DNP

Significado: 

Departamento Nacional de Propaganda – DNP[1]

 

O Departamento Nacional de Propaganda foi criado em 1938, especificamente para difundir as políticas varguistas e sua ideologia no seio da classe operária. O DNP originou-se do Departamento de Propaganda e Difusão Cultural – DPDC (1934). Esse órgão atuava perante a imprensa oficial e era o responsável pelo rádio, cinema entre outros. Em 1938, o DPDC foi reorganizado e criado o DNP, dirigido por Lourival Fontes. O DNP assumiu diversas funções como: editar a “Hora do Brasil”; realizar a personalização da propaganda; fazer a abertura da Sessão de Cinema (que tinha como objetivo divulgar aspectos positivos do Brasil no estrangeiro e no interior do país); criação da Sessão de Turismo (com o propósito de receber visitantes brasileiros, editar cartazes e folhetos sobre o país). Mas sua função principal era a de realizar a educação cívica. O DNP era destinado à formação educativa dos operários. Era uma espécie de manual pedagógico, elaborado pelos intelectuais do governo Vargas e ministrado pelos líderes do movimento sindical dos trabalhadores conformados com a política estadonovista. O operário deveria ser instruído, dentro e fora de seu local de trabalho, para viver incondicionalmente para o trabalho.

Os discursos do presidente Getúlio Vargas foram todos publicados e organizados nas cartilhas do Departamento Nacional de Propaganda. A coleção se intitulava Nova Política do Brasil e era destinada às instituições classistas para a formação do pensamento uniforme sobre a construção da nova política brasileira em desenvolvimento com o advento do Estado Novo. Referências Bibliográficas sobre a criação e utilização do DNP pelo Estado Novo: (ARAÚJO, 1998); (CAMPOS,1938); (CAPELATO,1988); (CARONE, s/d); (CARONE,1979); (CUNHA, 1989); (D’ARAÚJO, 1986); (Gomes, 1997).

 

 

[1] Verbete preparado por Giane Maria de Souza

Inicial: 
d