Dom João Braz de Aviz

Dom João Braz de Aviz, nasceu em Mafra, Santa Catarina, no dia 24 de abril de 1947, em uma família de 8 irmãos. Seus pais João Avelino de Aviz e Juliana Hacke de Aviz.Entrou para o Seminário Menor São Pio X de Assis, São Paulo, dos Padres do PIME – Pontifício Instituto das Missões Exteriores, como seminarista da Diocese de Londrina no dia 21 de abril de 1958. Com a criação da Diocese de Apucarana em março de 1964 passou a ser seminarista da nova Diocese, em cujo território morava sua família.Realizou os seus estudos de Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba. Seus estudos teológicos foram realizados na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, adquirindo o Mestrado em Teologia Dogmática na mesma Universidade. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Apucarana, Paraná, no dia 26 de novembro de 1972. Como sacerdote desenvolveu varias atividades como Pároco, Diretor Espiritual do Seminário do Ipiranga, SP, Reitor do Seminário Paulo VI em Londrina, PR, e professor de Teologia Dogmática em Londrina, PR, De 1989 a 1992 retornou a Roma, doutorando-se em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Lateranense. Foi sagrado Bispo no dia 31 de maio de 1994 e tomou posse, como Auxiliar de Vitória, Espírito Santo, no dia 9 de junho de 1994. No dia 12 de agosto de 1998 foi nomeado Bispo de Ponta Grossa, tomando posse no dia 15 de outubro de 1999.O seu episcopado teve como lema: “Todos sejam um” (Jo 17,21) . Em 2003, foi nomeado Arcebispo de Maringá. Algum tempo depois, foi para Florianópolis e hoje é Arcebispo Metropolitano de Brasília. Foi o 4º Bispo de Ponta Grossa.

Responsável pela pesquisa: Adriano José Ferreira.

Responsável pela redação: Adriano José Ferreira.

Fonte:Lembrança da Posse Episcopal, 1999.

Maria Isabel Moura Nascimento/2004