Pedro de Ribadeneira

Pedro de Ribadeneira (SJ)[1]

(Pedro Ortiz de Cisneros),

Jesuíta e escritor espanhol, contemporâneo de S. Inácio, nasceu em 1526 e faleceu em 1611. Ingressou na Companhia em 1540. Santo Inácio tratou-o com predileção e foram-lhe confiados altos poderes, Em Palermo, fundou um colégio e o tempo livre era dedicado à pregação e à visita aos enfermos. Foi um dos principais biógrafos de Santo Inácio e, segundo Gonçalves da Câmara, foi dos primeiros que escreveram a biografia encomendada pessoalmente por S. Francisco de Borja. Isto se deu em 1546, quando ele era estudante da Universidade de Pádua. Para empreender seu mister, Ribadeneira considerou que o primeiro requisito seria o de recolher dados seguros sobre o biografado, o que fez juntamente com o Pe. Polanco (In: LOYOLA, Inácio de. Obras Completas de Santo Inácio de Loyola. (Introd. e notas) Pe. Ignácio Iparraguirre, S.J., com la autobiografia de San Ignacio editada e anotada por el Pe. Cândido de Dalmases, S.J. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos – BAC, 1952. 1963, p.2). Além de A Vida de Santo Inácio de Loyola (1572) escreveu, também, História do Cisma da Inglaterra (1588). A Obra de Ribadeneira referenciada por Benci é Flos Santorum, um tipo de escrito sobre a vida dos santos. No ofício divino e nas matinas das casas religiosas, fazia-se a LEITURA (legenda) deste tipo de literatura edificante: ‘vida dos santos’, muitas vezes fantasiosas e ‘legendárias’. Foi a crítica histórica que procurou purificar a história do legendário. E no que toca à vida dos santos, teve grande papel o crítico Hypolite de Lehay, com seu livro Légendes des Saints. Até então, as vidas dos santos eram escritas dentro de um figurino ou formulário, de forma que muitas vezes só se mudavam os dados pessoais de cada santo. Os fenômenos de santidade eram estereotipados, para todos os santos. As lendas eram tão exageradas que se diziam dos santos que desde, pequeninos, não mamavam no seio da mãe para fazerem jejum nas sextas feiras.

[1] Verbete elaborado por Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro