Livros

Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil - novos e renovados desafios em perspectiva

João dos Reis Silva Júnior, Vera Jacob Chaves, Celia Otranto
A análise do impactos entre a educação e o mundo do trabalho constitui-se em grande desafio na atualidade. Os processos reprodutivos do capital manifestam crises econômicas com sérios desdobramentos políticos e sociais perante a sociedade. As crises expressam em si uma contradição. Enquanto adicionam por um lado as iniciativas dos homens de negócios em buscar alternativas para a manutenção de status quo, independente dos custos sociais para esse fim, por outro, manifestam condições concretas para a construção da consciência e resistência às condições de exploração.
Edição nº 1

História, Educação e Transformação: Tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil

José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani (Orgs) Campinas: Autores Associados, 2011
Neste ano de 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) completa 25 anos de atividades ininterruptas e 20 anos desde sua institucionalização junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1991, ano em que teve início a realização dos seminários nacionais que atingiu, em 2009, sua oitava edição. De fato, ao ser institucionalizado em 1991, o Grupo adquiriu caráter nacional, pois aglutinou, já nesse ano, 15 Grupos de Pesquisa em 13 estados brasileiros, número que, apesar de algumas oscilações, tendeu a se ampliar, atingindo, atualmente, 35 Grupos de Trabalho em 19 estados, incluído o Distrito Federal. É exatamente das contribuições apresentadas nas conferências de abertura e de encerramento e nas mesas-redondas do VIII Seminário Nacional do HISTEDBR que se constitui o presente livro. Esse seminário foi realizado no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2009, tendo como tema central “História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil”, enunciado que, consequentemente, dá título a esta obra. [...] Com este livro, lançado pela Editora Autores Associados em parceria com o HISTEDBR, temos a satisfação de socializar os textos das nove conferências proferidas durante a realização do VIII Seminário Nacional de nosso Grupo de Pesquisa. Estamos certos de que, como os livros resultantes dos seminários anteriores, também esta obra terá uma boa acolhida pela relevância e atualidade dos temas tratados, o que a converterá num valioso instrumento auxiliar na realização do trabalho docente nas diferentes disciplinas que compõem os currículos dos cursos de pedagogia e licenciatura”.
Co-edição: HISTEDBR

A organização do trabalho didático na história da educação

Silvia Helena Andrade de Brito , Carla Villamaina Centeno, Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (Orgs) Campinas: Autores Associados, 2010
A coletânea que ora vem a público reúne os textos apresentados durante a VII Jornada do Histedbr, cujas discussões giraram em torno do tema “A organização do trabalho didático na história da educação”. Pretende-se com esta iniciativa, por um lado, oportunizar reflexões a respeito da produção historiográfica sobre o trabalho didático, promovendo o debate de pesquisas que têm como foco o interior da escola. Por outro, foi intenção do Histedbr estimular o questionamento de como se gestou, historicamente, o trabalho didático hoje presente entre nós, considerando sua trajetória desde as bases lançadas por educadores como Comenius e Ratke, até as propostas de utilização das tecnologias da informação no atual patamar material da sociedade capitalista.
Co-edição: HISTEDBR

História da Administração Escolar no Brasil do Diretor ao Gestor

ANDREOTTI, Azilde Aline (Org.) ; LOMBARDI, J. C. (Org.) ; MINTO, L. W. (Org.) . Campinas: Alínea, 2010
Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira, que resultam do primeiro Curso de Especialização em Gestão Educacional para Gestores do Sistema Público Estadual de Educação, promovido pela UNICAMP e pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, entre 2005 e 2007. Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que a configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história. Sem dúvida, será leitura de grande valia para todos os profissionais da educação, bem como para estudantes e pesquisadores da história da educação.

A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória

CASIMIRO, A. P. B. S. (Org.) ; LOMBARDI, J. C. (Org.) ; MAGALHAES, L. D. R. (Org.) . Campinas: Alínea, 2009
Observamos que a História e a História da Educação, no Brasil, se ressentem da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação.
Co-edição: HISTEDBR

Navegando pela História da Educação Brasileira: 20 anos de HISTEDBR

Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (Orgs) Campinas: Autores Associados, 2009
Esta obra reúne o conjunto das contribuições apresentadas nas mesas-redondas constitutivas do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR realizado de 10 a 14 de julho de 2006. Além da videoconferência de abertura protagonizada por Mario Alighiero Manacorda, professor emérito da Universidade La Sapienza, de Roma, o livro traz estudos sobre a educação brasileira nos períodos da Colônia, Império e República (primeira mesa-redonda); sobre as concepções pedagógicas, legislação e organização escolar e instituições escolares (segunda mesa-redonda); sobre o Histedbr e a historiografia da educação brasileira (terceira mesa-redonda); e, fechando os trabalhos do Seminário, um debate sobre o texto gerador "Diacrônico/sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia", de Dario Ragazzini, da Universidade de Florença. Compondo um amplo painel da história da educação brasileira, esta publicação constitui-se em importante contribuição para o aprimoramento dos trabalhos de professores e pesquisadores da área de educação.

Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica

Maria I. M. Nascimento, Wilson Sandano, José C. Lombardi e Dermeval Saviani (orgs.). Campinas: Autores Associados, 2007
Esta coletânea apresenta os textos das conferências sobre o tema “Instituições Escolares no Brasil” proferidas nas duas jornadas realizadas pelo HISTEDBR em 2005. A primeira jornada, denominada “V Jornada do HISTEDBR”, foi realizada na Universidade de Sorocaba (UNISO), no período de 9 a 12 de maio de 2005, com o tema geral: “Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas”. Dando continuidade ao debate promovido pelo HISTEDBR sobre o tema instituições escolares, foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no período de 7 a 9 de novembro de 2005, a “VI Jornada do HISTEDBR”, com o tema central: “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil”.
Co-edição: HISTEDBR, UEPG, UNISO

Capitalismo, trabalho e educação

J. C. Lombardi, D. Saviani, J.L. Sanfelice (orgs.) Campinas: Autores Associados, 2002
Uma dezena de autores dos mais representativos do país reúne-se neste livro para tratar das relações entre capitalismo, trabalho e educação no mundo de hoje, de modo geral, e em sua manifestação específica no Brasil. Temas candentes – como o cidadão do mundo, a superfluidade do trabalho, o neoliberalismo, a exclusão social – são examinados do ponto de vista do impacto para o desenvolvimento da educação decorrente das transformações que se processam no atual momento histórico. Um lançamento altamente significativo da Editora Autores Associados em colaboração com o HISTEDBR, esta obra constitui leitura obrigatória para a compreensão da atividade pedagógica a partir de suas bases materiais e sociais.
Co-edição HISTEDBR

Liberalismo e educação em debate

José Claudinei Lombardi & José Luís Sanfelice (orgs.). Campinas: Autores Associados, 2007
O livro reúne as conferências de dois ciclos de debates promovidos pelo Histedbr, Comunicações em história da educação e Colóquios de filosofia e história da educação, ocorridos na Unicamp ao longo de 2001 e 2002. Trata-se de uma obra que faz uma análise polêmica, crítica e profunda de temas candentes de nosso tempo, como liberalismo, neoliberalismo, marxismo e educação.
Co-edição: HISTEDBR

História, cultura e educação

José Claudinei Lombardi, Ana Palmira Casimiro & Lívia Diana (Orgs.) Campinas: Autores Associados, 2006
Pesquisadores e professores colocam em suas palavras um amplo painel do debate sobre a relação entre cultura e educação, em suas diversas perspectivas e abordagens históricas, contemplando um leque bastante grande de possibilidades temáticas e de diferenciadas perspectivas teórico-metodológicas.
Co-edição: HISTEDBR - UESB