Emília Eriksen

Emília Eriksen, nascida em 1817 no Recife, vinda de uma família bastante abastada, recebeu uma educação excelente. Foi uma mulher de destaque, e muito participativa nos meios intelectuais, privilegio negado às mulheres da época. Casou-se em 1841 com o marinheiro dinamarquês Conrado Ericksen, indo com ele para a Europa, vindo a tomar contato com o pedagogo Frederik Frobel, interessando- se pelo magistério. Retorna, com o marido e a filha nascida na Europa, para Santos em 1844. Em 1855, acompanha o marido que recebe uma incumbência de fundar uma Colônia Irlandesa no Paraná, projeto que fracassou, indo então para Castro - PR. Em 1867 perde o marido, e decide então ensinar a língua francesa para um grupo de moças, e, logo depois começa um trabalho pedagógico onde ensinava tanto filhos de fazendeiros como de escravos, seus métodos bastante eficaz, buscava uma ponte entre o conhecimento infantil e adulto. Em 1905 se retira para o município de Palmeira, onde falece em 28/0911907. Sua escola é considerada o primeiro Jardim de Infância do Brasil.

Acredita-se que Andersen conheceu a Sra. Eriksen pois consta que em 1905 nasce seu filho Thorstein Andersen, na região de Palmeira, onde vivia a Sra. Eriksen. 0 fato do retrato ter sido executado em 1909, nos faz crer que tenha sido uma homenagem a professora, já que o tratamento do quadro não corresponde ao tratamento usual de Andersen aos retratos feitos por encomenda.

Responsável pela pesquisa: Gislaine e Maria Isabel Moura Nascimento

Responsável pela redação: Gislaine