Disciplina Interinstitucional e Curso de Extensão
ED 312 - História das Ideias Pedagógicas no Brasil: Estudo das Pedagogias Contra-hegemônicas
De 08 de Agosto até 28 de Novembro de 2024. Às quintas-feiras, das 09h00 às 12h00, conforme CRONOGRAMA.
Envie perguntas sobre as temáticas das aulas através do FORMULÁRIO PERMANENTE.
Modalidade DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO | |
---|---|
INSTITUIÇÃO | RESPONSÁVEL(IS) |
PPGE UNICAMP |
José Claudinei Lombardi, Mara Regina Martins Jacomeli e Régis Henrique Reis da Silva |
PPGEd UFSCar Sorocaba |
Luciana Coutinho e Marcos Francisco Martins |
PPGE UFPB |
Jorge F. Hermida (Tom) |
UFC |
Clarice Zientarski |
PPGIHL UECE |
Maria Lenúcia de Moura e José Eudes Baima Bezerra |
PPGECH UFSCar Sorocaba |
Luciana Coutinho |
Modalidade CURSO DE EXTENSÃO | |||
---|---|---|---|
INSTITUIÇÃO | RESPONSÁVEL(IS) | INSCRIÇÃO | |
UNIRIO / UFPB / UFOPA |
Rosimeri Silva Pereira, Dalton José Alves, Jorge F. Hermida (Tom), Anselmo A. Colares e Profa. Lilia I. Colares |
FECHADA | adriellensb@gmail.com |
UFSM - Kairós |
Liliana Soares Ferreira |
FECHADA | |
UENP |
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda, Antonio Carlos de Souza e Flávio Massami Martins Ruckstadter |
FECHADA | jessica.ejfs@gmail.com |
UFT - Miracema do Tocantins |
Roberto Carvalhol e Márcio de Carvalho |
FECHADA | phc.uft@gmail.com |
UFMA |
Ana Paula Ribeiro de Souza |
FECHADA | |
UEM |
Maria Cristina Gomes Machado e Marco Antonio de Oliveira Gomes |
FECHADA | |
UESB - Museu Pedagógico |
Marta Loula |
FECHADA | marta.viana@uesb.edu.br |
IFC - Camboriú e Concórdia |
Solange Zotti |
FECHADA | |
UECE/UFC |
Lenúcia Moura e Clarice Zientarski |
FECHADA |
Ementa:
Estudo histórico das ideias pedagógicas no Brasil através do exame das principais concepções contra-hegemônicas, tendo em vista a compreensão das alternativas que se põem para a educação brasileira atual.
Forma de trabalho:
Todo o desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância (transmitidas pelo Canal do Histedbr no Youtube), seguidas de debates, com questões para o debate encaminhadas pelos participantes através do chat do canal ou de formulário permanente de perguntas.
Para as disciplinas dos programas de pós-graduação, conforme cronograma, serão realizados encontros presenciais (ou virtuais pelo Google Meet) para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.
Avaliação:
Para a disciplina de pós-graduação, a avaliação será realizada pela entrega de um trabalho escrito de final de curso (individual), fazendo uma síntese própria dos estudos realizados ao longo do semestre - OU - a produção de um artigo sobre um dos pontos do programa, com o objetivo de publicação de uma coletânea sobre o tema da disciplina.
Para os cursos de extensão: a avaliação será realizada conforme estabelecido por cada Instituição Universitária que ofertará o curso.
Conteúdo programático:
Propostas contra-hegemônicas para a educação brasileira, com os expositores sendo norteados por duas questões básicas:
- qual sua análise da conjuntura brasileira e, em seu interior da educação?
- qual é a proposta para a educação brasileira, na perspectiva defendida por sua concepção pedagógica, de contribuição para uma transformação de nossa sociedade?
- As teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas no Brasil
- Pedagogia Anarquista: contexto histórico, principais representantes clássicos, fundamentos teóricos e práticos e suas realizações no Brasil
- Pedagogia Libertadora: Paulo Freire - da Pedagogia do Oprimido a Pedagogia da Esperança
- Pedagogia Crítico-social dos conteúdos
- Os pedagogos soviéticos e a implementação da Escola do Trabalho
- O MST e a educação: da educação popular freiriana passando pelos pedagogos soviéticos à elaboração da Pedagogia do movimento
- A Pedagogia Histórico-Crítica e a formação escolar crítica dos trabalhadores numa época de transição