História das Ideias Pedagógicas no Brasil: Estudo das Pedagogias Contra-hegemônicas

17/07/2024

Disciplina Interinstitucional e Curso de Extensão

ED 312 - História das Ideias Pedagógicas no Brasil: Estudo das Pedagogias Contra-hegemônicas

De 08 de Agosto até 28 de Novembro de 2024. Às quintas-feiras, das 09h00 às 12h00, conforme CRONOGRAMA.

Envie perguntas sobre as temáticas das aulas através do FORMULÁRIO PERMANENTE.

Modalidade DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL(IS)

 PPGE UNICAMP

 José Claudinei Lombardi, Mara Regina Martins Jacomeli e Régis Henrique Reis da Silva
 PPGEd UFSCar Sorocaba
 Luciana Coutinho e Marcos Francisco Martins
 PPGE UFPB
 Jorge F. Hermida (Tom)
 UFC
 Clarice Zientarski
 PPGIHL UECE
 Maria Lenúcia de Moura e José Eudes Baima Bezerra
 PPGECH UFSCar Sorocaba
 Luciana Coutinho

 

Modalidade CURSO DE EXTENSÃO
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL(IS) INSCRIÇÃO e-mail
 UNIRIO / UFPB / UFOPA
 Rosimeri Silva Pereira, Dalton José Alves, Jorge F. Hermida (Tom), Anselmo A. Colares e Profa. Lilia I. Colares
FECHADA  adriellensb@gmail.com 
 UFSM - Kairós
 Liliana Soares Ferreira
FECHADA  
 UENP
 Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda, Antonio Carlos de Souza e Flávio Massami Martins Ruckstadter
FECHADA jessica.ejfs@gmail.com
 UFT - Miracema do Tocantins
 Roberto Carvalhol e Márcio de Carvalho
FECHADA  phc.uft@gmail.com 
 UFMA
 Ana Paula Ribeiro de Souza
FECHADA  
 UEM
 Maria Cristina Gomes Machado e Marco Antonio de Oliveira Gomes
FECHADA  
 UESB - Museu Pedagógico
 Marta Loula
FECHADA  marta.viana@uesb.edu.br 
 IFC - Camboriú e Concórdia
 Solange Zotti
FECHADA  
 UECE/UFC
 Lenúcia Moura e Clarice Zientarski
FECHADA  

 

Ementa:

Estudo histórico das ideias pedagógicas no Brasil através do exame das principais concepções contra-hegemônicas, tendo em vista a compreensão das alternativas que se põem para a educação brasileira atual.

 

Forma de trabalho:

Todo o desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância (transmitidas pelo Canal do Histedbr no Youtube), seguidas de debates, com questões para o debate encaminhadas pelos participantes através do chat do canal ou de formulário permanente de perguntas.

Para as disciplinas dos programas de pós-graduação, conforme cronograma, serão realizados encontros presenciais (ou virtuais pelo Google Meet) para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.

 

Avaliação:

Para a disciplina de pós-graduação, a avaliação será realizada pela entrega de um trabalho escrito de final de curso (individual), fazendo uma síntese própria dos estudos realizados ao longo do semestre - OU - a produção de um artigo sobre um dos pontos do programa, com o objetivo de publicação de uma coletânea sobre o tema da disciplina.

Para os cursos de extensão: a avaliação será realizada conforme estabelecido por cada Instituição Universitária que ofertará o curso.

 

Conteúdo programático:

Propostas contra-hegemônicas para a educação brasileira, com os expositores sendo norteados por duas questões básicas:

  • qual sua análise da conjuntura brasileira e, em seu interior da educação?
  • qual é a proposta para a educação brasileira, na perspectiva defendida por sua concepção pedagógica, de contribuição para uma transformação de nossa sociedade?

 

  1.  As teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas no Brasil
  2.  Pedagogia Anarquista: contexto histórico, principais representantes clássicos, fundamentos teóricos e práticos e suas realizações no Brasil
  3.  Pedagogia Libertadora: Paulo Freire - da Pedagogia do Oprimido a Pedagogia da Esperança
  4.  Pedagogia Crítico-social dos conteúdos
  5.  Os pedagogos soviéticos e a implementação da Escola do Trabalho
  6.  O MST e a educação: da educação popular freiriana passando pelos pedagogos soviéticos à elaboração da Pedagogia do movimento
  7.  A Pedagogia Histórico-Crítica e a formação escolar crítica dos trabalhadores numa época de transição