Felipe Jr. Justus

Felipe JUSTUS Jr.

Dentre os homens de Ponta Grossa que se dedicaram parte de suas vidas para o estudo dos insetos dos Campos Gerais, destaca-se o nome de Felipe Justus. Suas grandes coleções formadas durante anos de dedicada pesquisa, enriquecem  hoje os departamentos de Zoologia da Universidade Federal do Paraná e da Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa. Felipe Justus Jr., nasceu em 1884 na localidade de Guaraúna , no então distrito de Entre Rios (Guaragi). Fixando seus pais residência em Entre Rios, por volta de 1890, Justus Jr. Estudou com o Professor Pastor Heahl, da Igreja Luterana. Com cerca de 15 anos veio residir em Ponta Grossa. Desde menino tinha interesse de colecionar e estudar a vida e costumes. Somente em 1938, ingressou na faina apaixonante de organizar coleções de insetos, aprofundando-se no ramo da Zoologia, como pesquisador, no qual alcançou renome internacional como um dos grandes colecionadores amadores do Brasil.Várias espécies de insetos  foram dedicadas a Felipe Justus Jr., pelos Institutos de Entomologia do Rio de Janeiro e da Bahia: Dioryserratus Justus,n.sp. (novembro de 1944); Gênero Justus,n.gen. (agosto de 1946); Justus gibber, n.sp. Justus tuberosus, n. sp. Stegotes Justus, n. sp. (dezembro de 1946); Meroprion Justus, n. sp. (dezembro de 1947); Linonotus Justus, n. sp. (junho de 1948); Naupactus Justus, n. sp. (agosto de 1949).

Responsável pela pesquisa: Adriano José Ferreira.

Responsável pela redação: Adriano José Ferreira

Fonte: Álbum Comemorativo Municipal,1975.

Maria Isabel Moura Nascimento/2004