VIcente Machado

Vicente Machado Lima e Silva nasceu no dia 09 de agosto de 1860 na cidade de Castro, Paraná. Aprendeu primeiras letras em Castro, e completou seus estudos propedêuticos em Curitiba. Disse a seu respeito João Cândido, que já nas escolas primárias se constituía chefe resoluto e persuasivo, dominando as reações colegiais. Devorava livros escolares interpretando com facilidade os assuntos que estudava. Entrou, em 1876, para a histórica Academia de Direito de São Paulo. Em 1881 se tornou bacharel em direito. Como estudante foi o chefe das ruidosas agitações boêmias a que São Paulo assistia com certo desenfado. Deu rumo também a algumas das correntes liberais de sua época. Adotou com ousadia o abolicionismo radical e pelas proclamações liberais que compunha, deixava entrever desde cedo, mas com certa prudência, seu republicanismo. Em 1883 aceitou ser juiz municipal em Ponta Grossa. Em 1884 começou sua carreira como jornalista, onde aprendeu a lidar em 1877, na Faculdade de Direito de São Paulo. Escreveu artigos políticos no “19 de Dezembro” e no “A Província do Paraná”. Em 1886 começou sua vida política, a qual teve muita influência para os Campos Gerais. Foi governador da  Província Como governador e constituinte, superintendeu o ensino, organizou a força pública e estruturou a justiça, deixando em todos esses departamentos da administração o cunho marcante da sua personalidade. Em 1906, enfermo foi para a Europa tentar remédios. Por lá ficou de abril a dezembro de 1906. Mas de volta estava condenado. Tinha apenas 46 anos e 7 meses, quando faleceu a 03 de março de 1907.

Responsável pela pesquisa: Priscila Meier de Andrade

Responsável pela redação: Priscila Meier de Andrade

Fontes: Biografia: História biográfica da República no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.

Foto: Galeria dos Governantes do Palácio Iguaçu, reproduzida por Simone Fabiano

Maria Isabel Moura NASCIMENTO/2003