Centro de Ensino Fundamental Profissionalizante "Osmar Passarelli Silveira"

[1]

O Centro Municipal de Ensino Profissionalizante, que a partir de 1999 começou a se chamar de “Osmar Passarelli Silveira” - CEMEP, está localizado na avenida Brasil, número 305, na Vila Bressani, na cidade de Paulínia, no Estado de São Paulo.

O Centro de Ensino Profissionalizante surgiu no bairro Bressani, em razão dos apelos da comunidade da cidade, em especial do bairro, que clamava pela necessidade de ter cursos profissionalizantes, até então ausentes no município. Estes apelos eram feitos à Secretaria da Educação, que iniciou uma coleta de opiniões, registrada em livros, para saber quais eram as intenções e expectativas que os moradores possuíam para os cursos que gostariam que funcionassem num novo centro de ensino profissionalizante. Todo este material de coleta e todo o projeto de implantação do ensino profissionalizante de Paulínia estavam sob a responsabilidade da senhora Maria Inês Fini, responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O decreto Municipal de criação do CEMEP foi o de número 2536, do dia 25 de agosto de 1989, e a inauguração oficial foi no dia 25 de março de 1990.  O funcionamento da escola se deu no dia 4 de abril do mesmo ano. A autorização legal de funcionamento teve o processo de número 1008/1990; sua aprovação foi homologada no dia 12 de dezembro de 1990, sendo que a publicação deste foi feita em diário oficial  no dia 15 de dezembro de 1990.

O primeiro curso a funcionar no CEMEP foi o de Secretariado. Após teve inicio o curso de auxiliar de enfermagem. Foram também, instalados em uma oficina, no último pavimento da escola, cursos técnicos ministrados por profissionais do SENAI, bem como o curso de datilografia.

Funcionava ainda, um curso de especialização de operadores de fábricas, ministrado por profissionais das empresas da região, REPLAN, SHELL, RHODIA. E uma oficina de tapeçaria e reparação de móveis, no período da noite.

No meio do ano de 1991, houve a implantação dos cursos de Administração e de Processamento de Dados, a continuidade do Secretariado.

No ano de 1993 ocorreram reformas na oficina de tapeçaria e marcenaria, que foram transformadas e transferidas para o SENAI, até então desativado. Este voltou a funcionar no ano de 1995, no bairro de BETEL, na Escola Técnica de Paulínia, liberando assim o espaço das salas de aulas que ocupava no CEMEP.

Assim, em 1993 o CEMEP elabora junto à Secretaria da Educação do Município, um plano de curso para Química e outro para o Magistério, segundo pedidos dos moradores do bairro, apesar de já haver no município um curso de magistério, que funcionava na Escola EEPSG Professor Porphyrio da Paz.

O curso formação de técnico em Química foi implantado no CEMEP, em fevereiro de 1994. No ano de 1995, o curso de Química sai do CEMEP, e é transferido para a ETEP (Escola Técnica de Paulínia em Betel). E é implantado, o curso de Processamento de Dados.

Nesse mesmo ano o CEMEP recebe o Magistério e passa a funcionar junto aos cursos de Secretariado, Administração, Enfermagem, Datilografia, Processamento de dados.

No ano de 1997, o curso de Enfermagem é transferido do CEMEP para o ETEP e o curso de magistério passou a ter aulas ministradas por professores concursados.

Atualmente no ano de 2005, o CEMEP atende a população com cursos de ensino médio, curso de informática integral, bem como o curso normal integral. Este encerrando gradativamente suas atividades, até o ano de 2008, em que se findará.

[1] Verbete elaborado por Rita de Cássia Gonçalves de Carvalho

c