Pedagogia Histórico-Crítica: ciência, currículo e didática

16/03/2021

De caráter interinstitucional, o curso gratuito será realizado através de transmissões ao vivo (lives) no canal do HISTEDBR no YouTube, nas modalidades “Disciplina de Pós-Graduação” e “Curso de Extensão”.

ORIENTAÇÕES GERAIS

1) PERÍODO: Durante 15 semanas, de 18/03/2021 até 08/07/2021, no canal do Canal no YouTube: HISTEDBR https://www.youtube.com/histedbroficial

2) CARGA HORÁRIA: Cada encontro ocorrerá nas manhãs de quinta-feira, das 09h00 às 13h00, perfazendo uma carga horária total de 60h.

3) CERTIFICAÇÃO: Os certificados das participantes que se inscreveram pela modalidade "Curso de Extensão" serão emitidos pela instituição em que a inscrição foi realizada. A porcentagem de frequência mínima para recebimento da certificação 75% de presença, ou seja, equivalente à 12 (doze) aulas.

4) LISTA DE PRESENÇA: Durante a transmissão de cada aula, por volta de 11h30, será exibido um link do formulário de presença e um código numérico de quatro dígitos. O formulário deverá ser preenchido informando corretamente os dados utilizados na inscrição como extensionista, em especial o e-mail, o CPF e o código informado.

Importante: Fique atento ao chat e ao avisos que serão exibidos no decorrer da aula já que para cada encontro será gerado um código numérico diferente.

5) CRONOGRAMA E LEITURAS OBRIGATÓRIAS:  O cronograma de atividades deste curso seguido da indicação de referências e leituras complementares está disponível no endereço: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/agenda/cursos/8457

6) GRUPO EM REDES SOCIAIS: Não há grupos oficiais em mensageiros instantâneos (WhatsApp, Telegram ou similar) ou em outra plataforma/aplicativo. Caso algum seja criado, os organizadores não se responsabilizam pelas informações geradas e compartilhadas. Reforçamos que nossa única forma de comunicação será pelo e-mail histedbrmidias@gmail.com

(restritas à modalidade “Curso de Extensão”)

UFSCar

Responsável: Soraya Conde

Descrição da Atividade

Ementa

Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

Objetivos
  • Caracterizar o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de educação;
  • Compreender os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas na realização da atividade educativa;
  • Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no contexto da educação brasileira atual.
  • Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.
  • Fazer um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma.

Conteúdo Programático

1. INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista
  2. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica
  3. Concepção marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica
  4. O desenvolvimento da escrita na perspectiva da PHC
  5. As ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC: conteúdo e didática para a educação escolar
  6. Psicologia - Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica
  7. Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da PHC
  8. As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC
  9. Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
  10. Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
  11. Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
  12. Educação Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
  13. Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar
  14. Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade
  15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual

Forma de Trabalho

O desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância, seguidas de debates; as questões para o debate deverão ser encaminhadas pelos participantes através do chat.

EVENTUALMENTE as disciplinas de pós-graduação poderão realizar reuniões virtuais pelo Google Meet para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.

Avaliação

Para a disciplina de pós-graduação, a avaliação será realizada pela entrega de um trabalho escrito de final de curso (individual), fazendo uma síntese própria dos estudos realizados ao longo do semestre - OU - a produção de um artigo sobre um dos pontos do programa, com o objetivo de publicação de uma coletânea sobre o tema da disciplina.

Cronograma