UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FE 190 - Seminário I: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática
PROFESSORES NO PPGE UNICAMP:
- Prof. Dr. José Claudinei Lombardi
- Prof. Dr. Régis H. Silva
- Profa. Dra. Mara Regina Martins Jacomeli
DIA e HORÁRIO: quintas-feira - 9h00 às 12h00, conforme calendário
A DISCIPLINA SERÁ INTERINSTITUCIONAL:
INSTITUIÇÕES / PROGRAMAS que oferecerão como DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO:
- PPGE UNICAMP - Profs. José Claudinei Lombardi, Mara Regina M. Jacomeli e Prof Régis H Silva
- PPGE UFOPA - Prof. Anselmo A. Colares e Profa. Lilia I. Colares
- UENP - Profa. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
- UFPB - Jorge F. Hermida (Tom)
- UNIR - Profa. Marilsa Miranda de Souza
- UFES - Prof. Rodrigo S. Molina
- UECE - Prof Frederico Jorge Ferreira Costa (UECE)
INSTITUIÇÕES / CURSOS DE EXTENSÃO
- UNIRIO - Profs. Rosimeri Silva Pereira e Dalton José Alves (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024) - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEY2HFajYfIyN4MurkzL9WrrrCA5AlQr-o82dKg42jrprMiQ/viewform
- UFSM - Kairós - Profa. Liliana Soares Ferreira
- UFSCar Sorocaba - Profa. Luciana Coutinho; Prof. Marcos Francisco Martins; Prof. Maria Cristina dos Santos (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024) - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU192zPZH0SEouGs6n1ZtNKn1yoxyuE8CHLS9AeFgMruoz7g/viewform?usp=sf_link - phcufscarsorocaba@gmail.com
- IFC - Camboriú e Concórdia - Prof. Solange Zotti (INSCRIÇÕES ABERTAS até 10/03/2024) - https://forms.gle/vPp3PRpDjqkwu7Y7A ifc.phc2022@gmail.com
- UFAL - Rede LEPEL - Prof. Celi Taffarel / Joelma Albuquerque
- UnB - Prof. Raquel A. Moraes
- Unesp Bauru - Profa. Célia Regina da Silva - https://www.even3.com.br/curso-pedagogia-historico-critica-e-ensino-fundamental-anos-iniciais-escola-curriculo-e-didatica-427579
- UFC - Pof. Clarice Zientarski
- UNIOESTE - Foz do Iguaçu - Profa. Julia Malanchen
- UECE - Prof. Frederico Jorge Ferreira Costa (UECE)
- UFT - Miracema do Tocantins - Prof. Márcio de Carvalho (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024) - https://forms.gle/FgDnGqLU8qMDDDLr8 phc.uft@gmail.com
- UDESC - Profa. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
- UESB - Museu Pedagógico - Profa. Marta Loula
1. Ementa:
Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos do ensino fundamental, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).
2. Objetivos
2.1. Caracterizar a pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética fundamental para o ensino fundamental - anos iniciais;
2.2. Destacar os fundamentos filosóficos, históricos, psicológicos e didático-pedagógicos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas da atividade educativa na escola de ensino fundamental - anos iniciais;
2.3. Realizar um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma voltada para a escola de ensino fundamental - anos iniciais;
2.4. Examinar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a implementação de uma perspectiva histórico-crítica de escola, conteúdo curricular e didática no âmbito do ensino fundamental - anos iniciais.
3. Forma de trabalho:
Todo o desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância (transmitidas pelo Canal do Histedbr no Youtube), seguidas de debates, com questões para o debate encaminhadas pelos participantes através do chat do canal.
Para as disciplinas dos programas de pós-graduação, conforme cronograma, serão realizados encontros presenciais (ou virtuais pelo Google Meet) para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.
4. Avaliação:
Para a disciplina de pós-graduação, a avaliação será realizada pela entrega de um trabalho escrito de final de curso (individual), fazendo uma síntese própria dos estudos realizados ao longo do semestre - OU - a produção de um artigo sobre um dos pontos do programa, com o objetivo de publicação de uma coletânea sobre o tema da disciplina.
Para os cursos de extensão: a avaliação será realizada conforme estabelecido por cada Instituição Universitária que ofertará o curso.
5. Conteúdo programático e cronograma
Título: Seminário I: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática
Disponível no link cutt.ly/cursoPHC2024