Rudolf Steiner

Rudolf Steiner

Áustria,1861-1925
Estudou ciências exatas mas se dedicou aos estudos filosóficos e literários. Na época em que era estudante, ficou responsável por cuidar de uma criança excepcional, considerada incurável. Desenvolveu um método pedagógico que possibilitou o desenvolvimento da criança, permitindo que quando adulta cursasse uma universidade. Em 1919 criou uma escola a pedido do proprietário Waldorf-Astoria, para os filhos de funcionários de sua fábrica de cigarros. Sua proposta ganhou nome de pedagogia Waldorf, na qual a base da aprendizagem são as vivências. Na pedagogia Waldorf cultiva-se o querer (agir) através da atividade corporal, o sentir por meio do trabalho artístico e artesanal; e o pensar, desde a relação com o imaginário de contos, lendas e mitos até o pensamento abstrato científico, já em séries mais avançadas. A proposta Waldorf tem como um dos seus princípios o não estímulo do pensamento abstrato-intelectual em crianças. Steiner também é o criador da Antroposofia, assumida como "método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo" de concepção espiritualista.

Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise Carreira