Escola Normal de Maringá

[1]

A primeira Escola Normal de Maringá foi criada no ano de 1956 e tratava-se de um curso profissionalizante (hoje, Nível Médio) que deveria preparar os professores para o magistério das séries iniciais da recém criada rede de ensino municipal, assim como atendia os alunos egressos do 1 º grau dos bairros mais afastados ou de cidades vizinhas que não possuíam uma escola desta natureza. A grade curricular do curso instalado em Maringá, não diferia das grades dos demais cursos em funcionamento em todo o Brasil. Aliás, há muito, os currículos das Escolas Normais brasileiras vinham salvaguardando os mesmos princípios científicos com ensinamentos que primavam mais pelos conhecimentos gerais do que pelas especificidades da formação docente. No entanto, o caráter científico da Biologia e Anatomia, Psicologia (citando alguns exemplos) que caracterizava o curso, conviviam com o toque ornamental empregado pelo ensino de Canto orfeônico e trabalhos manuais, enfatizados em toda a extensão do Curso Normal.

Para maiores Informações consultar, SCHAFFRATH, M. A. S. A gênese de Ensino Normal em Maringá: Estrutura e determinações. In: Seminário Internacional de História, I. 2003. Universidade Estadual de Maringá. Anais..., Maringá – PR, 2003.

[1] Verbete elaborado por Marlete dos Anjos Silva Schaffrath