Emilia Ferreiro

Psicológa argentina, radicada no México, Emilia Ferreiro fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Seus trabalhos experimentais deram origem à teoria da Psicogênese do Sistema de Escrita e ao chamado construtivismo pós-piagtiano. Ferreiro procurou observar como se dá a construção da linguagem escrita na criança e concluiu que a escrita não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal. As crianças reinventam a escrita, já que precisam compreender seu processo de construção e suas normas de produção. A educadora considera que as limitadas condições sócio-econômicas têm influência decisiva no processo de aprendizagem das crianças, principalmente naquelas que crescem em ambientes onde há pouca informação disponível sobre a língua escrita.

Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise Carreira
Textos: Adriano Quadrado, Denise Carreira e Iraceara Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise Carreira