Guilherme Stein Jr.

GUILHERME STEIN JR. (1871 – 1957)[1]

Descendente de imigrantes alemães, por parte do pai, e de imigrantes suíços, da lado materno, nasceu em Campinas (SP) no dia 13 de Novembro de 1871.  Foi o primeiro brasileiro a tornar-se membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, professor e fundador da primeira escola Adventista no Brasil.  Aproveitando o avanço da cafeicultura e a expansão ferroviária no interior paulista, a partir de 1870, sua família instalou oficinas que contribuíram para a mecanização agrícola paulista.  Havendo adquirido experiência como ferramenteiro em Campinas, Guilherme Stein Jr passou a trabalhar na Oficina Krähenbühl, fundada por seus parentes maternos em Piracicaba (SP), aos 17 anos, em 1888.  Cinco anos depois (1893) casou-se com Maria Krähenbühl, sua prima em segundo grau, filha de João Krähenbühl, proprietário da Oficina onde trabalhava. Em Abril de 1895 uniu-se oficialmente ao adventismo.  A partir daí abandonou o trabalho na Oficina Krähenbühl e passou a vender literatura Adventista, escrita em inglês, na região de Santa Bárbara, onde se localizavam colônias de americanos.  No ano seguinte partiu com a esposa para Curitiba (PR), onde tornou-se professor no Colégio Internacional de Curitiba, cujas atividades iniciaram-se em 1º de Julho de 1896, como iniciativa de membros leigos adventistas.  Em 15 de Outubro de 1897, Guilherme Stein Jr fundou, em Gaspar Alto (SC), a primeira escola Adventista missionária do Brasil.  Dois anos depois (1899), Guilherme Stein Jr e família deslocaram-se para o Rio de Janeiro a fim de iniciar a publicação de um periódico adventista no Brasil, intitulado “O Arauto da Verdade”.  Em 1900 tornou-se também o primeiro brasileiro a ser credenciado como Ministro (Pastor Evangélico) pelos Adventistas do Sétimo Dia.  Em 1904, transferiu-se para o Rio Grande do Sul e trabalhou na direção do Colégio Adventista de Taquari.  Depois de breve permanência neste colégio em terras gaúchas, Guilherme Stein Jr retornou ao interior paulista e fixou residência em Rio Claro e, posteriormente, São Bernardo, dedicando-se ao trabalho de Editor na imprensa Adventista até a sua aposentadoria em 1918.  Faleceu em 05 de Outubro de 1957, em São Paulo.  A obra que traz a sua biografia é “Vida e Obra de Guilherme Stein Jr.: Raízes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira, publicado pela Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

[1] Verbete elaborado por Marcos Silva

g