Altair Villaca  Mongruel

Descritores: Educação, Professor, Colégio SEPAM, Ponta Grossa, Paraná

Nascido em 1911 na cidade da Lapa, no Estado do Paraná , era o único filho homem de Roberto e Arminda Mongruel. Tendo o magistério no sangue, diplomou-se na 2o turma da Escola Normal de Ponta Grossa e iniciou suas atividades docentes na Escola de Aplicação anexa à Escola Normal e ao lado do pai em sua escola de preparação contábil, lecionando matéria técnicas e de humanidades.

Em 1932 casa-se pela primeira vez com Ana Luiza Villaca com quem teve três filhos; Osni, Omari e Odeni. No ano de 1939 funda com o pai a Academia Pontagrossense de Comércio, uma iniciativa pioneira no ensino comercial no município de Ponta Grossa, da qual vem a tornar-se diretor em 1944, com o afastamento de seu pai, que se muda para o Rio de Janeiro. Em 1957 , após o falecimento de sua primeira esposa, casa-se com Jovina Gresowski e tem com ela quatro filhos: Suely, Anália, Oraci e Elizabeth.

Excelente educador, foi conquistando o respeito e o espaço educacional da Academia na cidade de Ponta Grossa, através de seu espírito de liderança e obstinação pela difusão e expansão do ensino.

Tinha como lema “Ser amigo do aluno, para formar o homem.” , assim, foi amigo e conselheiro de várias gerações de jovens pontagrossenses, incentivando-os , orientando-os, vendo em cada aluno o cidadão do amanhã, em perfeita afinidade com as gerações jovens.

Adepto do ideal progressista, modernizou seu estabelecimento de ensino com a ajuda de seus três filhos com Ana Luiza Villaca.Faleceu em abril de 1968, sendo homenageado com nome de rua  na cidade que tanto colaborou para desenvolver e também em Ortigueira, onde existe uma escola Estadual de ensino com o seu nome.

Em 1972, a Academia Pontagrossense de Comércio adota seu nome como forma de homenagear o educador pela sua dedicação e amor à instituição, tornando-se assim o SEPAM que conhecemos hoje; “Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel”.

Responsável pela pesquisa: Aracely Mehl Gonçalves

Responsável pela redação: Aracely Mehl Gonçalves