Maria Lourdes Osternach.Pedroso

Maria Lourdes Osternach Pedroso, nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 15 de setembro de 1940.Professora e historiadora, formada em História pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, filha de Alda Osternach Pedroso e Osmar Pedroso. Participou ou participa das seguintes atividades culturais: de a1966 a 2004 exerceu a atividade de professora de História Geral, do Brasil e do Paraná; Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil, nos seguintes estabelecimentos: Colégio Estadual Professor Carlos Argemiro de Camargo, Colégio São Luís, Escola Estadual Professor Collares e Colégio Sagrada Família (neste permanece ainda em atividade há 33 anos). De 1982 a 1989 exerceu a função técnica (alto padrão) Cultural na Universidade Estadual de Ponta Grossa, ocasião na qual participou da organização do Museu dos Campos Gerais.1991, membro efetivo do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico paranaense e membro efetivo do Centro Cultural Professor Faris Antônio Michaele. 1999, membro fundador da Academia de Letras dos Campos Gerais. Publicou as seguintes obras: 1985- Ponta Grossa um pouco de história (opúsculo); 1989- A Princesa das Crianças (didático); 1989- É uma cabeça fresca (crônicas);1990- Uma história para a nossa gente (apontamentos genealógicos); 1993- Tistá no tempo dos jesuítas (paradidático);1994-Tistá no tempo dos tropeiros (paradidático); 2000- De como Aconteceu (causos regionais, História e Folclore); 2002- De como Aconteceu II (causos regionais, História e Folclore). Além destas publicou nos jornais e revistas da região. Pelos trabalhos desenvolvidos recebeu premiações nos seguintes eventos: 1953- Medalha Duque de Caxias (ouro), primeiro lugar no concurso comemorativo do Centenário do Duque de Caxias; 1963- Classificação em Primeiro Lugar no vestibular para o curso de História da faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa; 1996- Classificação em Primeiro lugar na conclusão do curso de História, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa;1982- Classificação em segundo lugar na prova escrita do concurso seletivo da Secretaria de Estado de Recursos Humanos do Paraná para ascensão do cargo de Técnica em Assuntos Culturais; 1992- Prêmio Rotary, destaque na área da Educação;1995,7998,2001e 2002- Nome de turma, das formandas do Curso do Magistério do Colégio Sagrada Família;1999 a 2001- Bibliotecária da Academia de Letras dos Campos Gerais;2000- Verbete com seu nome no Dicionário dos Folcloristas Brasileiros, de Mário Souto Maior, Goiânia;2001 a ... – Tesoureira da Academia de Letras dos Campos Gerais;2003- Diploma de Reconhecimento Público, concedido pela Câmara Municipal de Ponta Grossa no dia Nacional da Consciência Negra, por relevantes serviços prestados a comunidade princesina.

Responsável pela pesquisa: Adriano José Ferreira.

Responsável pela redação: Adriano José Ferreira.

Responsável pela revisão:

Maria Isabel Moura NASCIMENTO/2003

Colaboradores:

Maria Isabel Moura NASCIMENTO/2003

Colaboradores:

Consultoria:

Fonte:Entrevista à própria personalidade.