Ellen G. White

WHITE, ELLEN G. (1827 - 1915)[1]

Nascida em Gorham, Maine, de família originalmente Metodista e de classe média, aceitou a mensagem milerita em Portland no ano de 1840.  De frágil saúde, não pôde prosseguir os estudos regulares.  Após o "grande desapontamento" de 22 de Outubro de 1844, fez parte do pequeno grupo que procurou uma explicação para a falha na interpretação profética de William Miller e que deu origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia.  Chamada Ellen G. White após casar-se com Tiago White, tornou-se escritora e seus conselhos, auto proclamados de proféticos, foram decisivos na consolidação do sistema doutrinário e organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Inegavelmente a maior contribuição para a formação de um pensamento educacional Adventista se deve a Ellen G. White.  Todas os escritos da mesma sobre Educação se encontram em 4 (quatro) volumes, que são os livros: EducaçãoConselhos aos Professores, Pais e EstudantesFundamentos da Educação Cristã e Conselhos sobre Educação.  Nestes, não existe uma sistematização.  O Dr. E. M. Cadwallader, em sua tese Principles of Education in the Writings of Ellen G. White (Princípios de Educação nos Escritos de Ellen White) tentou sistematizar estes escritos.  Esta obra está disponível em espanhol, em 3 (três) volumes, em uma publicação da Universidad Adventista del Plata, Argentina, sob o título: Filosofia Básica de la Educación Adventista.  Porém, este trabalho não apresenta a divisão tradicional de uma Filosofia da Educação, sistematizando os fundamentos metafísicos, antropológicos e epistemológicos do pensamento whitiano.  Por outro lado, George R. Knight, em sua obra recém-lançada em português Filosofia e Educação: Uma Introdução da Perspectiva Cristã, realizou um trabalho de sistematização academicamente mais aceitável, ressaltando a perspectiva destas disciplinas filosóficas que fundamentam uma pedagogia.  O interessante é que este último não fez uso dos escritos de Ellen White para a explicitação destes princípios.  Resta interrogar da possibilidade de defesa de uma "perspectiva educacional cristã", genérica, sem acomodá-la às muitas divisões do cristianismo.   O principal historiador do Adventismo é George R. Knight.  Sobre Ellen White foi produzido: KNIGHT, George R. Meeting Ellen White: A fresh look at her life, writings, and major theme.Hagerstowm, Md. Review and Herald, 1996.  Fontes primárias estão disponíveis no Center For Adventist Research, na Andrews UniversityBerrien Springs, Michigan. USA.   http://www.andrews.edu/library/car/index.html.

.

[1] Verbete elaborado por Marcos Silva