Anísio Espínola Teixeira

[1]

Nasceu em Caitité (BA), em 1900.  Sem dúvida, um dos maiores representantes do movimento escolanovista no Brasil. Formou-se em ciências jurídicas e sociais no Rio de Janeiro, em 1922. Entre 1924 e 1928, ocupou o cargo de diretor geral de instrução do governo da Bahia, realizou a reforma do ensino naquele estado. Transferiu-se posterioremente para os EUA e, como estudante da Universidade de Colúmbia, tomou contato com a obra de John Dewey, que o marcou profundamente.

Em 1931, retorna ao Brasil, e integra a equipe do recém-criado Ministério da Educação e Saúde, dedicando-se à tarefa de reorganização do ensino secundário. Nesse período assumiu a presidência da Associação Brasileira de Educação (ABE) e foi - junto com Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros - um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, documento que representou uma bandeira do liberalismo educacional no Brasil. Como expoente do escolanovismo sofreu forte oposição dos intelectuais comprometidos com a hierarquia da Igreja Católica, cujo projeto educacional era calcado na defesa de uma educação religiosa.

Ligado ao prefeito do Distrito Federal, Pedro Ernesto Batista, ocupou a Secretaria de Educação e Cultura. A criação da Universidade do Distrito Federal foi uma das iniciativas de sua gestão. Em um momento de acirramento das tensões políticas com o levante da Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi acusado de envolvimento com os comunistas. Afastado de seu cargo, retomou sua trajetória política somente após a queda do Estado Novo, ocupando diferentes postos e envolvendo-se na campanha de defesa da escola pública. Em 1963, foi nomeado reitor da Universidade de Brasília (UnB), sendo afastado desse posto no ano seguinte, em virtude do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. Nos anos seguintes, lecionou em universidades norte-americanas. Morreu no Rio de Janeiro, em 1971.

[1] Verbete elaborado por Marco Antonio