Johann Heinrich Pestallozzi

Suíça, 1746-1827
Grande adepto da educação pública, Pestallozzi dizia que a educação era o direito absoluto de toda criança, inclusive - novidade para a época - daquelas provenientes das classes populares. Para ele, a escola deveria ser como um lar, pois essa era a melhor instituição de educação, base para a formação moral, política e religiosa. Em sua escola, mestres e alunos permaneciam juntos o dia todo, dormindo em quartos comuns. As atividades escolares duravam das 8h às 17h e eram desenvolvidas de modo flexível. Pestallozzi condenava a coerção e as punições. Ele comparava o professor ao jardineiro, que providencia as condições ideais para o desenvolvimento das plantas. Suas idéias deram impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência. Principal obra: "Leonardo e Gertrudes".

Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise Carreira
Textos: Adriano Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento

Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPGMaria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG