Zacarias de Góes Vasconcellos 2

VASCONCELLOS, ZACARIAS DE GÓES E.[1]

Nasceu na cidade de Valença, província da Bahia, em 5 de novembro de 1815.  Fez parte da elite política à qual coube traçar os rumos do país durante a existência do Império do Brasil. Foi deputado, presidente de província, ministro de Estado, chefe de gabinete e conselheiro. Redigiu um livro intitulado Da natureza e limites do Poder Moderador (Ver Referências Documentais), considerado um “livro clássico da escola liberal”. Efetuou sua formação acadêmica no Curso Jurídico de Olinda e nele graduou-se em 1837. Aos 25 anos, doutorou-se em direito pela mesma academia. Foi professor de 1855 a 1856. Não permaneceu muito tempo na carreira acadêmica, porém essa atividade docente marcou sua vida visto que fazia constantes referências a ela em seus discursos e, além disso, participou ativamente do projeto de reforma dos cursos jurídicos em 1853 e 1854, na Câmara dos Deputados. Em 1851, Góes e Vasconcellos defendeu a intervenção do Estado na organização do ensino, tanto nas escolas superiores oficiais quanto nas particulares. Iniciou sua vida política em 1843 como deputado provincial pela Bahia. Foi reeleito em 1845 e 1847. Nesse ínterim foi convidado a presidir a província do Piauí (1845-1847), onde se destacou como administrador: Entre abril de 1848 e dezembro de 1849 presidiu a província de Sergipe, mas seu governo não foi tão bem sucedido como na sua estréia. A partir de 1850 teve início a sua projeção no cenário nacional. Em maio de 1852, o Ministro do Império Francisco Gonçalves Martins, Barão de São Lourenço, indicou Góes e Vasconcellos para ocupar a pasta da Marinha na qual se revelou um hábil administrador. Em 1853, foi nomeado presidente da província do Paraná e nela criou a infra-estrutura necessária ao seu desenvolvimento. Era favorável à obrigatoriedade da instrução primária. De 1867 a 1872, presidiu a Sociedade Propagadora das Belas-Artes do Rio de Janeiro, que mantinha o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, um estabelecimento que oferecia ensino profissional à classe trabalhadora. Faleceu em 27 de dezembro de 1877. Para o estudo de seu pensamento é essencial a leitura do Relatorio do Presidente da Provincia do Parana na abertura da Assemblea Legislativa Provincial em 15 de julho de 1854 (Ver Referências Documentais).

É inevitável uma consulta à seleção dos Discursos parlamentares (Ver Referências Documentais) efetuada por Alberto VENÂNCIO FILHO bem como os documentos que foram reunidos e organizados por Cecília Helena de Salles OLIVEIRA com o título de Zacarias de Góis e Vasconcelos.

[1] Verbete elaborado por Celina Midori Murasse

z