Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças

[1]

Em 1948, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, da Província do Rio de Janeiro, receberam e aceitaram o convite do Médico Dr. Silvio Vidal para dirigirem o Hospital Santa Margarida, de Pato Branco-PR. Além do relevante trabalho social que as irmãs desenvolviam e do acentuado crescimento da população, surgiu uma nova sociedade para a qual se fazia necessário pensar em educação. Então, em 1949, na Rua Tocantins, em uma humilde casa, as irmãs iniciaram o trabalho educacional na Escola Nossa Senhora das Graças colocando Pato Branco nos degraus do sucesso. Através da integração das irmãs com a  comunidade este sucesso foi se concretizando pelo processo de transformação social dinamizado pelo crescimento econômico e político. Aumentou a população e como conseqüência surgiu a necessidade de aumentar a escola. Por isso, a comunidade, ansiosa se mobilizou e construiu o prédio de madeira, conforme estilo da época, na Rua Goianazes. Sua inauguração ocorreu no ano de 1952 e aí funcionou até meados de 1972, quando então, a comunidade pato-branquense recebeu um novo prédio em alvenaria, existente até hoje.

Foto - Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças

[1]Verbete elaborado por: Maria Isabel Moura NASCIMENTO. GT; Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

c