Adelino Tavares de Pinho

Adelino Tavares de Pinho nasceu no norte de Portugal. Foi guarda-livros e, posteriormente, professor. A militância anarquista teve início na cidade de São Paulo. Participou ativamente da implantação do Ensino Racionalista, idealizado por Francisco Ferrer, no Brasil. Juntamente com João Penteado e outros anarquistas, concretizou a fundação da Escola Moderna n° 1 como fruto da Campanha pró-Escola Moderna. Em 1912, inaugurou a Escola Moderna n° 2 e, durante os poucos anos de existência da iniciativa, dedicou-se exclusivamente a docência e a direção do estabelecimento libertário. Em 1919, com o fechamento da escola imposto pelo governo, foi para o interior mineiro e continuou sua dedicação ao magistério de base anarquista na então pequena Poços de Caldas. Continuou a participar do movimento anarquista, escrevendo para periódicos libertários com o pseudônimo de Pinho de Riga e de Demócrito. Em 1953 participou do congresso anarquista realizado na Urca, depois viveu na Nossa Chácara, local nas proximidades da cidade de São Paulo que foi utilizada para abrigar, congregar e reunir anarquista em vários momentos do século XX.  Pela escassez de documentos, não foi possível determinar as datas de nascimento e morte.

CANDIDO, Antônio. Teresina e seus amigos.  São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LUIZETTO, Flávio V. Presença do anarquismo no Brasil: um estudo dos episódios literário e educacional – 1900/1920. Tese doutorado USP. São Carlos, 1984.

MORAES, José Damiro de. A trajetória educacional anarquista na Primeira República: das escolas aos centros de cultura social. Dissertação mestrado. Unicamp, SP: 1999.

RODRIGUES, Edgar.

RODRIGUES, Edgar. Os Companheiros 1. Rio de janeiro, VJR – editores associados, 1994.

Verbete elaborado por José Damiro Moraes