais conceituados do Brasil, sob a inspecção do conselho superior do ensino, representado pelo seu zeloso delegado Snr. Dr. João de Oliveira Franco, que tanto se tem interesssado pelas questões dop ensino que lhe são affectas.

 

            Depositos_Possue o Gymnasio pzranaense em deposito no Banco di Brasil a importância se3 15:000$ooo e no Banco Francez e Italiano a de 17.000,000 francos para attender as despesas com os laboratorios do estabelecimento.

 

            Bibliotheca Publica_Em virtude das exigências da equiparação do Gymnasio Paranaense foi em 1917 reunida a Bibliotheca Publica a esse estabelecimento.

 

                Tem sido grande a concorrência ao salão de leitura e attinge a 3.742 as consultas feitas durante o anno passado. Reclama uma remodelação completa esta dep[endecia do Gymnasio para que possa convenientemente atender os seus fins.

 

            Congresso do Ensino_Acquiecendo ao convite doSnr. Barão de Ramiz Galvão presidente do conselho superior do ensino, nomeei os Snrs. Drs. Victor Ferreira do Amaral, Lysimaco Ferreira da Costa e João de Oliveira Franco para representarem o Estdao no Congresso de Ensino Secundário e Superior, que se réu iu na Capital Federal por occasião dos frstejos commemorativos do Centenário. Souberam esses distinctos patrícios honrar a sua delegação, tratandso com intelligencia e grande interesse as questões do ensino em que collaboraram.

 

Universidade do Paraná

 

            Honram, sobremodo o nosso Estado as Faculdades de instrucção superior que vão se impondo ao conceito geral pela seriedade com que é ministrado o ensino nos respectivos cursos, sob a fiscalização do Governo Federal.

 

            Concluíram o curso medico, em 1922, 13 alumnos, 5 o de direito, 6 o de engenharia, 2 o de pharmacia e 2 o de odontologia.

 

            De accordo coma a autorização contida na lei n.° 2.061 de 31 de Março de 1921, o Estado fez o empréstimo de 130:000$000, cuja quantia já foi entregue a cada uma das Facudades, sendo 60:000$000 no período de 1920-1921 e 70:000$000 no exercício findo.

Período Histórico: