Manoel da Nóbrega

[1]

Manoel da Nóbrega (1517-1570) entrou para a Companhia de Jesus em 21 de novembro de 1544, aos 27 anos. Natural de Lisboa formou-se em Filosofia na Universidade de Salamanca e em Cânones na Universidade de Coimbra. Chegou ao Brasil (Bahia) com outros jesuítas em 29 de março de 1549, para fundarem a Província do Brasil quando da vinda do primeiro governador geral, Tomé de Sousa, assistindo na ocasião a fundação da cidade de Salvador.  Em 25 de janeiro de 1554, alguns jesuítas capitaneados por Nóbrega, lançaram a pedra fundamental da atual cidade de São Paulo. As ações, idéias e discursos de Nóbrega chegaram aos dias atuais por meio de suas cartas sobre as missões do Brasil escritas principalmente ao Rei de Portugal e ao Provincial Geral dos jesuítas em Roma.

Referências bibliográficas:

CARTAS DO BRASIL – Manoel da Nóbrega. Belo Horizonte: Editoria Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988.

SERAFIM LEITE, S.J. Breve História da  Companhia  de  Jesus  no  Brasil (1549-1760). Braga – Portugal: Livraria A.I.,1965.

[1] Verbete elaborado por Sônia Maria Fonseca