Exercícios Esprituais

[1]

Os Exercícios Espirituais se referem à base da espiritualidade jesuítica,  pautada na própria experiência de Inácio de Loyola (1491-1556). Trata-se de um manual prático que estabelece um conjunto de normas e procedimentos de oração que visam favorecer no exercitante o exame de consciência. Os Exercícios envolvem em um só processo corpo e mente, caracterizando-se como um treinamento planificado e orientado, onde quem pratica é acompanhado de perto por quem ministra. Assim, o processo ultrapassa o âmbito exclusivo da oração, alcançando um caráter pedagógico. Os Exercícios Espirituais são resultado de cerca de duas décadas de peregrinações, meditações e estudos de seu autor Inácio de Loyola. A dinâmica dos Exercícios concebe uma pessoa que orienta e transmite experiências e outra que, ao seguir suas diretrizes e prescrições, coloca-se ativamente em um processo de experiência, reflexão e avaliação com o objetivo de regular afeições desordenadas e superar fraquezas. Os Exercícios são particularmente relevantes à educação em razão de terem sido uma das fontes da pedagogia jesuítica, sabidamente um dos pilares da pedagogia Moderna, servindo como modelo para uma pedagogia centrada no aluno e em sua participação ativa no processo de aprendizagem. Os procedimentos e métodos desenvolvidos por Loyola a fim de potencializar sua capacidade reflexiva e de interiorização, passaram a ser observados também sob o prisma pedagógico. Assim, os procedimentos mentais que utilizava para a catalisação da reflexão e do auto-exame, bem como a série de indicações referentes a um regimento concreto de distribuições espaciais, de horários e posturas corporais serviram de modelo para o método pedagógico da Companhia de Jesus concretizado na Ratio Studiorum (1599). A íntegra dos Exercícios Espirituais pode ser encontrada em português na tradução feita pelo Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici a partir do Texto Autógrafo em espanhol, sua publicação foi feita pelas Edições Loyola: INÁCIO DE LOYOLA (2000). A obra de Édouard GUEYDAN (1986) é preciosa aos estudiosos do tema, visto que realiza uma problematização pormenorizada acerca do Texto Autógrafo dos Exercícios, comentando as anotações feitas pelo autor no documento e os pontos de dificuldade para a compreensão do texto em si. O autor ainda indica as correções gramaticais e de pontuação nele introduzidas. Outra importante fonte histórica é a obra de Pedro DE RYBADENEYRA (1967), que data do ano de 1572 e é a primeira biografia publicada de Inácio de Loyola.  A fim de se ter um acesso documental amplo aos escritos de Loyola, a edição de suas Obras Completas realizada pela Biblioteca de Autores Cristianos de Madrid é referência indispensável (Ver Referências Documentais). Para informações históricas detalhadas acerca do processo de elaboração dos Exercícios Espirituais, bem como de suas fontes, estrutura e dinâmica interna; indicamos as obras de Ignácio IPARRAGUIRRE (1955), Pedro DE LETURIA (1957), David L. FLEMING (1990), Ricardo GARCÍA-VILLOSLADA (1991), Adroaldo PALAORO (1992), Herbert ALPHONSO (1997), Juan PLAZAOLA (1998), Henri DANIEL-ROPS (Henri Petiot) (1999), Charles E. O´NEILL & Joaquín M. DOMÍNGUEZ (2001), Spencer CUSTÓDIO FILHO (2004) (Ver Referências Historiográficas).

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS – Exercícios Espirituais

DE RYBADENEYRA, Pedro. Vida de Ignacio de Loyola. 3. ed. Madri: Espasa-Calbe, 1967.

GUEYDAN, Édouard (org.). Texte autographe des Exercises Spirituels et documents contemporains (1526-1615). Paris: Desclée de Bruwer, 1986.

IGNACIO DE LOYOLA (San). Obras Completas4. ed. Madrid: B.A.C., 1982.

INÁCIO DE LOYOLA (Santo). Exercícios espirituais. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

REFERÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS – Exercícios Espirituais

ALPHONSO, Herbert (curador). Gli Esercizi Spirituali di sant’Ignácio: linguistica – storia – spiritualità. Roma: Editrice POMEL, 1997.

CUSTÓDIO FILHO, Spencer. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola: um manual de estudo. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

DE LETURIA, Pedro. Estúdios Ignacianos II: Estudios Espirituales. Roma: Institutum Historicum S.I., 1957.

FLEMING, David L. Notas sobre os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola.  Trad. Bárbara Theoto Lambert. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

GARCÍA-VILLOSLADA, Ricardo. Santo Inácio de Loyola. Trad. Pe. Maurício Ruffier. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

IPARRAGUIRRE, Ignácio. Historia de los Ejercicios de San Ignacio: desde la muerte de San Ignacio hasta la proulgacion de directorio oficial (1556-1599). 2 v. Bilbao: Imprenta Editorial Eléxpuru Hnos, 1955.

O´NEILL, Charles E.;  DOMÍNGUEZ, Joaquín Mª. Diccionario histórico de la Compañía de Jesús: biográfico-temático. 4 v. Madrid: Publicaciones de la Universidade Pontificia Comillas, 2001.

PALAORO, Adroaldo. A experiência espiritual de Sto. Inácio e a dinâmica interna dos exercícios. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

PLAZAOLA, Juan (org.). Las fuentes de los ejercicios espiritualies de San Ignácio: Simpósio Internacional (Loyola, 15-19 Septiembre 1997). Bilbao: Ediciones Mensajero, 1998.

DANIEL-ROPS, Henri. A Igreja da Renascença e da Reforma: II. A reforma católica. São Paulo: Quadrante, 1999.

[1] Verbete elaborado por Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e Oriomar Skalinski Junior,.