Tito Flávio Clemente

Significado: 

Tito Flávio Clemente /

(Clemente de Alexandria) [1]

 

Nascido por volta do ano 150, em Atenas, e falecido em 215, foi um dos primeiros Padres da Igreja. Apologista, ele se dedicou a esclarecer os pontos de consenso e de dúvida entre a filosofia grega e o nascente cristianismo. Ensinou em Alexandria, terreno de especulações filosóficas e teológicas e ambiente fértil, onde semeou a doutrina cristã. Sua obra literária, encadeada em fases progressivas, pretendia conduzir o leitor do paganismo à religião cristã, da adesão ao cristianismo à disciplina e da disciplina à gnose fases que correspondiam aos três graus do neoplatonismo: a purificação, a iniciação e a visão: “Seu plano apologético pode ser compreendido dessa maneira: Primeira etapa: a Protrépitca (ou preparação) ou exortação aos gregos, que abre os espíritos à verdade revelada. Segunda etapa: A Pedagógica (Pedagogo), que fornece ao neófito os elementos da verdadeira fé. Por fim, a Didascália que conduz o crente à verdade perfeita”. (FRANGIOTTI, Roque. História da Teologia: período medieval. São Paulo: Paulinas, 1992. p.36 (Patrologia). Na Protrépitca, ou exortação aos pagãos, Clemente, ao mesmo tempo em que apresenta Cristo como arauto e mestre de um novo reino, refuta os cultos pagãos e a imoralidade reinante. Depois, expõe a doutrina cristã da salvação. O Pedagogo compreende três livros e se dirige aos que atenderam à sua exortação e se converteram ao cristianismo: o primeiro livro orienta para Cristo e os outros dois contêm diretrizes para a vida cotidiana dos cristãos. A Didascália não chegou a ser composta, mas em seu lugar, um conjunto de oito livros, a Stromata conduz o cristão a uma espécie de ciência superior (BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã. (Trad. e notas) Raimundo Vier, OFM. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 34):  Estas três obras principais formam uma espécie de trilogia, segundo uma observação do próprio autor no começo do “Pedagogo”. O plano de Clemente é expor as etapas sucessivas pelas quais o Logos deseja conduzir as almas à perfeição. Após uma exortação inicial (Cohortatio), o Logos assume o papel de educador (Paedagogus) para a vida virtuosa; finalmente, Ele nos inicia numa espécie de ciência superior, contida nos “Stromata” (BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã. (Trad. e notas) Raimundo Vier, OFM. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 34). Pode-se dizer que Clemente foi o primeiro a esboçar uma grande sistematização da moral, ao mesmo tempo em que, com regras explicitadas em sua obra Pedagogo, estabelece normas de conduta para os cristãos conviverem com o mundo dos pagãos.  Assim como Justino, nota-se a sua preocupação em justificar a filosofia grega como fonte da gnose e como etapa para o conhecimento do verdadeiro Logos. Para provar que a filosofia grega é um bem, e não uma obra do demônio,  Clemente não só retoma, como também realça e desenvolve a tese de Justino sobre a função soteriológica da Lei Mosaica e da filosofia grega, como bem transcreveram (BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã. (Trad. e notas) Raimundo Vier, OFM. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 34).

 

 

 

 

[1] Verbete elaborado por Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Inicial: 
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