Anita Malfati

Nasceu em São Paulo, em 1896. Iniciou seus estudos de arte em sua cidade natal, transferindo-se em 1910 para a Europa, matriculando-se na Academia Real de Berlim. Regressou ao Brasil em 1914, quando realizou uma pequena exposição. Viajou, em seguida, para Nova Iorque onde freqüentou a Art School of the Arts, em 1915.

Em dezembro de 1917 realizou, em São Paulo, polêmica exposição, considerada a primeira mostra de arte moderna no Brasil. Em contraposição às fortes críticas de Monteiro Lobato, Anita recebeu efetivo apoio de Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, que escreveram vários artigos em defesa da pintora e dos princípios da arte moderna. Nesse mesmo ano formou-se o primeiro grupo de intelectuais e artistas em torno de seu nome, abrindo caminho para a realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1928, seguiu para a França com bolsa de estudos do governo paulista.

Em 1933 foi agraciada com a medalha de prata no Salão Paulista de Belas Artes. Artista convidada da I Bienal de São Paulo, realizada em 1951, 12 anos depois a direção da mostra reservou-lhe uma sala para exposição de 45 trabalhos de sua autoria.

Dentre suas obras mais famosas, destacam-se A EstudanteTropicalUma RuaO Homem Amarelo, e O Japonês. Faleceu em São Paulo, em 1964.

Colaboradores: Alunos do curso de Pedagogia UEPG

Fonte: : http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/