Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a BNCC

10/03/2021

O Grupo de pesquisas Histedopr da Unioeste, historicamente ofertou ciclos de estudos e debates contribuindo com a formação continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior da região Oeste e Sudoeste do Paraná.

Com a situação dramática de pandemia, devido à COVID-19, que nos levou ao distanciamento social desde março de 2020, é um desafio para todas as áreas da ciência apresentar proposições que contribuam para que as pessoas tenham
condições dignas de vida e continuidade de sua formação em períodos de isolamento social. Também o trabalho remoto, presente no cotidiano de todos, nos traz a possibilidade do uso de plataformas online, para interlocução com profissionais da educação e áreas afins. Dessa forma, o grupo de pesquisa Histedopr pretende ofertar de abril a julho de 2021 o seguinte curso de extensão: A Pedagogia Histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular.

Temos como objetivo realizar um debate teoricamente sólido com os profissionais da educação para contribuir com as redes de ensino e/ou sistemas educacionais que estão reelaborando seus currículos e projetos de curso. Com esse propósito, atendemos as necessidades de formação continuada e efetivamos o papel da universidade na difusão dos conhecimentos a partir da atividade de extensão. Os encontros serão desenvolvidos com exposição de professores da Unioeste e de outras Universidades do Brasil que discutem o tema. Os debates e atividades serão dirigidas a partir de leitura prévia dos textos indicados em cronograma específico para os cursistas. Os resultados que se esperam são os de ampliar a articulação entre a Educação Básica e a Universidade, assim como aprofundar estudos que fundamentam a reorganização dos currículos. O Ciclo de debates terá um total de 40 horas, sendo 30 horas destinas às atividades presenciais e 10 para leituras e aprofundamento teórico.

Acesse o sistema no link abaixo para realizar a sua inscrição no evento