Colégio Internacional de Curitiba

[1]

Considerada a primeira escola particular Adventista do Brasil, foi fundada em 1º de Julho de 1896.  Sendo uma iniciativa da pequena comunidade Adventista da capital paranaense, recebeu orientação do pastor Huldreich von Graf, que convidou Guilherme Stein Júnior e Maria Krähenbühl Stein para assumirem a direção da escola.  Localizou-se inicialmente em uma casa alugada na rua Paula Gomes, 290, e contou com uma matrícula inicial de 06 (seis) alunos.  Na metade de 1898, o Colégio Internacional foi transferido para um prédio de dois pavimentos, na atual Avenida Cândido de Abreu.  Após 06 (seis) meses, o Colégio registrou uma matrícula de 120 (cento e vinte) alunos.  O diferencial em relação às escolas tradicionais da cidade foi o método de alfabetização utilizado pelo casal Stein: adotando o sistema fonético do professor mineiro Felisberto de Carvalho, a nova escola despertou a oposição daquelas que ainda usavam o sistema de soletração.  Além disso, o ensino era bilíngüe, em português e alemão.  Em setembro de 1897, o casal Stein foi enviado para Gaspar Alto (SC) e em seu lugar foi colocado Paul Kramer, um ex-pastor batista, de nacionalidade alemã.  Em 1901, o Colégio Internacional transferiu-se para o então chamado Palacete Wolff, no centro antigo de Curitiba, atual Praça Garibaldi.  Nos primeiros anos do século XX, o Colégio Internacional atingiu uma matrícula de 400 alunos, atendendo uma clientela em sua maioria não-adventista e elitizada.  Em 1904, sofrendo a perda de alunos, uma crise na comunidade Adventista de Curitiba e a mudança de Paul Kramer para Porto Alegre (RS), o Colégio Internacional de Curitiba encerrou suas atividades.  Sobre o Colégio Internacional de Curitiba, uma pequena obra de Renato Gross serve de referência inicial:  GROSS, Renato. Colégio Internacional de Curitiba: Uma história de fé e pioneirismo: Primeira escola adventista do 7º dia do Brasil. Rio de Janeiro: Collins, 1996.

[1] Verbete elaborado por Marcos Silva